Inter leva a taça Farroupilha e vai para a final do Gauchão


Por Jordan Marciano

No Estádio Beira-rio, Grêmio e Internacional fizeram mais um clássico gaúcho em partida que valia o título da taça farroupilha, para garantir vaga na a decisão do campeonato estadual, neste domingo (29). Com vitória de 2 a 1 no grenal, o Colorado se tornou o campeão da taça, e vai disputar o título gaúcho com o Caxias, que foi o campeão do primeiro turno do torneio e já está na final. A primeira partida decisiva ocorrerá no próximo domingo.

A partida foi caracterizada por mistério das duas equipes, pois existiam dúvidas em relação à escalação que cada time teria para o clássico. Do lado colorado, Oscar estava com problemas na justiça, era dúvida para o jogo, mas só conseguirá jogar contra o Caxias. O Grêmio teve jogadores que não assinaram a súmula do jogo e com isso o técnico Vanderlei Luxemburgo só divulgou a escalação oficial minutos antes da partida.

(Foto: Ricardo Rímoli)

(Foto: Ricardo Rímoli)

1º Tempo

O primeiro tempo começou bem disputado, e aos 2 minutos André Lima (Grêmio) se desentendeu com o zagueiro Moledo (Inter) depois de uma dividida de bola, o que mostrava que o 392º grenal seria com bastante emoção no Beira-Rio. Depois disso, o jogo ficou corrido, com os dois times tentando fazer o gol e um equilíbrio era visto no meio de campo. Apesar dos desfalques importantes, o colorado apostava nas boas jogadas de Dátolo e Leandro Damião, enquanto o tricolor gaúcho contava com as finalizações de André Lima. A partida continuou movimentada e com o apoio da torcida, foi o Inter que começou em vantagem no clássico. Na marca de 36 minutos, Tinga cruzou na área para Damião, a bola ficou para o zagueiro Gabriel que não conseguiu afastar, deixando a sobra com Dátolo. O meia chutou no canto direito de Victor e fez 1 a 0 a favor do colorado. O interessante foi que após ter tomado o gol, o Grêmio não demonstrou muita reação e continuou jogando da mesma maneira até o final da primeira etapa, que terminou com o Inter na frente do placar.

2º Tempo

Para os 45 minutos finais do clássico, Luxemburgo fez duas substituições na parte ofensiva do tricolor com a intenção de recuperar o prejuízo que teve durante o primeiro tempo. O empate quase chegou aos 7 minutos, mas depois do chute de Marquinhos, que entrou no lugar de Miralles, Moledo salvou em cima da linha. Mas não demorou muito, e 3 minutos depois Werley igualou o placar ao aproveitar o rebote que surgiu depois de uma bela cobrança de falta feita por Fernando. O 1 a 1 levaria o confronto para as penalidades, e o clima ficou mais tenso dentro de campo. Luxemburgo até chegou a arrumar uma confusão com um gandula aos 20 minutos de jogo, empurrou quem repõe as bolas de jogo e com isso o árbitro decidiu expulsar o comandante tricolor, o que deixou os ânimos de Vanderlei ainda mais alterados. Ele até tentou invadir o gramado, mas depois as coisas foram se acalmando naturalmente e Luxemburgo foi para o vestiário. O jogo seguiu com ataques dos dois lados, mas a situação da expulsão abalou um pouco o emocional gremista, favorecendo o Internacional, que avançou e marcou o gol da vitória colorada no clássico. A jogada foi de bola parada, e Fabrício testou para as redes depois da cobrança de escanteio de Jajá. Com o 2 a 1, a única boa chance gremista para empatar novamente aconteceu por volta dos 47 minutos, mas no escanteio batido, Muriel segurou firme, mantendo o resultado de 2 a 1 que garantiu o título farroupilha para o Internacional.

Opinião do Jornaleiro

A expectativa era de que a partida não fosse tão agitada como foi, talvez pelos desfalques que as duas equipes apresentaram para o confronto. Porem, o Inter soube aproveitar que estava em casa, e jogou mais que o tricolor. Quando Luxemburgo foi expulso, a equipe visitante se abateu com a situação e talvez por isso ficou mais suscetível a tomar o segundo gol na partida. Como todo clássico, foi improvável saber quem levaria a melhor, mas o Inter fez bem o seu trabalho e mereceu a vaga na final contra o Caxias.

Veja os gols da partida: 

Ficha Técnica

Internacional 2 x 1 Grêmio

Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data/horário: 29/4/2012 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Paulo Ricardo Conceição (RS)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Sandro Silva, Leandro Damião, Jackson, Rodrigo Moledo (INT); Pará, Bertoglio, Gilberto Silva e Werley (GRE)

Gols: Dátolo, 36’/1T(1-0); Werley, 10’/2T(2-0) e Fabrício, 31/2T(2-1).

Internacional: Muriel; Jackson, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga, Dátolo (Jô) e Jajá (Bolatti); Leandro Damião – Técnico: Dorival Júnior.

Grêmio: Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Marco Antônio e Bertoglio (Leandro); Miralles  e André Lima– Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 29 de abril de 2012, em Futebol Nacional e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: