Eurocopa 2012 – Análise do Grupo C – Itália e Irlanda


por Jordan Marciano

A tetracampeã mundial Itália tem a missão de apagar da memória do seu torcedor a campanha de eliminação na primeira fase da Copa da África do Sul de 2010, e voltar a ser uma das favoritas na competição européia. A Irlanda por outro lado, time considerado mais fraco, vem com um futebol bastante defensivo para surpreender dentro do grupo que tem a atual campeã européia e mundial Espanha.

Jogos da primeira Rodada:

Domingo (106) – Espanha x Itália – Arena Gdansk – 13 Horas

Domingo (106) – Irlanda x Croácia – Poznan – 16 Horas

Itália

A seleção italiana vem para esta Eurocopa sem o favoritismo que sempre acompanhou a Azurra. A fase eliminatória foi muito bem feita, e a Itália se classificou invicta, com 8 vitórias, 2 empates e 26 pontos ganhos. Mesmo assim, a equipe enfrenta problemas, porque no último amistoso houve uma derrota por 3 a 0 para a Rússia, e preocupou o torcedor.

Porém, o maior desafio italiano nesta época não se trata muito das situações dentro do gramado, mas fora dele. Os escândalos de apostas ilegais envolvendo jogadores italianos trouxeram um desconforto para o futebol mundial devido às questões éticas estabelecidas, pois a manipulação de resultado é algo que não se admite dentro do esporte. O técnico Cesare Prandelli ainda levantou a hipótese de tirar a Itália desta edição da Euro, e disse que pelo bem do futebol a Azurra pode não disputar a competição, e isso não seria um problema para o treinador.

Entre tantas incertezas, até mesmo a escalação italiana é duvidosa, pois alem da questão de escândalos com os atletas, muitos jogadores que estariam na relação do comandante foram cortados por causa do grande número de lesões que se instaurou no ambiente dos tetracampeões. Um ponto positivo é a volta de Cassano,que depois de realizar uma delicada cirurgia no coração e deixar de lado a vida nas baladas, vê a Euro como nova chance para ter bons desempenhos e mostrar que voltou ao futebol para jogar bem novamente.

Cassano, o atacante vem para recuperar o bom futebol na Euro 2012.

Convocação:

Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus) e Morgan de Sanctis (Napoli).

Defensores: Ignazio Abate (Milan), Federico Balzaretti (Palermo), Andrea Barzagli (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus) e Christian Maggio (Napoli).

Meio de Campo: Daniele De Rossi (Roma), Alessandro Diamanti (Bologna), Emanuelle Giaccherinni (Juventus), Claudio Marchisio (Juventus), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Thiago Motta (Paris-Saint Germain\FRA), Antonio Nocerino (Milan) e Andrea Pirlo (Juventus).

Atacantes: Mario Balotelli (Manchester City\ING), Fabio Borini (Roma), Antonio Cassano (Milan), Antonio Di Natale (Udinese) e Sebastian Giovinco (Parma).

Irlanda

Os irlandeses voltam para a Eurocopa depois de um bom tempo sem conseguir a classificação para o torneio. Desta vez, a seleção conseguiu a vaga entre os 16 principais times com uma campanha de 6 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota na fase de grupo, e uma vitória e um empate na repescagem contra a Bósnia, pelos placares de 4-0 e 1-1.

A principal característica tomada pelo técnico Giovanni Trapattoni é a retranca, o seja, a Irlanda vai jogar defensivamente e explorar contra-ataques ofertados durante as partidas. O destaque maior vai para os amistosos realizados antes do torneio, no qual a seleção de “Trap” fez uma série sem derrotas, e no último amistoso empatou com a Hungria em 0-0, na cidade de Budapeste.

Jogadores que devem ser lembrados desta equipe são o goleiro Shay Given, o zagueiro Richard Dunne, o meio campista Damien Duff e o atacante Robbie Keane, que jogou a última Copa do Mundo que a Irlanda disputou em 2002, e está entre os 30 maiores artilheiros de todas as seleções do mundo.

Assim como a Itália, os irlandeses apresentam desfalques. Trapattoni não contará com o volante Keith Fahey, que sentiu um problema na virilha durante o aquecimento para um amistoso contra a Bósnia. O seu substituto será Paul Green, que atuou pela equipe do Derby County. Ainda  O´Shea e Kevin Foley estão machucados e não são certeza para jogar na Eurocopa.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de junho de 2012, em Futebol Nacional. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: