Entenda o Winter X-Games e o Global X-Games


por Brunno Panosso e Marcos Garcia

Considerado o grande evento dos esportes de ação, o X-Games e o Winter X-Games, que surgiram em 1995 e 1997, respectivamente, são eventos que passam por constantes revoluções em sua estrutura e sua maneira de organização. O Jornaleiros traz a você uma introdução sobre a versão de inverno do evento, que receberá sua 16ª edição na sua “capital”, Aspen, no estado americano do Colorado e sobre a expansão dos jogos, que esse ano ocorrerá em 6 edições ao redor do mundo.

O WINTER X-GAMES

Assim como os jogos olímpicos, os X-Games ganharam sua versão de inverno, em 1997. A primeira edição do Winter X-Games ocorreu na localidade de Big Bear Lake, na California e assim como no X-Games de verão rodou pelos Estados Unidos até parar em sua capital, Aspen, na edição de 2002. Em 2010 ganhou mais uma edição anual, na cidade francesa de Tignes.

As modalidades iniciais consistiam basicamente no ski(freestyle, cross e slopestyle) e no snowboard(freestyle e slopestyle), totalizando 5 modalidades na edição de 1997. Nas edições seguintes, entraram os big airs, tanto no ski como no snowboard e recentemente, a adição do superpipe(modalidade dominada pelo americano Shaun White, grande estrela atual do snowboard) e as competições com o snowmobile, uma espécie de moto de neve. O snowmobile é modalidade mais recente e também é onde temos a maior variação de competições: 5 no total. São elas: cross, cross adaptive(primeira modalidade da história dos X-Games para portadores de necessidades especiais), best trick, freestyle e o speed & style. As competições com o snowmobile são semelhantes às competições do motocross na edição de verão do X-Games.

GLOBAL X-GAMES: OS ESPORTES DE AÇÃO GANHAM TODOS OS CANTOS DO PLANETA

O ano de 2013 marca uma verdadeira revolução nos X-Games, vão ser 6 eventos(2 a mais que em 2012), além dos tradicionais eventos de Los Angeles e Aspen, nos Estados Unidos, e do evento de inverno em Tignes, na França, Barcelona e Munique são os novos eventos europeus; e o Brasil volta ao mapa, com o evento de Foz do Iguaçu. A edição brasileira acontece em Abril e é a quarta vez que o evento chega a América do Sul, as outras edições foram em 2002, 2003 e 2004, no Rio de Janeiro. Porém, engana-se quem pensa que edições longe do terrirório norte-americano são novidades, desde 1998 o evento tem sua edição asiática; a primeira delas ocorreu em Phuket, na Tailândia, que até 2001 recebeu o evento asiático, Kuala Lumpur, na Malásia, Seul na Coreia do Sul, e Shangai, na China, que recebeu entre 2007 e 2012 foram as outras sedes da competição.

OS EVENTOS AO REDOR DO PLANETA

Aspen, EUA – 24 à 27 de Janeiro.
Tignes, França – 20 à 22 de Março
Foz do Iguaçu, Brasil – 18 à 21 de Abril
Barcelona, Espanha – 9 à 12 de Maio
Munique, Alemanha – 27 à 30 de Junho
Los Angeles, EUA – 1 à 4 de Agosto

Winter X Games – Resumo das Modalidades

Para quem acompanha o Winter X Games regularmente, as inúmeras provas e modalidades do evento já estão fáceis de serem seguidas e os principais atletas de cada uma delas estão na ponta da língua dos fãs. Mas para os novatos no assunto, o assunto do post é mais do que importante. Dividida em masculino e feminino, as provas dos 4 dias de competição prometem muitas manobras ousadas e grandes performances.

Abaixo, um resumo de cada modalidade do Winter X Games:

SUPERPIPE – Masculino e Feminino

Momento mais esperado do X games, o superpipe se assemelha ao Halfpipe do Skate, com paredes de gelo de aproximadamente 7 metros e lisas. As condições do Gelo permitem manobras na altura de um prédio, acima dos 7 metros e os competidores realizam suas voltas em menos de um minuto na pista. No masculino,  o grande nome da modalidade e também dos jogos é Shaun White, principal estrela dos esportes de inverno e que possui em seu currículo 7 medalhas de ouro e duas de prata no pipe. Na edição de 2012, White completou uma volta perfeita, ganhando um inédito 100 dos juízes e possui como principais adversários a dupla Louie Vito e Iouri Podlatchikov. No feminino, destaque para Kelly Clark, que vem dominando o estilo graças a sua exclusiva manobra denominada 1800. A principal adversária de Kelly será Elena Hight, que vem treinando para acertar o  double alley-oop rodeo, manobra que Shaun White também busca acertar em 2013.

Ski Superpipe – Masculino e Feminino

Sem nenhum grande nome com hegemonia, o Ski Superpipe apresenta Kevin Rolland, com dois ouros na carreira, como um nome forte, embora tenha ficado em 4º em 2012. O grande vencedor do último ano foi Dave Wise e neste ano o atleta terá que lidar com o jovem local de Aspen Torin Yater Wallace, de apenas 17 anos, dono de uma prata e um bronze no ski superpipe. A grande novidade em 2013 é a volta de Tanner Hall, multi campeão que estava afastado do gelo desde 2009 e quer aumentar a sua coleção de 11 medalhas neste ano. Na versão feminina, a morte prematura de Sarah Burke em 2012, principal nome e dona de 6 medalhas no estilo, ainda é bastante presente nas lembranças dos fãs. Nesta edição, a luta é encabeçada pela atual campeã Roz Groenewoud.

Snowboard Street

Essa categoria traz as ruas para a neve, já que a pista remonta obstáculos encontrados na vida urbana. A prova é em formato de uma jam, aonde os competidores disputam com manobras de corrimão, rampas, paredes, escadarias e o que mais a criatividade de cada um proporcionar. O ouro em 2012 ficou com Forrest Bailey.

Snowboard Slopestyle – Feminino e Masculino

Este estilo oferece uma competição com uma série de manobras de corrimão, caixas e também de saltos. A pista possui uma combinação de duas sessões de corrimão, paredes e caixas, com outras 3 rampas para saltos, fazendo com que o atleta seja obrigado a encaixar o maior número de manobras variadas em cada um dos obstáculos para conquistar uma boa pontuação. É nesta modalidade que a principal rivalidade dos X games se encontra: Shaun White e Mark McMorris. Após voltar a competir neste estilo em 2012, White não teve um bom desempenho, ficando fora até da final e acompanhando McMorris garantir o ouro não só no slope, mas também no Big Air. Alguns meses depois, a estrela voltou a ficar no pódio da modalidade em Tignes, na França, abrindo o caminho para uma disputa que promete muito agora em Aspen. O feminino tem Jamie Anderson como favorita absoluta, vencedora da edição do último ano e com 5 medalhas na carreira.

Ski Slopestyle – Masculino e Feminino

No Ski, destaque para o campeão Tom Walisch em 2012 com uma volta inteira de switch (costas) para levar o ouro e a revelação de um novo nome no estilo: Nick Goepper. Grande nome das eliminatórias, Nick chegou como favorito a final do último ano, mas ficou com a prata. Em 2013, a busca é pelo lugar mais alto do pódio. A versão feminina possui Kaya Turki com os últimos 3 títulos da competição e com o favoritismo pra este novo ano, seguida de Ana Segal.

Big Air – Snowboard

Competição considerada a mais radical dos jogos, o Big Air tem variações e a primeira dela é com o Snowboard. Neste estilo, Mark McMorris volta às cabeças após conquistar o ouro em 2012 com o Triple Cork, manobra que não foi inédita graças a Torstein Hogmo, principal adversário do atual campeão e que também a fez, no mesmo ano. A briga entre os 2 segue para 2013.

Big Air – Ski

Já no Ski, olhos para o experiente Bobby Brown, que havia ido mal no slope em 2012, mas teve sua redenção nesta categoria ao ganhar o  ouro entrando de costas nas duas voltas, mostrando criatividade. É o favorito.

Snowmobile 

Categoria que usa as motos de neve como a principal estrela, o snowmobile também é um dos momentos mais esperados pelos fãs no Winter X Games e se divide nas competições do Best Trick e do Freestyle.

Snowmobile Freestyle 

Em 2012, disputa entre família no Snowmobile Freestyle com a dupla Colten e Caleb Moore competindo ponto a ponto pelo x de ouro, com vantagem para Colten no fim, superando um tombo feio nas eliminatórias. Na final, destaque também para Joe Parsons, que se intrometeu na disputa dos irmãos e ficou com a prata.  A edição de 2013 promete

Snowmobile Best Trick

Prova em que os limites da gravidade são superados, o best trick vem para 2013 com Heath Frisby no favoritismo, após encaixar um inédito front flip na edição passada e conquistar o ouro. Seu principal rival, Justin Hoyer, não teve a mesma sorte em uma tentativa de double backflip e sofreu a queda mais séria do evento. Neste ano, a categoria tem a volta de Levi Cavalle as competições, após 2 anos afastado por lesão.

SnowCross

De volta aos X games após um ano ausente, o snowcross é a corrida de motos na neve e  já foi o estilo mais importante do evento nos seus primeiros anos de disputa, dominada sempre por dois nomes: Tucker Hibbert e Blair Morgan. Os fãs sentiram falta da prova no último ano e o caminho em 2013 está aberto.

Snow Cross Adaptive

Essa versão do Snow Cross é feita para competidores com deficiência física e tem Mike Schultz como o grande favorito, com 2 ouros nas últimas duas edições e com vitórias também no racing de verão da modalidade.

Snow Cross Speed & Style

Competição mais nova, apenas em sua 3º edição, o Snow Speed & Style é uma prova que combina velocidade e manobras radicais, aonde o piloto precisa de ousadia para vencer. O vencedor é decidido por uma conta matemática, que avalia a pontuação das manobras e a velocidade para completar o percurso. Levi Lavalle, Cory Davis e Joe Parsons são os maiores medalhistas desta modalidade.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 25 de janeiro de 2013, em Especiais, X-Games e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: