Coritiba vence Paysandu e tem vantagem para o jogo de volta da Copa do Brasil


por Jordan Marciano

O Coritiba enfrentou, no Couto Pereira, a equipe do Paysandu pelas oitavas de final da copa do Brasil. A vitória paranaense por 4 a 1 no jogo de ida, deixou o Coritiba com certa vantagem para o jogo de volta que ocorrerá dia 2 de maio, pois há a chance de o Coxa perder por até 2 a 0 que se classifica para as quartas de final da competição. Mas, o Paysandu fez um gol fora de casa e pode complicar a situação coxa-branca no Estádio do Mangueirão. 

1º Tempo
O Paysandu, por jogar sem o apoio do seu torcedor, fez o primeiro tempo com um futebol mais fechado, com a marcação forte em cima dos jogadores do coxa, em exploração dos contra ataques que poderiam surgir. Com isso, o verdão fez como Marcelo Oliveira orientou, ou seja, tocou a bola com velocidade para tentar furar a zaga do Paysandu. No começo o jogo estava parelho, e os visitantes atacavam esporadicamente, até que aos 32 minutos o Coritiba saiu na frente do placar no Alto da Glória. A jogada foi de escanteio, a zaga não afastou, e Tcheco tocou para Anderson Aquino na entrada da área, o coxa branca bateu firme e fez um bonito gol.

A torcida, que estava um pouco silenciosa, voltou a cantar e vibrar para o Coritiba e os jogadores no gramado foram na empolgação. Então, 1 minuto depois o resultado foi ampliado, em um contra ataque que não deu chances para a defesa do Papão. Desta vez Roberto recebeu a enfiada de bola e com categoria mandou para as redes do goleiro Paulo Rafael (2-0). E ainda no fim da primeira etapa, o Paysandu não conseguiu sair jogando errou um passe que cedeu outro contra ataque adversário, o que deixou Roberto tranqüilo para cruzar para Everton Ribeiro fazer o terceiro do Coxa.

Coxa abre boa vantagem para jogar em Belém (Foto: Site oficial/Coritiba)

2º Tempo
O Paysandu voltou para o segundo tempo com uma equipe mais ofensiva, pois precisava diminuir o resultado e fazer o gol fora de casa, que é um fator determinante nas partidas de mata-mata. O gol do Papão aconteceu, e foi Thiago Potiguar quem marcou depois de um rebote em sequência de uma jogada criada por Picachu e Héliton. Apesar do gol fora de casa, o Paysandu não ameaçou mais as redes de Vanderlei e o Coxa dominou novamente o adversário, mostrando muita qualidade e superioridade na condução dos toques de bola.

A equipe paraense se mostrou acuada e em seguida cometeu dois pênaltis no fim do confronto. No primeiro, Roberto bateu e Paulo Rafael defendeu, porém na segunda oportunidade, o guarda-redes do papão foi expulso de campo ao receber o segundo cartão amarelo e Harison teve que vestir a camisa 1. Tcheco assumiu a responsabilidade e cobrou no canto esquerdo, deixando o verdão em grande vantagem para a segunda partida com o bom placar construído em Curitiba (4-1).

“Eu segui a orientação do treinador e não bati o primeiro pênalti. No segundo, eu senti a responsabilidade até porque o time já tinha perdido um” – afirmou Tcheco depois do jogo.

“Primeiro tempo foi muito apático. Não é o Paysandu que o time está acostumado a ver e ainda não estamos eliminados. Já vi muita coisa no futebol. Em Belém a torcida vai apoiar o time” – disse Harison, improvisado como goleiro nos momentos finais do jogo, mas confiante de uma reação do Paysandu no Mangueirão.

 

Opinião do Jornaleiro
Houve tempos em que o Paysandu tinha a força do Papão da Curuzu, como no time que venceu aquela partida épica contra o Boca Juniors no La Bombonera, pela Libertadores de 2003. Mas, o time paraense atual não teve a paciência e a qualidade necessária para jogar de igual com o time do Coritiba, e apesar do gol feito fora de casa, é bem provável que o verdão avance para as quartas de final da Copa do Brasil. Destaque para Harison que substituiu Kariri e fez uma boa participação na partida. Do lado alviverde, Everton Ribeiro está em ótima fase, marcando gols e jogando com muita categoria, o que o torna uma boa opção para o técnico Marcelo Oliveira nos próximos desafios do Coxa.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 26 de abril de 2012, em Futebol Nacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: