Londres 2012 – Técnicos brasileiros do vôlei se tornam recordistas brasileiros de medalhas em Olimpíadas


por Renan Araujo

O técnico da seleção masculina de vôlei Bernardinho se tornou o maior medalhista olímpico do Brasil na história com seis medalhas como jogador e treinador. Com isso, ele supera os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt com cinco medalhas cada. Ele ganhou a prata como levantador reserva em Los Angeles 1984. Mas seu destaque maior veio quando se tornou técnico. Tanto em Atlanta 1996 e Sydney 2000 ele ganhou o bronze com a seleção feminina.

Bernardinho é o maior medalhista olímpico do Brasil (Foto: Divulgação)

Em Atenas 2004 ele ganhou o ouro comandando a seleção masculina e tanto em Pequim 2008 quanto em Londres 2012 ficou com a medalha de prata também com a seleção masculina. Além disso, ele coleciona uma série de títulos como Campeonato Mundial, Copa do Mundo e Liga Mundial. Apenas como técnico foram mais de 30 títulos. Após essa edição das Olimpíadas, ele poderá se despedir do comando da seleção masculina. Os comandados de Bernardinho, Giba, Serginho, Dante e Rodrigão entram para o seleto grupo de atletas com três pódios olímpicos com um ouro e duas pratas e se tornam os primeiros a conseguir isso em esportes coletivos.

O técnico José Roberto Guimarães se tornou o primeiro tricampeão olímpico da história do Brasil com o ouro do vôlei em Londres. A conquista se junta ao ouro em Barcelona 1992 como jogador e ao ouro em Pequim 2008 com próprio time feminino já como treinador. Com o feito ele supera as marcas dos ex-jogadores Maurício e Geovane, Adhemar Ferreira da Silva, os velejadores Robert Scheitd, Marcelo Ferreira e Torben Grael e as jogadoras do vôlei Jaqueline, Fabi, Fabiana, Thaisa, Sheilla e Paula Pequeno.

José Roberto Guimarães é o maior medalhista de ouro brasileiro nas Olimpíadas (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)

Das cinco edições dos Jogos que participou Zé Roberto só não ganhou com o quinto lugar do time masculino em Atlanta 1996, com o quarto lugar da equipe feminina em Atenas 2004 e nos Jogos de Montreal 1976 como jogador.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 12 de agosto de 2012, em Olimpíadas e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: