Um dos maiores eventos de MMA do mundo, Strikeforce realiza última edição neste sábado


por João Pedro Alves

Depois do Pride e do WEC, mais um evento comprado pela Zuffa, empresa dona do UFC, vai fechar as portas. Neste sábado (12), o Strikeforce, tido como principal concorrente do Ultimate até ser adquirido pelos irmãos Fertitta em março de 2011, terá sua última noite de glória com o Strikeforce: Marquardt vs. Saffiedine. Além da luta principal entre Nate Marquardt e Tarec Saffiedine, que vale o cinturão dos meio médios, o card conta com vários atrativos, como a presença dos pesos pesados americanos Daniel Cormier e Josh Barnett, do armeno Gegard Mousasi e dos brasileiros Ronaldo “Jacaré” e Roger Gracie.

Logo Strikeforce

Desde que a Zuffa se tornou proprietária do Strikeforce o evento foi perdendo força. Com menos edições sendo realizadas e cada vez menos frequentes, além da ida de alguns atletas importantes para o UFC, como Alistair Overeem e Nick Diaz, o futuro da franquia californiana foi sendo minado e o destino parecia ser mesmo o fim, confirmado no final de 2012. O evento de despedida previa um card com quatro campeões: Gilbert Melendez (peso leve), Nate Marquardt (peso meio médio), Luke Rockhold (peso médio) e Daniel Cormier (peso pesado). No entanto, Melendez e Rockhold se lesionaram e ficaram de fora do show.

Marquardt e Cormier são os campeões e destaques da noite (Fotos: Sherdog)

Marquardt e Cormier são os campeões e grandes destaques da noite (Fotos: Sherdog)

De qualquer forma, a organização do Strikeforce conseguiu montar um card para dar adeus em grande estilo. O experiente Nate Marquardt (32-10-2) defende seu cinturão contra Tarec Saffiedine (13-3-0) mirando, quem sabe, um retorno ao UFC. Já contratado por Dana White para reforçar o Ultimate, o invicto Daniel Cormier (10-0-0), campeão do grand prix dos pesados do Strikeforce em 2012, é amplo favorito contra o holandês Dion Staring (28-7-0) no co-main event da noite.

Ainda no card principal, os outros destaques são Josh Barnett (31-6-0), Gegard Mousasi (32-3-2) e Ronaldo Jacaré (16-3-0). Destes, apenas o brasileiro tem destino certo ao fim do evento: o UFC. Os outros dois são apontados como possíveis contratações – Mousasi, inclusive, cogita descer de categoria para enfrentar Anderson Silva.

Mais brasileiros se despedem do evento

Roger não teve oportunidade de mostrar seu jiu jitsu (Foto: Showtime/Strikeforce)

Com apenas uma derrota na carreira, Roger pode desembarcar em breve no UFC (Foto: Showtime/Strikeforce)

Nas preliminares, três brazucas sobem ao octógono. O talentoso peso médio Roger Gracie (5-1-0), decacampeão mundial de Jiu-Jitsu, tem pela frente o americano Anthony Smith (17-8-0), que disse não temer o faixa preta carioca. “Roger é muito previsível. Se estivéssemos em uma luta de Jiu-Jitsu, Roger chutaria minha bunda, mas não estamos”, afirmou o “Coração de Leão”, como é conhecido, ao MMA Junkie. Caso vença, o Gracie deve assinar com o UFC.

Já Jorge Gurgel (14-8-0) e Adriano Martins (23-6-0) fazem o combate verde e amarelo da noite. Os pesos leves se enfrentam em fases diferentes na carreira: enquanto Gurgel tem três vitórias e cinco derrotas nas últimas oito lutas (atuando pelo UFC e Strikeforce), Martins foi derrotado apenas uma vez nas últimas 11 vezes que entrou em ação – todas em eventos nacionais.

Strikeforce: Marquardt vs. Saffiedine
Chesapeake Energy Arena, em Oklahoma, Estados Unidos
Sábado, 12 de janeiro de 2013

CARD PRELIMINAR

Peso leve: United States Michael Bravo vs. United States Estevan Payan
Peso leve: Brazil
Jorge Gurgel vs. Brazil Adriano Martins
Peso leve: United States
Ryan Couture vs. United States K.J. Noons
Peso médio: United States
Tim Kennedy vs. United States Trevor Smith
Peso médio: Brazil
Roger Gracie vs. United States Anthony Smith
Peso leve: United States
Pat Healy vs. United States Kurt Holobaugh

CARD PRINCIPAL

Categoria casada (até 88kg): United States Ed Herman vs. Brazil Ronaldo “Jacaré” Souza
Peso meio pesado: Armenia
Gegard Mousasi vs. United States Mike Kyle
Peso pesado: United States
Josh Barnett vs. Austria Nandor Guelmino
Peso pesado: United States
Daniel Cormier vs. Netherlands Dion Staring
Peso meio médio: United States
Nate Marquardt vs. Belgium Tarec Saffiedine
– Luta válida pelo cinturão da categoria, pertencente a Marquardt

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 11 de janeiro de 2013, em Lutas e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: