Mercado da bola: Paraná


por Paulo Semicek, Marcio Kaviski e André Wuicik

Após um ano, o estado do Paraná tem novamente duas equipes na Série A do Brasileirão (Atlético-PR e Coritiba). Enquanto isso, o Paraná Clube permanece na Série B. Por isso, os três principais clubes paranaenses tiveram que mexer nos seus elencos, para as disputas do Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Copa Sul-americana e Brasileirão (Séries A e B). Veja as principais contratações. 

bandeira_parana

CORITIBA FOOT-BALL CLUB

150px-Coritiba_Foot_Ball_Club_logo.svg

Leandro Almeida

A oferta do Cruzeiro para comprar 50% dos direitos do jogador atrapalhou as negociações do Coritiba com o Dinamo de Kiev. O alviverde tinha proposta inicial de empréstimo de um ano para o zagueiro.

Após negociações, o Coritiba comprou 50% dos direitos econômicos do jogador que assinou contrato até o final da temporada de 2016. O atleta é formado na base do Atlético MG e ficou conhecido por ser um “zagueiro artilheiro” , sendo o jogador do galo que mais marcou gols no campeonato mineiro de 2008.

Arthur

O atacante Arthur tem pouco tempo para mostrar o seu futebol no Coritiba. O contrato de empréstimo do jogador vai até o final do campeonato paranaense 2013. Arthur pertence ao Londrina e se destacou na temporada passada jogando a série B pelo Paraná Clube.

Julio Cesar

O atacante Julio Cesar tem 32 anos e foi contratado após passar duas temporadas no Figueirense, marcou 16 gols em 21 partidas. O atacante já passou por diversos clubes de médio porte da Europa como AEK Atenas(Grécia) e Lokomotiv Moscou(Rússia). No Brasil, além do Figueirense o jogador defendeu o Fluminense.

Patric

O lateral direito Patric assinou contrato de empréstimo com alviverde para essa temporada. O jogador pertencia ao Atlético MG e estava atuando no Náutico. Além desses dois clubes, o atleta já defendeu Cruzeiro, Avaí, Criciúma e Benfica.

Alex

O menino de ouro Alex é a maior contratação do Coritiba para a temporada de 2013. O jogador volta ao clube que o revelou depois de mais de uma década. O jogador passou oito temporadas no futebol turco onde defendeu o Fenerbahçe por 378 partidas marcando 185 gols.

Além de Fener e Coxa, o jogador foi ídolo no Palmeiras e no Cruzeiro. Passou também pelo Parma da Itália, onde disputou apenas cinco partidas e marcou três gols.

Botinelli

O meia Botinelli chega para substituir Everton Ribeiro vendido para o Cruzeiro. O argentino assinou contrato de dois anos com o coxa após se desligar do Flamengo. Por isso, não causou muitos gastos aos cofres alviverdes.

A contratação do argentino foi um pedido do atacante Deivid, também ex Flamengo. Botinelli teve suas condições físicas apreciadas e deve fazer parte do time titular do verdão durante a temporada.  

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

atletico escudo

Ciro

O atacante Ciro, de 23 anos,  ficou conhecido pela sua passagem pelo Sport Recife. Ele surgiu lá, e foi destaque da equipe na Copa Libertadores da América de 2009 pelo time pernambuco, que perdeu nas oitavas de final para o Palmeiras. Embora não confirmado pelo Atlético, o atleta já treina no CT do Caju, e sua vinda foi confirmada pelo empresário e pelo próprio atleta, via twitter.

Ciro ficou conhecido, seja no Sport, Fluminense ou Bahia, por ser um segundo atacante, mas ele também pode fazer a função de centroavante. Disputará vaga com Marcelo, Marcão e Ederson, além de alguns jovens que virão do sub-23.

Everton

O meia Everton foi o anúncio mais recente feito pela diretoria rubro-negra. Com 23 anos, o atleta surgiu com destaque no Paraná, passando por Flamengo, Tigres (MEX), Botafogo e Suwon Bluewings (COR). O contrato dele é de empréstimo, até o final deste ano.

Maranhão

O primeiro reforço que o clube oficializou foi o meia Maranhão. Ele teve seu maior destaque na equipe do Bahia, em 2011. Após o clube baiano, ele foi jogar no Cruz Azul, do México.

Maranhão preferencialmente é um meia esquerda, mas em jogos-treino ele já atuou como lateral-esquerdo. No meio, é concorrência é maior: Paulo Baier Felipe, Everton, Elias e Liguera, além de possíveis nomes do sub-23.

PARANÁ CLUBE

paraná escuddo

Em 2013, diferentemente de outras temporadas, o torcedor paranista começa o ano com otimismo. E não é para menos, já que o presidente Rubens Bolen promove uma política quase esquecida por outros dirigentes do passado recente do tricolor, que seria a de manter a base do ano anterior para concluir um trabalho em médio prazo.

Apesar de não subir para a série A, o Paraná Clube de 2012 conseguiu revelar bons nomes, como o do meio-atacante Luisinho, do zagueiro Alex Alves e obteve sucesso na repatriação do ídolo Lúcio Flávio. Para a temporada atual, todos os principais atletas permaneceram, e reforços pontuais foram contratados, muitos já com rodagem, para acrescentar experiência ao elenco paranista.

Marcos, goleiro que defendeu o Tricolor no inicio dos anos 2000, é exemplo disso. Após jogar diversas temporadas em Portugal, o arqueiro retorna para Vila Capanema e mais do que disputar posição, vem para exercer liderança no grupo. Reinaldo, ex-Flamengo, também é outro que volta ao Paraná Clube. Outras apostas surgiram na pauta de reforços, como a do lateral direito Gabriel Marques, do rival Atlético, e o atacante argentino J. J Morales, todos com contrato assinado e treinando com o resto da equipe.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 25 de janeiro de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: