Resumo da rodada – Europa League


por Pedro Domingues

Assim como a UEFA Champions League, e Europa League também teve sua primeira rodada disputada nessa semana. Com seus jogos todos disputados nesta quinta (20), a segunda competição mais importante do continente europeu rendeu bons jogos e boas surpresas para os amantes do futebol.

Grupo A

O Grupo A reservou o melhor jogo da rodada. Não pela qualidade técnica das equipes, e sim pela quantidade de gols marcados.

O Liverpool foi até a Suíça e com um time reserva venceu o Young Boys por 5×3, com destaque para o primeiro gol da equipe inglesa, marcado contra pelo zagueiro Ojala, em lance de pura infelicidade. Com o resultado, o Liverpool lidera o grupo com 3 pontos.

Na outra partida do grupo, o Anzhi, time de Samuel Eto’o e dos brasileiros João Carlos e Jucilei, empatou com a Udinese fora de casa.

Apesar de o jogo ter sido na Itália, o resultado pode ser considerado ruim para a equipe russa, já que vencia até os 47 do segundo tempo, quando o craque italiano Di Natale empatou para o time de Danilo, Willians e Maicosuel, este último fora da Europa League.

Grupo B

No talvez mais fraco grupo da Europa League, o atual campeão Atlético de Madrid venceu o hapoel Tel Aviv com facilidade, mesmo poupando Falcão Garcia e Arda Turan, dois de seus principais jogadores.

Com gols de dois brasileiros – Miranda, revelado pelo Coritiba e Diego Costa, que nunca atuou em solo brasileiro- a equipe espanhola agora lidera o grupo por conta do saldo de gols.

Outra equipe a vencer na primeira rodada do grupo foi o Viktória Pizen, que derrotou o Acadêmica em casa, por 3×1. O clube tcheco ocupa a segunda colocação.

Grupo C

No Grupo C, só empates. O destaque da primeira rodada foi o confronto entre Fenerbahçe e Olympique de Marseille. Jogando na Turquia, o time de Alex chegou a abrir 2×0, com gol do camisa 10 brasileiro. Mas o clube turco vacilou e deixou o Olympique empatar a partida em 2×2.

A outra partida do grupo entre Borussia Monchengladbach, da Alemanha e Limassol, do Chipre também terminou empatada, mas com o placar zerado.

Grupo D

Pelo Grupo D, o destaque fica para o Bordeaux, que goleou o Club Brugge, da Bélgica por 4×0. O jogo também teve gol brasileiro. Após cruzamento do lateral direito Mariano, Jussiê completou de cabeça para fechar o placar.

Com um time misto, o Nescastle viajou para Portugal e empatou em 0x0 com o Marítimo. Na próxima rodada o time inglês enfrenta o Bordeaux na briga pela liderança.

Grupo E

Favorito do Grupe E, o Stuttgart apenas empatou dentro de casa.O time alemão começou vencendo com um gol de Ibisevic, mas levou a virada no segundo tempo com gols de Chipciu e Rusescu para o Steaua Bucaresti. No fim da partida, Niedermeier marcou e evitou o tropeço do Stuttgart. Com 1 ponto, as duas equipes dividem a segunda posição.

Em primeiro lugar está o Copenhagen, da Dinamarca que vence o Molde, da Noruega por 2×1. Os gols do time dinamarquês foram marcados pelo brasileiro Claudemir e por Cornelius. Diouf descontou para os noruegueses.

Grupo F

Favorito absoluto do grupo, o Napoli, emsmo poupando vários titulares, goleou o AIK, da Suécia por 4×0. O grande destaque da partida foi o chileno Eduardo Vargas, autor de 3 gols. Contratado no início do ano pelo time italiano junto a Universidad de Chile, o jogador fez sua primeira partida como titular.

No outro jogo do grupo, o PSV decpcionou e perdeu para Dnipro Dnipropetrovsk do brasileiro Giuliano. Os gols do jogo foram marcados pelo brasileiro Matheus Nascimento e por Hutchinson, contra. Com o placar de 2×0, o time ucraniano fica na segunda colocação, atrás apenas do Napoli, pelo saldo de gols.

Grupo G

O grupo do favorito Sporting tem outro time na liderança. Com uma contundente vitória de 3×0 sobre o Videoton da Hungria, o Genk, da Bélgica lidera com 3 pontos. Os gols foram marcados por Vossen, Buffel e De Ceulaer.

Já o Sporting Lisboa, semifinalista na última edição da Europa League, deixou a desejar. Jogando em casa, o time apenas empatou em 0x0 com o Basel, da Suíça. O destaque negativo fica pro cotna do brasileiro Xandão, que foi expulso e acabou prejudicando sua equipe.

Grupo H

O grupo H foi outro que não viu a vitória acontecer nessa primeira rodada de Europa League. E isso de deve ao japonês Nagatomo. Jogando na Itáli, o Rubin Kazan foi para cima da gigante Internazionale de Milão e abriu o placar com Ryazantsev, pegando rebote de pênalti cobrado por Nacho e defendido por Handanovic. A Inter igualou o marcador ainda na primeira etapa, com o croata Livaja.  No segundo tempo, Rondon desempatou aos 39 minutos. E quando tudo parecia resolvido, Nagatomo salvou a Inter aos 47 minutos da segunda etapa.

O outro jogo do grupo entre Partizan, da Sérvia e PFC Neftchi, do Azerbaijão terminou em 0x0.

Grupo I

Com Lyon e Athletic Bilbao favoritos a classificação do grupo, a primeira rodada teve surpresa e confirmação de favoritismo.

A surpresa fica por parte do Bilbao, apenas empatou em 1×1 com o Hapoel Kiryat, decepcionando seu treinador, o argentino Marcelo Bielsa.. Apesar de jogar em casa, o time do País Basco não fez valer seu melhor elenco e ficou devendo para a torcida.

O favoritismo foi confirmado pelo Lyon, que venceu o Sparta Praga por 2×1 na França. O destaque negativo da partida foi o choque de cabeça entre  Mouhammadou Dabo do time francês e Kaderabek do Sparta. Dabo  foi substituído imediatamente e logo em seguida diagnosticado com traumatismo craniano.

Grupo J

A maior surpresa da primeira rodada da Europa League aconteceu no Grupo J. Favoritos a classificação, Tottenham e Lazio empataram em 0x0, num jogo com incríveis 3 gols anulados da equipe inglesa. A zebra ficou por conta do Maribor, que lidera o grupo. O time esloveno venceu os gregos do Panathinaikos por 3×0 fora de casa, e agora enfrentam a Lazio em Roma.

Grupo K

Outro favorito a decepcionar foi o Bayer Leverkusen. O time do camisa 10 Renato Augusto apenas empatou com o Metalist em casa, pelo placar de 0x0, na Alemanha.

Com isso, o líder da chave é o Rosenborg. O time da Noruega venceu os austríacos do Rapid Viena por 2×1, na Aústria e lideram com 3 pontos.

Grupo L

O Grupo L é liderado pelo Levante, que venceu Helsingborg da Suécia po 1×0, gol de Garcia. O outro jogo da rodada terminou empatado no duelo entre holandeses e alemães.

Depois de estar vencendo por 2×0, os holandeses do Twente acabaram cedendo o empate para o Hannover, mesmo atuando dentro de casa.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 21 de setembro de 2012, em Futebol Internacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: