Venda de ingressos tem importância cada vez menor para arrecadação dos clubes brasileiros


Por Renan Araújo

Como um clube de futebol se mantém financeiramente? Há alguns anos essa pergunta era muito simples de ser respondida. Com o dinheiro da venda de ingressos de jogos e de materiais esportivos, o clube conseguia gerar receitas. Hoje, o cenário é bem diferente e o lucro da bilheteria representa apenas o quinto lugar em arrecadação dos clubes (8%), de acordo com um estudo da consultoria BDO.

Bilheterias aparecem vazias nos últimos tempos (Foto: Guto Marchiori/GM Sports)

O campeão de arrecadação é o Corinthians com R$290489,00, seguido do São Paulo, do Internacional e do Santos. Em relação a 2010, o Santos teve um aumento de 62% da receita e o Figueirense teve um aumento de 141%. As receitas totais dos clubes representaram um aumento de 27% em relação a 2010, um total de R$457 milhões a mais. Porém, as dívidas também cresceram e foram R$628,4 milhões maior.

A análise da consultoria afirma que a maior fonte de arrecadação dos clubes vem das cotas de televisão (36%), seguido de patrocínios (18%), venda de atletas (15%) e clube social. Apenas no contrato com a TV Globo os clubes receberam cerca de R$2,14 bilhões no ano passado, quando o estudo foi feito. As vendas de ingressos em jogos chegaram ao seu maior patamar em 2009 quando representaram 12%.

A explicação para o fenômeno acontece principalmente por dois fatores: o fato de que alguns estádios como o Mineirão, o Maracanã e a Arena da Baixada estão em reformas para a Copa do Mundo e o fato de que muitos clubes estão apostando em receitas fixas, como a utilização do estádio e o plano de sócios, algo muito comum especialmente entre os times paranaenses.

O São Paulo, por exemplo, arrecadou R$41,3 milhões de reais com o aluguel do estádio para eventos e também arrecada com lojas e restaurantes dentro do próprio Morumbi. A ação é muito comum na Europa por meio do pensamento de transformar os estádios em arenas multiuso (algo que deve acontecer com as arenas prontas para a Copa do Mundo). O clube hoje com o maior número de sócios é o Internacional. Os mais de 103000 associados dão ao clube uma receita que representa 21% do total de dinheiro arrecadado. A fonte fixa de dinheiro oferece ao clube uma segurança maior do que a venda de ingressos e hoje é mais vantajoso para o torcedor se associar. A tendência que já é comum há muito tempo na Europa começou há alguns anos a tomar forma no Brasil.

O plano de sócios garantiu que o Atlético-PR continuasse com receitas fixas, mas sem jogar na Arena da Baixada no período em que o estádio estará em reformas. Mesmo jogando na Vila Capanema o clube manteve 15 mil sócios, o que também garante um estádio cheio. O Coritiba também apostou no plano de sócios e já tem mais de 18 mil associados. O estímulo para que os torcedores se associem vem das vantagens que os torcedores obtém, mas principalmente do preço de ingressos que aumentou muito nos últimos anos. Para assistir a um jogo do Coritiba, o ingresso que estava em R$15 em 2007 aumentou para R$95 em 2012. Para ver o rubro-negro o ingresso de R$30 foi para R$100. Por conta disso, a de ingressos correspondeu por apenas 6,7% do público total do estádio no último jogo do Coritiba e no último do Atlético por apenas 7,9% do público total. Essa é uma tendência que parece ser irreversível e cada vez mais o torcedor de bilheteria pode estar sumindo.

 

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 5 de junho de 2012, em Futebol Nacional. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: