Atlético perde para o São Caetano, e Jorginho é demitido após o jogo


por Paulo Semicek

O Atlético Paranaense perdeu para o São Caetano por 1 a 0, pela 15°rodada da Série B do Brasileirão. Geovane fez o gol para o Azulão, aos 23 minutos. Com o resultado no Gigante do Itiberê, em Paranaguá, o Atlético fica ainda longe do G-4, lugar onde se encontra justamente a equipe do São Caetano. Para piorar, a diretoria do Furacão demitiu o técnico Jorginho após a partida. 

1°tempo

O jogo foi de pouca qualidade técnica, sob o sol forte de quem foi à Paranaguá ver o jogo. Os times não conseguiram desenvolver um ritmo de jogo, e ficaram presas às marcações. Apesar de jogar com dois meias de criação e um centroavante fixo, o Furacão não se entrosava e não conseguia organizar suas jogadas. 

Do outro lado, o São Caetano conseguia exercer bem a marcação, mas a saída de jogo parava na zaga atleticana. Na verdade, o time paulista sofria do mesmo mal que o paranaense: faltava a organização na criação de jogadas. Como os dois se anularam por esse fator, o primeiro tempo terminou sem gols, e sem emoção.

2°tempo

A postura atleticana foi mais ofensiva, colocando Elias e Tiago Adan no jogo, o que tornou a equipe bem mais perigosa no ataque. Mas isso ficou na teoria, pois na prática o time novamente não teve a ofensividade esperada. Taiberson tentava alguma coisa pelos lados, mas não se encaixou com Tiago Adan e Marcão.

E, se valendo daquela velha máxima de que ”quem não faz, toma”, o São Caetano não desperdiçou a sua chance. Weverton já tinha feito uma grande defesa em um chute de Somália, mas não conseguiu salvar uma cabeçada de Geovane, aos 23 minutos do segundo tempo. Gol do Azulão, que fez a torcida perder a paciência, e o time ficar perdido em campo. O Atlético ainda tentou empatar, mas sob os gritos de ”Vergonha! Vergonha!”, o jogo terminou com a segunda derrota do Furacão como mandante na Série B deste ano.

Jorginho fora 

Logo após o jogo, a diretoria informou que Jorginho não era mais o técnico do Atlético. Ele foi demitido após cerca de 40 dias de trabalho, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Nesse período, chegaram vários reforços á seu pedido. Mesmo assim, a diretoria preferiu dispensá-lo.

Opinião

O Atlético perdeu para o São Caetano porque não soube aproveitar as chances que teve. E não falo de finalizações, mas sim de jogar com dois meias ofensivos, um volante que sai para o jogo, um atacante de velocidade e um centroavante, mas mesmo assim não ter organização na criação das jogadas. Até poderia ser culpa do treinador, mas é bom lembrar que, do meio ofensivo para frente, 3 jogadores (Henrique, Felipe e Marcão), chegaram há quase uma semana apenas no elenco, e Taiberson não é titular com frequência, apesar de ter sido o atacante mais perigoso no último sábado em Paranaguá.

Aí a diretoria resolve demitir Jorginho. Mas como buscar resultados imediatos se, em três meses, chegaram Weverton, Daniel, Maranhão, Luiz Alberto, Wellington Saci, Pedro Botelho, João Paulo, Derley, Renato Chaves, Henrique, Felipe, Elias, Marcão, Fernandão, Tiago Adan e Alex Moraes? Dá para fazer um time completo e um banco. É possível dar ao time um entrosamento e organização total de jogo com tanta gente, mais os que já estavam no clube? Para completar, é possível fazer isso com tranquilidade, em um time que jogou 15 anos consecutivos na Série A e agora amarga o meio de tabela da Série B? E por causa de obras, jogar a 100 km de Curitiba?

Que alguém chegue com uma resposta convincente e plausível. Até lá, só posso concluir que o Atlético precisava de tempo para entrosar o time e começar a reagir na Série B. “Ah, mas agora, na metade da Série B, o Atlético tá montando o seu time?” Isso mesmo. O Atlético precisa de tempo e entrosamento, e não de um técnico novo. Agora o processo recomeça, em parte. Temos aqui um erro grave de planejamento?

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 5 de agosto de 2012, em Futebol Nacional e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: