Londres 2012 – Yane Marques conquista bronze inédito para o Brasil no pentatlo moderno


por Renan Araujo

A brasileira Yane Marques conquistou uma medalha inédita para o Brasil na última competição dos Jogos Olímpicos de Londres. Ela conquistou uma medalha de bronze no pentatlo moderno, competição que envolve as disputas de esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida em um único dia. Com a conquista o Brasil fecha seu recorde de medalhas em uma única edição de Olimpíadas: 17 no total, com três de ouro, cinco de prata e nove de bronze.

Yane Marques conquista medalha inédita para o Brasil. (Foto: Darren Staples/Reuters)

A pontuação no pentatlo moderno acontece a cada prova. Quem tiver a melhor pontuação vence. Na esgrima Yane ficou em sexto lugar com 21 vitórias e 14 derrotas. Na natação, ela foi novamente a sexta nos 200 metros com 2m12s39. Já no hipismo ela conquistou 48 faltas e ficou em nono. Com essas três provas ela conquistou 3268 pontos e dividia a segunda colocação junto com a lituana Laura Asadauskaite.

Para a última prova, uma combinação entre tiro e corrida, ela ganhou o direito de largar na frente junto com sua adversária. Nesta prova elas precisam acertar cinco alvos a cada três trechos de 1000 metros de corrida. No primeiro estande de tiro ela largou na frente, mas foi ultrapassada pela rival na corrida. Já no terceiro estande de tiros, a brasileira foi ultrapassada pela britânica Samantha Murray, mas conseguiu segurar a terceira colocação com o tempo de 12m12s08. Ela conquistou 5340 pontos, 68 a menos do que a campeã, que bateu o recorde olímpico.

Yane já conquistou o ouro no Pan 2007 no Rio e a prata em Guadalajara em 2011. Após Pequim 2008, quando terminou em 18º, ela melhorou muito seu desempenho, conquistou o Pan da modalidade em 2010 e neste ano conquistou o bronze na Copa do Mundo e o título do Aberto da França. Ela também é a terceira no ranking mundial da modalidade.  

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 12 de agosto de 2012, em Olimpíadas e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: