Londres 2012 – Brasil cresce no jogo e vence Coreia do Sul, garantindo vaga para a final


por Paulo Semicek

O Brasil venceu a Coreia do Sul por 3 a 0, pelas semifinais do torneio olímpico de futebol masculino. Rômulo e Leandro Damião (duas vezes) marcaram os gols brasileiros. Com o resultado, a Seleção vai enfrentar o México na disputa do ouro. Japão e Coreia do Sul vão disputar o bronze. 

Damião se destacou na semifinal, marcando dois gols (Foto: Ricardo Matsukawa/Terra)

1°tempo

Para quem esperava o Brasil jogando melhor e tomando a iniciativa do jogo, teve uma surpresa. Quem pressionou no início de jogo foi a Coreia, que teve mais posse de bola e chegou a assustar o goleiro Gabriel. Demorou pelo menos até a metade do primeiro tempo para o Brasil acalmar a sua situação. O problema era a desorganização do meio de campo; a entrada de Alex Sandro no lugar de Hulk não estava surtindo o efeito esperado.

Mas a defesa coreana também tinha os seus problemas, e quase o Brasil marcou por algumas vezes. E, quando junta-se isso ao meio de campo se acertando, o gol acontece. Pelo menos foi assim que, aos 37 minutos, Oscar deixou Rômulo na cara do gol, e com uma falha do goleiro para ajudar, o Brasil abriu o marcador no Old Trafford. 

2°tempo

E o jogo voltou mais ameno no segundo tempo. O Brasil teve tranquilidade para tocar a bola e partir para o ataque, algo que definitivamente não aconteceu no primeiro tempo. No entanto, a história do jogo poderia ter sido outra, caso um pênalti claro fosse dado para a Coreia, logo aos 3 da etapa final.

Polêmicas à parte, os brasileiros provaram que estavam melhores no jogo. Aos 11 minutos, Neymar cruza resteiro para a área; Marcelo fura, mas Leandro Damião não perde a chance e manda firme para o gol. O segundo gol deu tranquilidade total para o time sulamericano jogar, o que fez os asiáticos começarem a perder as esperanças.

E Damião estava inspirado em Manchester. Aos 18 minutos, após jogada trabalhada entre Neymar e Oscar, a zaga coreana tenta afastar, mas a bola sobra para o camisa 9 da Seleção bater forte e marcar o terceiro gol brasileiro. 

Com 3×0 no placar, a classificação para a final estava praticamente asseugurada. O toque de bola foi leve, sem pressão dos sul-coreanos. E assim o Brasil foi administrando a sua vaga na final, e a garantia de medalha em Londres. O adversário será o México, que anteriormente derrotou o Japão por 3×1. A partir acontece no próximo sábado (11).

BRASIL 3 X 0 COREIA DO SUL

Brasil: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan (Bruno Uvini), Marcelo (Hulk); Sandro, Rômulo, Alex Sandro, Oscar; Neymar e Leandro Damião (Pato). Téc: Mano Menezes.

Coreia do Sul: Bumyoung Lee; Oh Beom-Seok, Younggwon Kim, Seokho Hwang, Sukyoung Yu; Taehee Nam, Sungyueng Ki, Dongwon Ji, Bokyung Kim; Hyunsung Kim (Chuyoung Park) e Jacheol Koo (Wooyoung Jung). Téc: Hong Myung Bo.

Local: Estádio Old Trafford (Manchester); 07/08/2012, às 15h45 (Horário de Brasília)

Gols: Rômulo (37’/1°t), e Leandro Damião (11’/2°t e 18”/2°t) para o Brasil

Cartões Amarelos: Dongwong Ji para a Coreia do Sul

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de agosto de 2012, em Olimpíadas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: