Jogos de Londres marcam a despedida de grandes atletas e a chegada de grandes nomes para Rio-2016


por Renan Araujo

Os Jogos de Londres de 2012 vão marcar a despedida de uma série de jogadores. Alguns dos principais atletas brasileiros devem se aposentar e não chegarão aos Jogos do Rio 2016, que podem significar uma grande renovação para o país. Mas alguns dos maiores atletas desses Jogos de Londres podem também não estar no Rio de Janeiro.

Após a prata em Londres, Emanuel é um dos que não sabe se estará no Rio (Foto Reuters)

Uma das maiores renovações deve estar na seleção brasileira masculina de vôlei. Grandes nomes como Giba, Serginho e Ricardinho se despediram da seleção após a prata conquistada em Londres. Já o técnico Bernardinho teve sua renovação de contrato confirmada nesta semana para comandar o Brasil no Rio 2016.

Quem também anunciou que vai se aposentar em 2013 é a ginasta Daiane dos Santos com 29 anos, idade considerada alta para uma ginasta. Já o jogador de vôlei de praia Emanuel, com 39 anos, ainda não sabe se estará nos Jogos do Rio de Janeiro. Segundo ele, sua decisão será tomada nos próximos anos e continuará jogando se estiver em bom nível técnico.

Estrangeiros

A ausência mais sentida para 2016 será a do nadador americano Michael Phelps. Após três edições seguidas de muitas medalhas, os brasileiros não terão a chance de assistir ao vivo o maior recordista olímpico de medalhas. O tenista Roger Federer, com 31 anos, também é outro que pode parar, assim como o astro americano do basquete Kobe Bryant e a dupla americana de vôlei de praia Walsh e May.

Mas uma das maiores expectativas ficará por conta da presença ou não de Usain Bolt. De acordo com ele, sua aposentadoria antes dos Jogos é provável, mas ainda não tem certeza total. Entre os adversários, ele destacou Yohan Blake como seu maior rival na busca da hegemonia das provas curtas do atletismo.

Promessas

Se os Jogos de Londres indicaram que haverão muitas aposentadorias, por outro também indicou que outros novos talentos vão surgir. Na natação em Londres foram vários os nomes que conquistaram medalhas ainda como adolescentes, vão estar no auge de sua idade para o Rio de Janeiro e devem ser favoritos a medalha.

A americana Missy Franklin é um dos grandes nomes da natação (Foto: Mark J. Terrill/AP Photo)

No feminino, destaques para a americana Missy Franklin, 17 anos, dona de quatro ouros, dois recordes mundiais e um bronze, a chinesa Shiwen Ye, de 16 anos, com dois ouros e um recorde mundial e  a lituana Ruta Melutytede 15 anos que levou um ouro. Já no masculino o sul-africano Chad Le Clos, 20 anos, levou um ouro nos 200 metros borboleta e uma prata nos 100 metros, o francês Florent Manaudou, 21 anos, que levou o ouro nos 50 metros livre desbancando Cesar Cielo e o chinês Yang Sun, 20 anos, que levou dois ouros.

O atletismo também revelou grandes nomes. Yohan Blake, 22 anos deverá estar em sua melhor forma e deve ser o mais forte candidato ao ouro, caso Bolt não esteja participando. Seu compatriota Warren Weir, também com 22 anos, foi bronze nos 200 metros e pode crescer ainda mais. Já o granadino Kirani James, 19 anos, conquistou o ouro nos 400 metros, a primeira da história de seu país.

A ginástica também apresenta nomes fortes como a da americana Gabrielle Douglas, de 15 anos, que levou o ouro no individual geral. A russa Aliya Mustafina, com um ouro, uma prata e drois bronzes e a americana Alexandra Raisman, que levou dois ouros e um bronze têm 18 anos e também devem estar bem para competir no Rio.

Já para o Brasil algumas das maiores revelações continuam sendo do judô. Sarah Menezes, medalhista de ouro e Mayra Aguiar, medalhista de bronze, têm respectivamente, 22 e 21 anos, e vão estar com uma boa idade para chegar em alto nível. 

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 15 de agosto de 2012, em Olimpíadas e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: