Raikkonen volta a vencer na Fórmula 1; Vettel e Alonso mantiveram a briga pelo título em Abu Dhabi


por Paulo Semicek

O finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, realizado no circuito de Yas Marina, nos Emirados Àrabes. Com o tempo final de 1h45m58s667, ele voltou a vencer uma corrida desde o retorno à F1, no começo deste ano. Completam o pódio o espanhol Fernando Alonso (Ferrari/2°) que tem 245 pontos no ano e está atrás apenas de Vettel (RBR), que chegou 255 pontos com o 3°lugar neste domingo (4). 

Sem sorriso, o ”Homem de Gelo” dá vitória à Lotus, algo que não acontecia desde a época de Senna (Foto: Red Bull/Getty Images)

Largada difícil para os líderes do campeonato

Hamilton manteve a liderança na largada, mas quem tinha mais ambições na prova e no campeonato não estava na ponta. Vettel, que largou dos boxes após ser punido, começou fazendo sua corrida de recuperação lá atrás, enquanto Alonso saltou para o 4 °lugar. Surpreendente, Maldonado passou Webber e ficou em 3°lugar. Bruno Senna, brasileiro, companheiro de Williams do venezuelano, se envolveu em um acidente e também teve que se recuperar.

Acidente sério e  líderes se recuperando

Na 9°volta, um grande susto. Próximo à curva, Karthikeyan diminui a velocidade, e simplesmente foi atropelado por Nico Rosberg, que voou sobre o indiano da HRT e foi parar na barreira de pneus. Os dois abandonaram, mas passam bem.

Enquanto isso, Vettel ultrapassava três pilotos ao mesmo tempo, e buscava de toda a maneira chega à zona de pontuação. Já Fernando Alonso teve a maior sorte do mundo; o até então líder da prova, Lewis Hamilton, abandonou por problemas mecânicos. Raikkonen assumiu a ponta, o espanhol ficou em segundo.

Ainda que sem culpa desta vez, Maldonado tocou no carro de Webber, e o australiano rodou na pista, caindo posições. Enquanto isso, Vettel foi chegando, ficou até em segundo, mas teve que ir para o pitstop, o que freou um pouco a reação.

Para não passar em branco, Webber aproveitou para fazer alguns estragos. Além de Maldonado, ele tocou em Felipe Massa, que rodou, e se envolveu em um acidente com Romain Grosjean e Paul Di Resta. O australiano acabou fora da prova.

Duelos decisivos no final

Faltando poucas voltas para o fim, Vettel estava em quarto, atrás de Button, que por sinal pressionava Alonso, e do líder Raikkonen. Com pneus macios, ele tinha tudo para atacar todos e até vencer. Ele até tentou, e conseguiu ultrapassar Button, mas finalizou sua bela corrida com o 3°lugar no pódio.

O destaque final no belíssimo cenário que é o circuito de Yas Marina ficou para o duelo entre Alonso e Raikkonen. O espanhol fez uma sequência  de melhores voltas, mas não conseguiu baixar a diferença para menos de 1 segundo, o que permitiria o uso da asa móvel.

A vitória ficou mesmo com Kimi Raikkonen. Foi a primeira desde o retorno à F1, neste ano. Também foi a primeira conquista do retorno da Lotus à categoria, sendo que o último triunfo foi ainda na época de Ayrton Senna. O “Homem de Gelo” está de volta. 

Largada boa e erros dos outros encaminharam o desenvolvimento da corrida de Raikkonen (Foto: Red Bull/Getty Images)

Opinião do Jornaleiro

Antes de falar sobre Raikkonen, temos uma briga forte pelo campeonato. Vettel tem agora 255 pontos, e Alonso ficou 245. Faltam apenas duas corridas para o fim da temporada, e o equilíbrio voltou a prevalecer. Embora Vettel tenha feito de novo uma bela corrida, a recuperação que foi obrigado a fazer impediu uma vitória e praticamente a garantia do título.

Alonso agora depende mais do que nunca da superação que teve com o irregular carro da Ferrari. A próxima corrida é no Texas, e por ser um circuito novo, não dá para apontar um domínio específico de uma equipe. É a chance do espanhol de levar uma briga possível para Interlagos. No Brasil, ainda o fator carro pesará, mas Alonso celebrou seus dois títulos por aqui, além do bom histórico de Felipe Massa em São Paulo, o que pode prejudicar as RBR no meio da corrida.

E Raikkonen finalmente venceu. Tem 0,0001% de chances de ser campeão, e embora isso nada signifique em termos de campeonato, é bom demais ver o finlandês vencendo de novo. O campeão de 2007 voltou muito bem das suas “férias no rali”, e faltava uma vitória para coroar seu bom ritmo e o acerto bem feito do carro da Lotus. 

Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi:

1 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1h45m58s667
2 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 0s852
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 4s163
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 7s787
5 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 13s007
6 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 20s076
7 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 22s896
8 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 23s542
9 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 24s160
10 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 27s400
11 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 28s000
12 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 34s900
13 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 47s700
14 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 56s400
15 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 56s700
16 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1m04s500
17 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 1m11s500

Não completaram:
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – na volta 42
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – na volta 38
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – na volta 38
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – na volta 20
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – na volta 8
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – na volta 8
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – na volta 1 

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 4 de novembro de 2012, em F-1 e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: