Juliana/Maria Elisa e Solberg/Schmidt são campeões do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia


por Renan Araujo
(enviado especial à Fortaleza)

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/2013 teve a sua primeira etapa neste ano em Fortaleza, em arena montada na praia de Iracema e novamente teve como vencedores aqueles que já estavam acostumados a vencer. No masculino, a dupla Pedro Solberg e Bruno Schmidt derrotou Marcio e Fernandão por 2×0, com parciais de 21/18 e 21/17 e levaram o quinto título do circuito aumentando ainda mais a diferença na liderança. Já no feminino, Juliana e Maria Elisa formaram uma parceria inédita após a separação de Juliana e Larissa no ano passado e venceram Angela e Neide por 2×0, com parciais de 21/19 e 21/13 para levar o título da competição.

Imagem

Jogos foram muito disputados durante toda a competição. (Foto: Renan Araujo/Jornaleiros)

O vôlei de praia foi um sucesso absoluto em Fortaleza. O público compareceu em bom número (pela manhã os jogos de Alison e Emanuel e Juliana e Maria Elisa foram os mais procurados) e as semifinais disputadas sábado à noite trouxeram uma fila enorme para entrar na arena, mesmo com diversos shows e pré-carnavais que aconteciam na praia naquele momento. A interação com o público também colaborou, já que o evento contou com um animador de torcida, distribuição de brindes entre outras atividades.

O Circuito também contou com presenças ilustres. Larissa, ex-parceira de Juliana esteve na área VIP para prestigiar as partidas. Ela e Juliana ainda são as primeiras no ranking do circuito e, mesmo sem atuarem juntas ainda podem ser campeãs caso a diferença em relação às segundas colocadas, Rebecca e Lili se mantenha.  Também estava presente Virna, medalhista olímpica de bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

Vale ressaltar que tanto para o feminino quanto para o masculino, o nível das duplas é excelente. Desde as quartas de final, os duelos eram disputadíssimos e mesmo com favoritos jogando como Alison e Emanuel as surpresas aconteciam (a dupla da prata olímpica ficou apenas com o terceiro lugar). Os campeões mundiais, por exemplo, são apenas os quintos colocados no Circuito Banco do Brasil.

Juliana e Maria Elisa – Nova parceria já rende frutos

Imagem

Juliana e Maria Elisa tiveram um jogo muito duro nas quartas de final contra Karin e Pri Lima. (Foto: Renan Araujo/Jornaleiros)

A santista criada no Ceará e medalhista de bronze em Londres 2012, Juliana, teve a torcida toda ao seu lado durante a competição e conseguiu superar a falta de entrosamento com sua nova parceira Maria Elisa para levar o título do Circuito. Invictas na primeira fase, elas enfrentaram uma batalha dificílima nas quartas de final quando levaram 1h20min para derrotar Karin e Pri Lima por 2×1, com parciais de 24/22, 28/30 e 15/12. Juliana claramente assumia o papel de líder da dupla e fornecia orientações para Maria Elisa que era mais contida. Mesmo assim, Maria Elisa mostrou a mesma qualidade técnica de Larissa para conseguir chegar bem com Juliana. Nas semifinais, elas derrotaram Rebecca/Lili, campeãs na última etapa no Rio de Janeiro, por 2×0, com duplo 21/18 sem os mesmos sustos da fase passada.

Já na final, elas venceram Angela e Neide, que pela primeira vez na final, não foram páreo para as vencedoras. Vitória de 2×0, com parciais de 21/19 e 21/13. O primeiro set foi equilibrado e Angela e Neide chegaram na frente do placar no tempo técnico. Porém, com o bloqueio de Juliana, a dupla se recuperou para vencer. No segundo set, a vitória veio com grande facilidade. Esse foi o sexto título de Juliana em sete etapas do circuito e apenas o primeiro de Maria Elisa.

Solberg/Schmidt – título reafirma supremacia da dupla

Imagem

Alison e Emanuel ficaram apenas com o terceiro lugar. (Foto: Renan Araujo/Jornaleiros)

Esse foi o quinto título da dupla e o quarto seguido do Circuito Banco do Brasil e a dupla aparece ainda mais isolada na liderança. Mas o título começou após a superação de um mau resultado. A dupla perdeu na fase classificatória para Luciano e Rodrigo Sauders em um jogo incrível de três sets, colocando fim a uma invencibilidade de 17 jogos da dupla. Na repescagem, porém, a dupla conseguiu avançar de fase. A grande surpresa foi o jogo nas quartas de final contra o próprio Luciano e Rodrigo Sauders em que Solberg e Schmidt venceram por 2×0, com 21/14 e 21/9 com incrível superioridade.

Nas semifinais veio o jogo decisivo. Debaixo de muita chuva na capital cearense, a dupla campeã enfrentou os segundo colocados no ranking do circuito, Ricardo e Pedro Cunha e venceram por 2×0, com parciais de 21/11 e 21/18. A surpresa ficou por conta da outra semifinal em que Marcio e Fernandão venceram Alison e Emanuel por 2×0, com parciais de 21/19 e 21/16.

Na final, o primeiro set foi muito disputado e acabou sendo decidido a favor de Solberg e Schmidt em dois erros nos pontos finais de Fernandão. Vitória por 21/18. No segundo set, a dupla vencedora abriu boa vantagem mas levou o empate. Errando muito pouco, os dois mantiveram um bom saque e bloqueio para ficar à frente do placar e vencer por 21/17.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 21 de janeiro de 2013, em Jornaleiros On the Road. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: