Melhores do ano 2012 – Esporte olímpico brasileiro


por Renan Araújo

O ano de 2012 teve muita importância para o esporte olímpico brasileiro. Nas Olimpíadas de Londres, em julho, o Brasil conquistou 17 medalhas, sendo três de ouro. Foi o maior número de medalhas conquistadas, mas não o melhor desempenho (Atenas 2004 teve cinco ouros brasileiros). Por isso, queremos saber: qual foi o melhor atleta olímpico brasileiro de 2012? 

Fotos: Esquiva: Reuters | Sarah: AFP | Zanetti: AFP | Sheilla: Divulgação/FIVB | Thiago: Reuters. Montagem: Lucas Vian

Fotos: Esquiva: Reuters | Sarah: AFP | Zanetti: AFP | Sheilla: Divulgação/FIVB | Thiago: Reuters. Montagem: Lucas Vian

Esquiva Falcão (Boxe)

O pugilista capixaba conquistou um feito inédito para o boxe brasileiro: ganhou três lutas em Londres – 2012, chegou à final olímpica, batalhou muito e ficou com a medalha de prata. Dono de uma história de superação incrível, ele deu mais visibilidade ao esporte e fez um 2012 para ficar na história.

Sarah Menezes (Judô)

A judoca piauiense começou o ano com uma prata no Grand Slam de Paris e nos Jogos de Londres conquistou o feito inédito de ser a primeira judoca a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas. Com o resultado, ela assumiu a ponta do ranking mundial em sua categoria até 48kg.

Arthur Zanetti (Ginástica Artística)

Zanetti, atleta pouco conhecido antes dos Jogos Olímpicos, se tornou uma referência no esporte ao se tornar o primeiro ginasta brasileiro a conquistar uma medalha olímpica e de quebra veio logo o ouro. Durante o ano também teve bons resultados como a prata nas etapas da Copa do Mundo de Ginástica de Cottbus, na Alemanha e Ostrava, República Tcheca e o ouro na etapa de Osijek, na Croácia, em Maribor, Eslovênia e em Ghent, na Bélgica.

Sheilla (Vôlei)

A mineira foi um dos grandes destaques na sofrida campanha que deu a medalha de ouro para a seleção feminina de vôlei em Londres 2012. Toda vez que a seleção passava por dificuldades, era com as jogadas precisas da jogadora que o time se recuperava. Também foi medalha de prata no Grand Prix de 2012 na China. Foi vice-campeão da Superliga com o Unilever/Rio de Janeiro e com o Sollys Nestlé/Osasco conquistou o Sul-Americano, o Paulista e o Mundial de Clubes .

Thiago Pereira (Natação)

Thiago Pereira foi uma das grandes surpresas brasileiras ao conquistar a medalha de prata nos 400m medley em Londres-2012 deixando para trás o supercampeão Michael Phelps. Nos 200m medley chegou em quarto lugar. Também conquistou diversas medalhas ao longo do ano em etapas do Sul-Americano, troféu Maria Lenk e Troféu José Finkel.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 11 de dezembro de 2012, em Especiais, Olimpíadas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: