Especial: Real Madrid campeão do Campeonato Espanhol


por Jordan Marciano

O Real Madrid confirmou o favoritismo na liga BBVA e se sagrou campeão espanhol pela 32ª vez na temporada 2011/12 ao vencer o Athletic Bilbao, dia 2 de maio, jogando fora de casa. A torcida fez muita pressão em San Memes e vaiou o time merengue durante boa parte do jogo, no entanto o time de Mourinho jogou o seu futebol natural e fez um placar de 3 a 0, com gols de Higuain, Ozil e Cristiano Ronaldo.

Jogadores do Real comemoram o título com a torcida. (Foto: EFE)

A equipe madrilenha não se desanimou por ter sido eliminada na UEFA Champions League pelo Bayern do Munique, e com a vitória conquistada há 2 rodadas do fim da liga, impossibilitou o Barcelona de alcançar seus rivais na tabela, o que quebrou a hegemonia de Pep Guardiola (ex-treinador catalão) no futebol da Espanha. Além do campeonato espanhol, José Mourinho também tem na sua galeria outros títulos de campeonatos nacionais como pelo Porto (2002/03 e 2003/04), Chelsea (2004/05 e 2005/06) e Internazionale de Milão (2008/09 e 2009/10).

José Mourinho
Com característica de ser um técnico tranqüilo, carismático e com qualidade de comunicação, o treinador conhecido como “El Especial” chegou a equipe merengue no ano de 2010, e recebeu a missão de continuar ganhando títulos com o time que tem os jogadores mais caros do mundo. Não houve sucesso nos primeiros momentos e a pressão se tornou inevitável, tanto de torcedores como da imprensa em geral, pois o único troféu que Mourinho havia conquistado até então foi o da copa do Rei da Espanha na temporada 2010\11.

O comandante perdeu títulos da Liga BBVA para o Barça e não teve bons resultados nas edições da UEFA Champions League. Mas, esta temporada de 2011\12 foi uma época especial e diferente para José Mourinho, que chegou a afirmar que o campeonato espanhol foi o mais difícil de conquistar.

“Já são sete títulos de liga conquistados. Por isso, estou tranquilo. Ganhei em Portugal, na Itália e na Inglaterra, mas essa na Espanha foi a mais difícil, Ninguém nos deu esse título. Fizemos muitos pontos, e isso é uma loucura. Jogamos um futebol de alta qualidade e há que festejá-lo” – afirmou Mourinho.

O Real Madrid chegou às semifinais da UCL, e teve uma campanha de apenas 2 derrotas e 4 empates na liga da Espanha. O português foi considerado pela revista “France Football” o técnico mais bem pago do mundo, com um orçamento que chegou até a 14,8 milhões de euros.

Equipe merengue
Cheia de craques, o estilo de jogar merengue é de um futebol bastante ofensivo, por isso marcou mais de 115 gols no campeonato espanhol. Xabi Alonso trabalha com a contenção de bola no meio campo e tem um pé muito calibrado para lançar os atacantes na cara do gol. Ozil também arma as jogadas merengues de forma bem eficiente, ficando mais a frente e participando com freqüência dos gols. Entre a maioria dos jogadores, o interessante foi que Mourinho optou por deixar o brasileiro Kaká no banco, e utilizá-lo apenas quando necessário no segundo tempo para substituir Di Maria. Durante boa parte das partidas Kaká deu resultado quando foi solicitado pelo treinador, marcou gols e deu muitas assistências decisivas paraBenzema, Higuain e Cristiano Ronaldo. O português é de grande importância para a equipe, e não apenas nas jogadas de velocidade, mas também com relação às bolas paradas.

CR7 tem um chute que traz efeito na bola e dificulta a defesa dos goleiros adversários. Alem disso, brigou diretamente com o argentino Messi pela artilharia da Liga. No setor defensivo o Real tem há anos o goleiro Casillas, que nos últimos tempos tem sido reconhecido como o melhor goleiro do mundo, devido a grandes exibições realizadas com defesas difíceis e inteligência na sua meta. Na zaga, Pepe é o xerife, junto com a ajuda de Ricardo Carvalho, Arbeloa e até o lateral Sérgio Ramos, que algumas vezes foi visto jogando mais recuado. É uma escalação bem definida, com boa distribuição de setores que faz o time ser um dos mais completos do mundo, com bastante objetividade durante as partidas.

Torcida galáctica
A torcida madrilenha é de se orgulhar, em todos os jogos faz com que o Santiago Bernabeu ferva e fique lotado, como um mar branco. Os adversários se sentem incomodados com o apoio que o torcedor merengue oferece, e realmente é como se o Real Madrid jogasse com 12 jogadores em campo. O grito mais tradicional é o que diz “Hala Madrid”, que incentiva e dá mais força para quem está jogando. Quando o Real venceu o Bilbao, os torcedores saíram nas ruas, com carros e buzinas, provocando os rivais do Barcelona e desde então comemoram o título merengue.

Eles participam quase diretamente das decisões do clube, através das redes sociais na internet, como ocorreu nos últimos dias, nos quais os torcedores votaram em uma enquete e 60% do que votaram pediram a saída de Kaká e Higuain do Real. Os donos do clube sabem que podem confiar nos seus adeptos, pois eles sempre analisam o time, com cobrança freqüente para que os galácticos tenham bons resultados nos campeonatos disputados. É fácil de perceber quando a torcida está ou não satisfeita com o time ou com jogadores em particular.

Opinião do Jornaleiro sobre a próxima temporada
A próxima temporada vai continuar com a disputa entre os grandes rivais espanhóis, e o Barcelona não vai perder a sua essência apesar de ter mudado de técnico. O novo comandante do barça conhece os jogadores e a filosofia de jogo da equipe azul-grená, então o desempenho catalão para 2012/13 não vai ser muito alterado. O real Madrid talvez mude, pois talvez haja alguma troca de jogadores, mas Mourinho vai continuar no comando merengue pois quer defender o título espanhol durante mais um ano, e quer buscar novamente a UCL, já que em 2011\12 chegou bem próximo.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de maio de 2012, em Futebol Internacional e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: