Nascar – Ryan Newman vence em corrida polêmica no Oval de Martinsville


por Marcos Garcia

Pela primeira vez na carreira o experiente piloto Ryan Newman levou o prêmio maior do circuito de Martinsville, Virginia, ao vencer a 6º etapa do ano na Nascar Sprint Cup. Newman largou em 5º e se manteve no pelotão dos 20 primeiros durante maior parte da corrida, aproveitando os erros de seus adversários na parte final. Completaram o Top 5 AJ Allmendinger, Dale Earnhardt Jr, Matt Kenseth e Martin Truex Jr. Já na classificação geral da temporada até o momento, Greg Biffle segue na liderança, com 226 pontos, 6 a mais do que o 2º colocado, Dale Jr. A curiosidade é que ambos ainda não venceram etapas este ano. A Nascar folga neste fim de semana e volta dia 12, no Texas.

Newman comemora a primeira vitória em Martinsville (NascarBrasil.com)

Corrida
A pole Position de Kasey Kahne durou poucas voltas e Kevin Harvick pulou para a ponta, seguido do bom início de Jeff Gordon em terceiro e Clint Bowyer em quarto. Denny Hamlin foi o mais prejudicado e perdeu posições após largar em segundo. Na volta de número 22 Gordon ja era o líder, com Bowyer logo atrás. Brad Keselowski foi outro a se aproveitar do mal início de Kahne e ultrapassou o adversário para chegar ao Top 5. A corrida teve sua primeira paralisação apenas na volta 97, com Kyle Busch encontrando o muro. Nos Pit Stops Jimmie Johnson e Ryan Newman exageraram na velocidade e foram punidos.

A relargada teve Jeff Gordon mantendo a ponta, com Dale Jr e Eric Almirola se estranhando e Brad Keselowski perdendo rendimento e também posições. A corrida seguiu sem grandes mudanças até a volta 220, quando Dale Jr aumentou seu rendimento e encostou em Gordon na briga pela liderança, que seria do piloto 9 voltas depois, após uma parada em bandeira verde. Com o acidente com Dave Blaney e outra amarela, a corrida voltou a verde na 255, com Gordon retomando a posiçao e JR caindo para terceiro, após ultrapassagem de Bowyer. O momento não durou muito e nova bandeira amerela foi acionada após Montoya rodar, levando alguns pilotos aos boxes.

Na 270, apenas 13 carros estavam na volta do líder e o Top 5 era formado por Gordon, Johnson, Bowyer, Jr e Keselowski. A briga mais interessante ficou entre Johnson e JR, com vantagem para o 48, que ganhou a posição e decidiu pressionar o 24 de Gordon. A disputa só não continuou porque Kasey Kahne viu seu motor quebrar, forçando a 4º amarela do dia. Sem grandes mudanças, a corrida retornou e finalmente Johnson conseguiu a ultrapassagem em cima do 24, na volta 348.

Mesmo ja tendo passado da sua metade, a corrida ainda estava longe de acabar e o acidente com Travis Kvapil na 367 fez os líderes irem para os boxes e muita coisa mudar na ponta. Hamlin virou o novo líder, Gordon voltou a frente de Johnson e Matt Kenseth e Clint Bowyer ultrapassaram Tony Stewart. Com 110 para o final, Johnson, Gordon e Hamlin brigavam na frente e não demorou para que o 11 fosse superado. 55 voltas depois, Hamlin caía mais posições e ja se via atrás de Brad Keselowski e Ryan Newman, que encostavam no pelotão principal.

As últimas voltas seguiam em verde e com 3 carros da Hendrick Motorsports nas primeiras posições: Gordon, Johnson e JR. Com 6 restantes, a disputa era lado a lado entre o 48 e o 24, mas com o apagão no carro de David Reutimman, a decisão então seria na prorrogação com duas voltas extras. Na relargada Clint Bowyer forçou a passagem e encostou nos 2 líderes, que rodaram e perderam as posições, criando mais uma amarela, a última do dia. Na decisiva prorrogação,Ryan Newman, Allmendinger e JR pularam na frente, mas coube ao 39 manter a ponta e vencer a sua primeira, não só no ano, mas em Martinsville também.

Manobra polêmica de Bowyer e o acidente envolvendo Gordon e Johnson:

Briga entre Newman e Allmendinger e a vitória do #39:

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de abril de 2012, em Especiais e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: