Euro 2012 – Polônia e Rússia ficam no empate e classificação segue indefinida


por Getulio Xavier

Nesta terça-feira (12), a anfitriã Polônia recebeu a seleção da Rússia pela segunda rodada da Euro 2012. Jogando em Varsóvia, as confusões começaram antes mesmo do apito inicial com as brigas entre as duas torcidas fora do estádio. O jogo terminou empatado em 1 a 1 com gols de Dzagoev e Kuba.

Kuba (Dir.) fez o gol de empate dos poloneses e foi um dos destaques do jogo (fotoMatt Dunham/ Associated Press)

1º Tempo

O jogo começou equilibrado e concentrado no meio de campo. A Polônia, foi a primeira a se arriscar no ataque adversário, com o trio formado por Kuba, Polanski e Lewandowski. A dona da casa partiu em busca de seu primeiro gol e aos 6 minutos a primeira chance apareceu, depois da cobrança de falta feita por Obraniak o lateral Boenisch, na pequena área, cabeceou, mas Malafeev fez grande defesa. A Polônia seguiu tentando o gol, aos 10 minutos, o camisa 9 Lewandowki recebeu na entrada da área e bateu forte de perna direita, mas a bola se perdeu por cima do gol. A Rússia respondeu só aos 11, depois de um rápido contra-ataque em que o atacante Kerzhakov dividiu com Perquis e ficou no gramado pedindo pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Aos 17, o gol polonês saiu. Kuba, Polanski e Lewandowski fizeram uma grande tabela pelo lado direito, Polanski finalizou no canto direito do gol e abriu o marcador, mas o auxiliar marcou impedimento do meia e anulou o lance.

Nessa altura a partida já estava sobre o domínio do time da casa, cabia a Rússia apenas a defesa e poucos contra-ataques. Aos 24 minutos, em um desses contra-ataques, a grande chance dos russos apareceu. Kerzhakov recebeu lançamento no alto e subiu sem marcação, mas o atacante mais uma vez desperdiçou e mandou a bola pra fora. O jogo seguiu melhor para a Polônia, mas só até os 30 minutos quando seleção russa finalmente acordou. O ritmo passou a ser ditado por Dzagoev e Arshavin. A resposta para a torcida russa veio aos 36 minutos, quando o camisa 17 abriu o marcador depois da cobrança do 10 . O meia russo subiu sem marcação e desviou de cabeça, mandando a bola para as redes. Aos 45 minutos Dzagoev dividiu com o zagueiro na área e ficou pedindo pênalti, mas o árbitro mandou seguir e logo deu o apito final.

2º Tempo

A segunda etapa começou movimentada e a Polônia partiu em busca do empate já no primeiro minuto quando Lewandowski recebeu uma bola na frente, driblou Malafeev, mas perdeu o ângulo. Na cobrança do escanteio, o zagueiro Perquis cabeceou por cima da meta. A Rússia voltou a usar os contra-ataques rápidos e quase finalizou com a Polônia já nos primeiros minutos: aos 4 com Kerzhakov interceptado pela defesa e aos 6 minutos com Arshavin fazendo boa jogada, mas finalizando pra fora. Aos 11 minutos o empate saiu dos pés do meia Kuba, ele recebeu um belo passe na entrada da área, driblou o zagueiro e bateu forte no ângulo sem chances para o goleiro.

Depois do gol a partida ficou muito equilibrada e aberta para as duas equipes. As seleções partiram em busca da vitória, mas as defesas trabalharam bem e os ataques não conseguiram definir. Aos 22 minutos Dzagoev recebeu na entrada da grande área, bateu colocado, mas Tyton faz grande defesa. A Polônia respondeu já no minuto seguinte, Polanski recebeu cruzamento rasteiro, finalizou e forçou Malafeev a trabalhar para salvar a Rússia. Aos 30 minutos os técnicos começaram a usar o elenco, as duas equipes fizeram as substituições, mas sem nenhum efeito em campo. O jogo começou a ficar mais brigado e as faltas aumentaram, Dzagoev e Polanski receberam cartão amarelo. O arbitro apitou e põs fim ao jogo entre Polônia e Rússia, levando a decisão para a última rodada da fase de grupos.

Ficha Técnica

Local: Estádio Municipal de Varsóvia
Data: 12 de junho de 2012.
Árbitros: Wolfgang Stark (ALE), Jan-Hendrik Salver (ALE) e Mike Pickel (ALE).

Polônia: Tyton; Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Dudka (Mierzejewski), Polanski, Murawski, Kuba e Obraniak (Brozëk); Lewandowski. Técnico: Franciszek Smuda.

Rússia: Malafeev; Anyukov, Ignashévich, Berezutsky e Zhirkov; Shirokov, Denisov, Ziryanov e Dzagoev (Izmailov); Arshavin e Kerzhakov (Pavlyuchenko). Técnico: Dick Advocaat.

Cartões Amarelos: Lewandowski e Polanski (POL); Denisov e Dzagoev (RUS). Gols: Dzagoev (RUS) e Kuba (POL)

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 12 de junho de 2012, em Eurocopa 2012 e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: