Londres 2012 – Pugilista Adriana Araújo perde na semi, mas garante 100ª medalha para o Brasil em Olimpíadas


por João Pedro Alves

Apesar da derrota por 17 a 11 nas semifinais do boxe para a russa Sofya Ochigava, a pugilista brasileira Adriana Araújo alcançou um feito histórico nesta quarta-feira (8). Como no esporte não há disputa de terceiro lugar, a baiana garantiu a medalha de bronze no peso leve (até 60 kg), a centésima conquista do Brasil em Olimpíadas.

Adriana Araújo conquistou a segunda medalha olímpica do boxe para o Brasil, a 100ª do país nos Jogos (Foto: Murad Sezer/Reuters)

Além da marca para o país, a conquista de Adriana também tem um valor especial para o boxe brasileiro. Há 44 anos o esporte não ganhava uma medalha em Olimpíadas, desde o bronze de Servílio de Oliveira na Cidade do México, em 1968 – único pódio olímpico da história do pugilismo tupiniquim.

Na semifinal de hoje, Adriana Araújo teve pela frente a adversária que a eliminou do Mundial deste ano, disputado na China. E, favorita, a russa Sofya Ochigava confirmou seu status de “algoz”, derrotando e eliminando a brasileira dos Jogos de Londres – o primeiro em que o boxe feminino esteve presente.

Em uma luta que começou com muito estudo e poucos ataques, mas que melhorou na sequência, os juízes contabilizaram empate em 3 a 3 no primeiro round e três vantagens para Ochigava nos rounds seguintes (5 a 3, 5 a 3 e 4 a 2), totalizando 17 a 11 para a russa. A decisão foi contestada pela brasileira. “Acho que a pontuação foi injusta. Mas é assim mesmo. No boxe, a gente não luta apenas com nossos adversários, luta também contra os juízes. Mas saio de cabeça erguida”, declarou Adriana.

A final da categoria entre Sofya  Ochigava e a irlandesa Katie Taylor, que derrotou Mavzuna Chorieva, do Tadjiquistão, por 17 a 9 na semi, acontece na sexta-feira (10), às 10h45 (horário de Brasília). Após a decisão, então, Adriana subirá ao pódio e receberá o bronze.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 8 de agosto de 2012, em Olimpíadas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: