Eurocopa 2012 – Análise do Grupo D – França e Suécia


por Andre Wuicik 

No Grupo D da Eurocopa, a renovada seleção francesa aparece como a grande favorita para chegar às quartas, e o experiente time da Suécia briga pela segunda colocação na chave. Ambas as seleções estréiam no dia 11/06, em Kiev e Donetsk, nas sedes ucranianas da competição.

França

Após a eliminação surpreendente no mundial da Africa em 2010, onde desavenças com o então técnico Raymond Domenech levaram a equipe a ruína, a seleção francesa passou por  uma interessante fase de reformulação em seu time principal, e a tendência é de uma boa campanha na Eurocopa.

O técnico Blanc, supervisionado por Barthéz e Zidane, demonstra bom relacionamento com seus comandados, montando uma seleção mais jovem e com um esquema de jogo focado no conjunto. Atletas promissores, como M’Villa, Giroud e Valbuena compõe o time dos Bleus, além dos experientes Rybery e Benzema, sendo o ultimo um dos artilheiros do poderoso Real Madrid na temporada de 2011/2012.  O entrosamento também pode contar a favor da França, já que muito de seus jogadores formam uma base bem definida desde o inicio do trabalho de Blanc, além de jogarem em ligas fortes e em alguns casos nos mesmos times, como Bem Arfa e Cabaye, do Newcastle United.

Apesar de ter conseguido a reestruturação e serem os grandes favoritos para a classificação do Grupo D, ressalvas da torcida ainda existem, e até mesmo Michel Platini, ex-jogador dos Bleus e presidente da Uefa, tem receio com a seleção francesa, que não vence a Euro desde 2000. Essa desconfiança da torcida, parece ser um dos únicos revezes dos Bleus, que para ser superada, deve ser através da comprovação do favoritismo francês durante a competição.

No conjunto francês, Karim Benzema aparece como o principal destaque (AFP Images)

No conjunto francês, Karim Benzema aparece como o principal destaque (AFP Images)

Goleiros:  Hugo Lloris (Lyon) .

Zagueiros: Adil Rami (Valencia), Philippe Mexes (Milan).

Laterais: Patrice Evra (Manchester United), Anthony Reveillere (Lyon).

Meias: Alou Diarra (Marseille), Franck Ribéry (Bayern de Munique), Hatem Ben Arfa (Newcastle), Yann M’Vila (Rennes) e Samir Nasri (Manchester City).

Atacantes Karim Benzema (Real Madrid), Mathieu Valbuena (Marseille) e Olivier Giroud (Montpellier).

 

Suécia

Com uma equipe bem experiente, a Suécia tem a fama de ser o time que apesar de dar trabalho aos grandes favoritos, acaba sendo eliminada. Para acabar com isso, aposta em alguns atletas mais experientes e de qualidade técnica superior ao restante do conjunto.

Jogadores como Kallstrom e Elmander, podem ser jogadores para equilibrar os confrontos principalmente contra ingleses e franceses, mas ninguém esconde a dependência de Zlatan Ibrahimovic na equipe sueca. O craque da equipe, apesar de apresentar um futebol constante e regular, não é o tipo de jogador focado no conjunto da seleção, causando alguns conflitos no time e até mesmo critica dos torcedores, devido ao seu comportamento extravagante e egoísta dentro de treinos e concentrações.

Apesar de possuir dependências e irregularidades, a principal esperança da Suécia pode estar na fragilidade de adversários do grupo, como Inglaterra, que sofre com falta de reformulações e da anfitriã Ucrânica, que não possui jogadores que podem desequilibrar durante os jogos. Sendo assim, os suecos são um dos fortes candidatos a segunda colocação, e sendo assim, à classificação para a próxima fase da Eurocopa.

Ibrahimovic deve ser o diferencial da Suécia durante a Euro (AFP Images)

Ibrahimovic deve ser o diferencial da Suécia durante a Euro (AFP Images)

Goleiros: Andreas Isaksson (PSV Eindhoven/HOL).

Laterais: Mikael Lustig (Celtic Glasgow/SCO), Martin Olsson (Blackburn/ING)

Zagueiros: Andreas Granqvist (Genoa/ITA), Olof Mellberg (Olympiakos/GRE)

Volantes: Kim Källström (Lyon/FRA), Anders Svensson (IF Elfsborg).

Meias: Sebastian Larsson (Sunderland/ING), Ola Toivonen (PSV Eindhoven/HOL).

Atacantes: Zlatan Ibrahimovic (Milan/ITA), Johan Elmander (Galatasaray/TUR)

 

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de junho de 2012, em Futebol Nacional. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: