Futsac, um esporte curitibano


por André Wuicik e Paulo Semicek

Para quem vai aos fins de semana no Parque Barigui, a dica já é conhecida. No entanto, não são todos que atravessam a Avenida Cândido Hartmann e conhecem o restante do parque. Se o fizerem, poderão ver um esporte diferente sendo praticado. E além de novo, um esporte paranaense.

Criado no começo da ultima década, o Footsac, como era conhecido, tem origens australianas. Tudo surgiu quando o economista curitibano Marcos Juliano Ofenbock, em intercâmbio para Austrália, teria conhecido o Footbag, esporte de embaixadinhas e malabarismos, com uma pequena bola recheada com grãos de plástico. Questionado sobre a popularidade desse esporte no Brasil, Juliano argumentou sobre a falta de praticantes e conhecimento do mesmo no país do futebol. Sendo assim, analisou que seria interessante adaptar algumas coisas do Freestyle australiano para que esse caísse no gosto de mais pessoas.

Com a base do Footbag, Marcos Juliano voltou ao Brasil, e em Curitiba, começou a por em prática as alterações que poderiam ser feitas para que surgisse um esporte que fosse mais dinâmico e coletivo. Nesse contexto, criou dimensões que serviriam para uma quadra, que seria divida por uma rede e propiciaria uma atividade física que fosse semelhante com Futivolei e o Tênis. Além disso, foram feitas alterações nas bolinhas, para que fossem mais fáceis de rebater e proporcionar rallys durante a partida.  Após regulamentar as regras, surgia o Footsac (nome que depois seria alterado), no ano de 2002.

Os primeiros campeonatos aconteceram a partir de 2007, e no ano seguinte, houve o reconhecimento da Prefeitura de Curitiba como esporte oficialmente curitibano. Nos últimos anos, além das quadras públicas no Parque Barigui e no Tatuquara, foram criadas federações como Federação Paranaense de Futsac e também a Confederação Brasileira de Futsac – CBFSAC. Tais acontecimentos causam otimismo aos colaboradores e praticantes, que aguardam o reconhecido pelo ministério do Esporte, como um esporte oficialmente brasileiro.

(Foto: Futsac.com)

O jogo
O Futsac pode ser praticado tanto nas quadras oficiais quanto em círculos, sendo que é a prioridade sempre é do jogo em grupo, independente de onde ocorrer. Confiram dois vídeos, que mostram as duas modalidades:

Círculo
Nesse formato, formam-se círculos de 3 a 6 pessoas,  sendo que o principal objetivo é aprimorar a técnica dos participantes, sendo praticado por todos os jogadores, desde os iniciantes até os mais experientes.

Quadra
Nas quadras, as regras são semelhantes a de outros esportes com redes, sendo que o objetivo é fazer com que a bolinha caia no campo do oponente. São disputados 3 sets que vão até 21 pontos.

Responsabilidade social
Na parte ambiental, o Futsac está de acordo com as regras do Imetro, e suas bolinhas são feitas com 80% de plástico reciclado proveniente de garrafas PET. Além disso, as bolinhas são feitas por crochêteiras da Associação Curitibana de Crochê, colaborando com a cidadania, o trabalho, inclusão social e a distribuição de renda.

Outra parte fundamental de divulgação do Futsac é o desenvolvimento nas escolas. No início foram os colégios particulares que receberam o projeto (como o colégio Bom Jesus, por exemplo), mas depois as escolas públicas, como as do Tatuquara, também tiveram a oportunidade de praticar o futsac.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 8 de abril de 2012, em Especiais e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: