Atlético de Madrid vence Bilbao e conquista a Liga Europa


por Vinicius Silva

Na final realizada no Estádio Nacional de Bucareste, na Romênia, o Atlético de Madrid venceu o Athletic Bilbao por 3×0 e foi campeão da Liga Europa. O clube que já havia conquistado a competição em 2010 contou com Falcão García e Diego para marcar os gols. O atacante colombiano foi campeão e artilheiro da competição pela segunda vez consecutiva (no ano passado defendia o Porto).

Falcão e Diego marcaram os gols que deram o título pro Atlético de Madrid (Foto: Reuters)

1º Tempo

O jogo começou bom, e o Atlético de Madrid mostrou experiência em decisões, o que falta no jovem time do Bilbao. Aos 7 minutos, Falcão justificou a artilharia do torneio quando acertou um belo chute no ângulo do goleiro Iraizoz para abrir o placar. Depois do gol, o Athletic correu atrás e mostrou como chegou a final da Liga, com posse de bola e criando oportunidades. Porém, os Colchonero contra-atacavam, levando perigo ao time basco. Aos 18 minutos, Ander levantou a bola na área e Llorente cabeceou, passando à esquerda da meta adversária. Muniain arriscou forte de longe e obrigou Courtois a fazer boa defesa aos 23. Dez minutos depois, o time comandado pelo argentino Marcelo Bielsa sofreu o segundo gol. Amorrebieta perdeu a bola na saída de jogo para Miranda, que tocou para Turan cruzar rasteiro. A bola chegou aos pés de Falcão García, que fintou o defensor e chutou forte para ampliar o placar. Depois de sofrer o segundo gol, o Bilbao sentiu o golpe e não criou mais nenhuma boa jogada, mesmo tendo a posse da bola, enquanto o Madrid esperava o contra golpe.

2º Tempo

No intervalo, Bielsa substituiu Iturraspe e Aurtenetxe para as entradas de Iñigo Pérez e Ibai Gómez. O time ficou bem mais ofensivo, porém o Atlético de Madrid dominava a partida e também assustava. Muniain criava boas jogadas pelo lado basco, enquanto pelo time de Madri, Diego e Falcão eram os responsáveis pelo ataque. Aos 25 minutos, o Bilbao começou a pressionar mais o Madrid, no entanto não tinha sucesso nas finalizações. Primeiro Ibai Gómez chutou por cima, depois ele mesmo arriscou novamente, o goleiro Courtois defendeu e no rebote De Marcos isolou. Susaeta arriscou aos 31 e 33 minutos, primeiro a finalização foi para fora e a segunda o goleiro defendeu. Depois, Falcão driblou dois e arrematou, a bola ainda desviou e carimbou a trave de Iraizoz. Aos 40 o meia brasileiro Diego fechou o caixão. Em lance individual, ele foi pra cima, tirou Amorebieta do lance e chutou rasteiro no canto.

Ficha Técnica:

Atlético de Madrid:

Courtois; Juanfran, Miranda, Godín e Luis Filipe; Gabi, Mario, Arda Turan (Álvaro Domínguez), Diego (Koke) e Adrián (Salvio); Falcão. Técnico: Diego Simeone

Athletic Bilbao:

Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe (Ibai Gómez); Iturraspe (Íñigo Pérez), De Marcos, Ander Herrera (Tosquero), Susaeta e Muniain; Llorente.

Técnico: Marcelo Bielsa

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

Cartões amarelos: Amorebieta, Íñigo Pérez, Ander Herrera e Susaeta (Athletic Bilbao). Falcão (Atlético de Madri)

Gols: Falcão García, aos sete e aos 34 minutos do primeiro tempo, e Diego, aos 40 do segundo tempo

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 10 de maio de 2012, em Futebol Internacional e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: