A Copa em Fortaleza e o Castelão: veja como está a capital cearense para a Copa de 2014


por Renan Araujo
(enviado especial à Fortaleza)

O estádio Governador Plácido Castelo foi o primeiro a ser inaugurado para a Copa do Mundo de 2014 no dia 16 de dezembro de 2012. A inauguração, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, deu a Fortaleza um status diferenciado em relação à Copa, já que o estádio receberá seis jogos, sendo três na primeira fase, um jogo do Brasil, um das oitavas e um das quartas. O local com capacidade para 65 mil pessoas impressiona pela grandiosidade, modernidade e beleza. Mas quem visita o estádio e fala com os fortalenses vê que ainda há muito a ser feito pela frente. Confira mais sobre o museu aberto ao público dentro do estádio, os principais problemas da cidade para o torneio e como está a repercussão para as partidas de estréia no estádio que acontecerão dia 27.

Estádio está praticamente pronto e vai receber jogos no dia 27 (Fotos: Renan Araujo)

Estádio está praticamente pronto e vai receber jogos no dia 27. (Foto: Renan Araujo/Jornaleiros)

O estádio

IMG_20130119_131840

(Foto: Renan Araujo/Jornaleiros)

A visita de torcedores ao gramado e às arquibancadas ainda não está liberada, mas é possível visitar o Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, que permite a vista ao gramado do mesmo nível das arquibancadas e traz um belo acervo de informações sobre a história do futebol cearense e do estádio do Castelão. Também há espaço para a cultura nordestina com esculturas que fazem referência ao Nordeste.

Dentro do museu, é possível conhecer registros históricos sobre como o futebol chegou ao estado e sobre os primeiros campeonatos cearenses. Os principais times cearenses têm um espaço dedicado a eles com informações, fotos, uniformes históricos e troféus sobre seus principais feitos, assim como os jogadores cearenses de destaque como Mirandinha (primeiro brasileiro a jogar num clube inglês, o Newcastle), Gildo (maior artilheiro da história do Ceará) e Iarley (campeão mundial de clubes com o Boca Juniors e com o Internacional).

Além disso, há um panorama sobre os jogos mais marcantes do antigo Castelão, todos os jogos da seleção brasileira e depoimentos em formato de vídeo de ex-jogadores, dirigentes e jornalistas sobre momentos marcantes vividos no local e a expectativa para o futuro.  O local é uma bela viagem em uma história pouco conhecida do nosso futebol, mas ainda assim muito interessante.

As obras e os problemas

As obras dividem espaço com o visual grandioso do estádio

As obras dividem espaço com o visual grandioso do estádio. (Foto: Renan Araujo/Jornaleiros)

O Castelão ainda está cercado de obras dentro e fora do complexo do estádio. Diversos funcionários finalizam ainda detalhes nos portões de acesso e na área externa. As ruas do entorno ainda estão todas inacabadas e as obras são percebidas a cerca de 1 quilômetro antes de chegar ao estádio. A via que dá acesso ao local está sendo ampliada e passará de duas para três mãos e um túnel que facilitará o acesso ao estádio ainda deve ser construído. O metrô que teve sua primeira linha inaugurada há sete meses e que foi aprovada pela população ainda terá mais duas estações inauguradas.

Essas devem ser as soluções da prefeitura para os diversos problemas de trânsito. De acordo com os moradores, existem três acessos principais para chegar ao Castelão, mas todos ficam congestionados em dias de grande movimento. O novo prefeito Roberto Cláudio que assumiu a prefeitura no início do ano terá diversos problemas financeiros, quanto às desapropriações de moradores em locais de obras e na execução de obras que ficaram paralisadas, como a ampliação dos BRTs, espécies de corredores de ônibus, a ampliação do aeroporto e do porto da cidade.

Mas outro problema que se observa próximo ao estádio é o social. O Castelão é cercado por uma área com muita pobreza e uma população muito carente. As drogas e a prostituição infantil são problemas visíveis para quem passa e que só tendem a se agravar com a chegada de milhares de estrangeiros. Porém, nenhuma providência foi tomada e dificilmente algo será feito já que a preocupação e todo o dinheiro devem estar colocados nas obras de ampliação da cidade.

A estréia do estádio

IMG_20130119_130836

(Foto: Renan Araujo/Jornaleiros)

O Castelão receberá suas primeiras partidas no dia 27 de janeiro, quando Fortaleza e Ceará jogarão em uma rodada dupla contra, respectivamente, Sport e Bahia. A operação para o dia do jogo será grande, com reforço no policiamento, no trânsito e no transporte em geral. Mas a grande preocupação é em relação ao encontro das torcidas adversárias antes e após as partidas. Também gera preocupação os entulhos das obras em torno do estádio que podem servir como arma para os torcedores brigões.

Como prevenção, também estará proibida a presença das torcidas organizadas no estádio para os dois jogos. A decisão surgiu em uma reunião entre os líderes das TO’s, o Ministério Público do estado e a Polícia Militar já que não houve acordo quanto à responsabilidade de possíveis conflitos no local. Além disso, as torcidas não quiseram colaborar para elaborar uma lista com o nome dos membros.

A mistura das torcidas é um trabalho pensado para a Copa do Mundo, em que torcedores de diferentes países e rivais devem conviver juntos no estádio. O Governo do Estado, a princípio queria realizar o jogo sem divisórias entre torcidas e fazer com que todos os ingressos fossem identificados e numerados, mas acabou voltando atrás e haverá divisão de torcidas e ingressos não numerados. De acordo com o governo essa nova readaptação nos estádios brasileiros deve ser feita de forma lenta e gradual.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 22 de janeiro de 2013, em Jornaleiros On the Road. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: