Especial: Borussia Dortmund Campeão – Bundesliga 2011/12


Por: André Wuicik

O Borussia Dortmund venceu o Borussia Monchenglabach neste sábado (21), e faltando duas rodadas para o término do Campeonato Alemão, faturou o título da temporada. O jogo que decretou a conquista, foi válido pela 32ª rodada da competição, sendo que Perisic e Kagawa marcaram na vitória de 2×0 dos campeões. A equipe de Dortmund, que já havia conquistado o título da Bundesliga na temporada passada, repetiu o feito da década de 90, quando na ocasião tinha sido bicampeã nas edições de 1994/95 e 95/96.

Borussia Dortmund vence e conquista o bicampeonato ( facebook oficial)

Jurgen Klopp e o fator equipe

Jurgen Klopp chegou ao Dortmund em 2008, e com um projeto de médio a longo prazo, renovou com sucesso o método de contratações da equipe aurinegra. O treinador queria uma equipe jovem e que dessa prioridade ao conjunto, rejeitando a idéia de contratar jogadores já consagrados por valores altos, como os rivais Bayern de Munique e Schalke 04 costumam fazer. Nesse contexto, surgia das categorias de base o meia-atacante Mario Goetze, além das contratações de Shinji Kagawa e Nuri Sahin, que foram os principais responsáveis pela conquista da temporada 2010/2011.

Mesmo com a venda de Sahin e a grave contusão de Goetze, que praticamente o tirou da atual temporada, a reposição das perdas foram feitas e jogadores importantes como Gundogan e Perisic foram adquiridos. Porém, o mérito do treinador é visto além das contratações, já que a equipe jogava em conjunto e de acordo com as táticas de Klopp, respeitando o treinador e doando-se ao máximo, excluindo as vaidades que muitas vezes arruínam times com elencos milionários. Segundo Joachin Low, técnico da seleção alemã ‘‘É impressionante como esta equipe jovem conquistou o título pela segunda vez em seguida”.

A filosofia continua para a próxima temporada, sendo que o Borussia contratou do Monchenglabach o atacante Marco Reus, além de renovar com Goetze e negociar o contrato do destaque da temporada, Shinji Kagawa. Já o Jurgen Klopp, mesmo com assédio de equipes como Chelsea e Liverpool, diz que pretende continuar no comando dos aurinegros.

Klopp e seus comandados recolocam o Borussia no topo do futebol alemão (Facebook Oficial Borussia Dortmund)

A capacidade de recuperação

Na disputa da Uefa Champions League de 2011/2012, o Dortmund surpreendeu negativamente as expectativas ficando na ultima colocação do grupo F da competição, que tinha Arsenal, Olympique de Marselha e Olympiacos como concorrentes às duas vagas para a fase de eliminatórias. Além disso, o início da Bundesliga foi afetado com a disputa simultânea da UCL, deixando de ganhar os seis primeiros confrontos. Porém, após sair da disputa da competição europeia, os negro-amarelos recuperaram os pontos perdidos do campeonato nacional e permaneceram invictos por 26 partidas até a disputa do título, vencendo clássicos e disputas diretas contra Bayern de Munique e o próprio Schalke.

Todo o comprometimento do Borussia em não desistir e não abalar-se com revezes, também impressiona e é mencionado por Joachin Low, que diz:”Há um laço muito forte entre técnico, time, dirigentes e torcedores. O time disputou a temporada com grande intensidade, foi e continuará consistente especialmente na segunda metade da temporada”.

A torcida negro-amarela

Com uma das torcidas mais fanáticas do mundo, o Borussia Dortmund contou com a maior média de público de toda a Europa, sendo que seus adeptos ocuparam durante a temporada no Signal Iduna Park nada menos que 80 mil lugares por partida. O estádio lotado criou um clima propício para o futebol ofensivo e pressão sobre os visitantes, com Dortmund fazendo com que cada jogo vire uma decisão, contribuindo com o pensamento do presidente da equipe, Reinhard Rauball, que diz que para se vencer um campeonato, deve-se vencer partida por partida.

Signual Iduna Park, o caldeirão Aurinegro (Facebook Oficial Borussia Dortmund)

PARABÉNS AO BORUSSIA DORTMUND, CAMPEÃO DA BUNDESLIGA 2011/2012

Confira um dos jogos da campanha do Borussia Dortmund e o show da torcida aurinegra!

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 24 de abril de 2012, em Campeonato Alemão 11/12, Futebol Internacional e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: