A categoria de base do Barcelona


Por : Vinícius Cordeiro da Silva

O Barcelona F.C é o melhor time do mundo, e ainda questionado se não o melhor de todos os tempos. O clube tem como principal fábrica de jogadores a sua base e apenas três jogadores do time considerado ‘titular’ não são formados em La Masia, o centro de treinamento dos futuros craques mundiais. O edifício foi construído em 1702, em 1957 passou a ser utilizada como sede social do clube, mas com o crescimento do clube a sede começou a ficar pequena, e em 1979 virou um centro para as ‘jóias’ do clube. O nome vem devido à construção ter sido numa casa rural, em catalão: ‘masia’. Com inspirações e influências de grandes equipes da história do futebol, como várias equipes da seleção brasileira e seleção holandesa e com uma filosofia aceita por todos os funcionários do clube, associada com um bom ambiente no elenco e outros fatores que influenciam o convívio de um time profissional fizeram o sucesso do time azul-grená.
O atual campeão mundial trabalha não só formando um excelente jogador, mas também ensina valores humanos a cada um, o que transforma La Masia em um centro de formação.  E devido a isso a maioria dos jogadores olha para o clube como sua casa, resultando em poucas transferências de jovens no clube, por mais os principais clubes da Europa se interessem pela nova safra de jogadores.  O método de treino é sempre o mesmo, desde as crianças até o profissional os principais fundamentos de futebol são treinados para que na hora do jogo todos consigam desempenhar seu melhor. O principal ponto é a posse de bola, com ela você tem as chances de atacar e marcar o gol, sem ela o seu adversário que possui essa vantagem, logo quando maior for o tempo que você fica com a bola, maior é a chance da vitória. Com essa mentalidade, o time catalão vem sendo bem sucedido, o time principal sempre teve a bola em seu controle maior tempo que seu adversário desde o dia 7 de maio de 2008. Cerca de 80% dos treinos são feitos com bola, até alguns físicos. Entre os principais treinos destacam-se o popular bobinho, que ajuda no equilíbrio, no controle de bola e na ampliação da visão. Jogos em pequenos espaços também são utilizados, para aumentar o entrosamento e conseguir livrar-se da pressão do adversário.
Depois da escola o aluno vai para a universidade, para depois entrar no mercado de trabalho e se tornar um profissional. No Barça é a mesma coisa, depois de La Masia todos os jogadores passam pelo Barcelona B, time que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Espanhol.  Pode-se afirmar que é uma equipe profissional, já que treina em tempo integral e já ganha seus salários. É interessante observar que o técnico da equipe principal, Joseph Guardiola, conversa frequentemente com o treinador da equipe B, Eusebio Sacristán, para observar e ver quais jogadores já podem começar a ser aproveitados.
Valdés, Puyol, Piqué, Busquets, Thiago, Pedro, Guardiola, Bojan, Pep Reina, Ivan de La Penã são alguns dos grandes nomes que foram revelados na equipe catalã. Mas os quatro destaques do time atual são os mais interessantes. Lionel Messi, melhor do mundo nos últimos três anos é o que menos atuou na equipe B, fez 22 jogos no time e com 16 anos já foi promovido ao profissional. Xavi Hernández,  sempre presente entre os finalistas do prêmio de melhor da FIFA desde 2009 fez 61 partidas, entrando em 1997 e saindo em 2000, com 20 anos. Já Iniesta entrou no Barça B em  2001 e saiu em 2003, com 19 anos. E, por último, Francesc Fàbregas  é o caso mais interessante. Aos 16 anos, se transferiu para o Arsenal, apesar de sua qualidade e boas atuações nas categorias. Apesar da mudança, sempre teve um carinho especial pelo Barcelona, e depois de ter se tornado um grande jogador e ídolo no Arsenal, voltou ao Barcelona numa negociação tumultuada no ano passado.
Enquanto se espera para ver os próximos frutos do clube catalão como Montoya, Muniesa, Tello, Rafa Alcântara, Jonathan dos Santos, que aos poucos já estão sendo observados por Pep Guardiola em jogos pelo time principal, todos apreciam e aprendem as aulas dadas por esses craques que marcam cada vez mais a história do futebol mundial.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 12 de março de 2012, em Futebol Nacional. Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. oi eu sou natan tem 12 anos gostaria de sabe como vaser pra jogar no time do barcelona

  2. GABRIEL DA SILVA LIMA

    OI TODO BEM EU ME CHAMO GABRIEL DA SILVA DA LIMA E QUERIA MUITO PEDIR A VOCES UMA SO OPORTUNIDADE PARA EU PODER FAZER UMA AVALIAÇAO POIS EU PESSO MUIT A DEUS MAIS ESTA MUITO DIFICIL ME UMA AJUDA

  3. jardel camilo de queiroz

    eu adoraria fazer um teste no barcelona e o meu maior sonho e o melhor time do mundo muito. obrigado jardel.

  4. jardel camilo de queiroz

    eu sou jardel tenho 13 anos e gostaria muito de fazer um teste no barcelona e o meu maior sonho e o melhor time do mundo todo dia eu pesso a deus para me ajudar por favor se puder me ajude muito obrigado.

  5. BOA TARDE!
    MEU NOME É BRUNO MENDONÇA, TENHO 14 ANOS TREINO FUTEBOL DESDE 8 ANOS DE IDADE, TREINO NA ESCOLINHA ATLÉTICO JARAGUÁ, QUE FICA EM JARAGUÁ DO SUL -SC. CONQUISTEI MUITOS TÍTULOS JUNTO COM MINHA EQUIPE, MEU SONHO É TER UMA OPORTUNIDADE DE FAZER UM TESTE COM VOCÊS, QUERO FAZER PARTE DESSE TIME QUE É O MELHOR DO MUNDO.
    FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA POSITIVA SE DEUS QUISER.
    UM ABRAÇO.

  6. joão paulo santo silva

    meu nome e joão paulo e queria muioto ter uma chance de jogar no barcelona.

  7. edvaldo de almeida fidelles

    meu nome e edvaldo gostaria de ter uma oportunidade de fazer um teste com vcs, pois no brasil eu nao teve oportunidade, eu tenho certeza q se eu trenar um tempo com vcs,ficar com o peso necessario eu vou dar um retorno.obrigado

  8. UM DIA EU VOU SER O MELHOR DO MUNDO
    EU TENHO 15 ANOS JOGO COMO GENTE GRADE
    IXI MEU PAI PERGUNTA PRAMIM ROBINHO VC É MUITO
    JOVEM AINDA EU PAI SE EU QUERO SER JOGADOR
    EU TENHO QUE JOGAR INDEPEDENTE SE EU TENHO 15 OU 18 ANOS
    O IMPORTEANTE É TER HABILIDADE E ISSO AQUI EM MIM É QUE NÃO FALTA
    DEUS ME DEU MUITA SÓ ME FALTA OPORTUNIDADE

    VCS ACEITA O VIDEO MEU JOGANDO BOLA

    ME LIGA AII BARÇA 94293253 ME AJUDA REALIZA MEU SONHO

    EU SOU DE UMA FAMILIA HUMILDE

  9. Murilo Arruda Gimenes

    Sou Murilo,tenho 13anos jogo desde 9 anos,moro no sitio,tenho que treinar em uma cidade vizinha a 85km ida e volta. Vou para a escola,chego tenho que pegar o onibus a13:00 hs e volto as 18:00hs todos os dias. Jogo de centravante e meia atacante , sou torcedor do Barcelona e fã do Messi. Gostaria muito mostrar o meu trabalho o meu talento, sou rápido e habilidoso. Estou treinando no sub 15,gostaria muito de ficar uns dias treinando na categoria de base sem compromisso,para ser avaliado por proficionais competentes e já me falar se sirvo ou não. Aqui é muito dif’ícil conseguir alguma coisa fazer jogos para que tenha algum olheiro para tirar meninos que tenha habilidade. Todos que viram eu jogar falam que sou muito habilidoso e diferenciado.Aqui a maioria dos clubes é uma dificuldade imensa para marcar uma avaliação sendo que a gente vai por conta própria ,sem ter condições ,muita dificuldade,vai na raça para avaliar sem compromisso sendo se servir no futuro vai dar muito retorno e muita satisfação sendo que foi pego sem despesa alguma por isso não consigo entender porque é tão difícil ser avaliado,e com isso todos perdem os avaliados e os clubes. Espero que vocês leem com muito carinho, pois já estou correndo atrás de ajuda para conseguir uma passagem. Fico aguardando um contato ,vocês não vão se arrepender.Muito obrigado.

  10. Meu nome é Gabriel, tenho 15 anos e vou ser o melhor do mundo. treinei na escolinha do vasco por um bom tempo e faço gols que nem mesmo o ronaldinho fez. gostaria de uma oportunidade de treinar nas categorias de base do barcelona e superar o Messi.

  11. Thiago Gabriel da Costa Nunes.

    sou thiago gabriel da costa nunes, Móro em MARAPANIM no pará. sou estudante pretendo me forma para um dia poder jogar nesse club que eu amo mais que qualquer coisa que esse mundo possar me oferecer.
    sonho em ser admirado pelos torcedores assim como é messi, xavi,
    entre tantos.
    não sou preconseituoso, nao sou racista,E digo não ao bully,resipeito a todos.
    se alguem me disser {não} vou esta compreedendo por que eu sei que vai ser melhor para mim.
    minha fé em deus é tão grande que acredito que ele vai mover montanhas para eu proseguir no meu caminho.
    não pesso ajuda para voces, pesso uma chance de conquistar o mundo.
    estou sempre correndo atráz da quilo que me faz feliz,O [futebol].
    a minha motivação é o que me move e principalmente deus.
    quero mostrar minha personalidade.
    estou disposto a deixa minha familia para alcançar meu sonho.
    quero dar a volta por cima, e superar cada [não] que ganhei na vida.
    estou disposto a enfrentar meus adversarios sem temer a niguem.
    quero ganhar, liga dos campeões,mundias, e principalmente…
    ganhar 5 copas do mundo pela seleção do meu país.
    no futebol tudo pode acontecer, para deus nada é imposivel e se ele é comigo para mim nada vai ser, jamais vai ser > imposivel.
    {Que DEUS ABENÇOE VOCES,POR QUE EU NAO POSSO.
    QUE VOCES ME DEM UMA CHANCE POR QUE VOCES PODEM.

    >espero conseguir.

  12. Ola eu sou o juninho sou angolano tenho 15 anos meu sonho é jogar no barcelona o k eu faço

  13. Ola eu sou o lellosimaomonteiropate mais conhecido como juninho sou angolano tenho 15 anos meu sonho é jogar no barcelona o k eu faço…

  14. olá gostaria de uma chance sabe pra tentar conseguir meu sonho queria muito uma chance no barça que eu torço de coração sempre tentei de tudo mais nunca consegui então só queria uma chance no mundo do futebol

Deixe um comentário

