Victoria Azarenka derrota Na Li e é bicampeã do Aberto da Austrália


por Renan Araujo

A bielorussa Victoria Azarenka se tornou bicampeã do Aberto da Austrália ao bater neste sábado a chinesa Na Li em 2×1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3 em uma partida com mais de duas horas e meia de duração. Esse é o segundo Grand Slam da carreira de Azarenka, que consegue manter o posto de número 1 do mundo (caso não vencesse a americana Serena Willians assumiria a liderança). Ela ganhará o maior prêmio de todos os tempo do torneio, mais de US$2,5 milhões. Esse é o 14º título de sua carreira e será a 49ª semana em que Vika permanecerá como número 1. Ela também se junta a Serena Willians, Venus Willians, Maria Sharapova e Svetlana Kuznetsova no grupo das tenistas em atividade que já ganharam títulos seguidos de Grand Slam na carreira.

Imagem

Azarenka é bicampeã na Austrália e se mantém como número 1 do mundo (Foto: Getty Images)

A partida foi de altos e baixos para as duas tenistas com muitos erros não forçados agressividade e atitude, além de muitas quebras de saque. Mas no final, valeu a experiência da número 1, que conseguiu superar o revés da perda do primeiro set e, a partir do segundo e terceiro sets, conseguiu mostrar mais seu jogo, deixou de ser dominada pela adversária partindo para cima e errando pouco. Já Na Li, que teve a torcida o tempo todo a seu lado, mostrou um tênis de muita qualidade conquistando diversos winners e bolas inalcançáveis e superando suas contusões que deixaram o jogo ainda mais dramático. A número 6 do mundo mostra que tem boas chances de seguir disputando as grandes competições em alto níel.

O jogo

O primeiro set começou com muitos erros não forçados para os dois lados, já que as tenistas pareciam estar nervosas. Logo no primeiro game Azarenka conseguiu a quebra, que foi devolvida por Na Li no game seguinte. Após a confirmação de seu serviço, a chinesa novamente conseguiu a quebra apostando em bolas fundas e rápidas para surpreender a adversária, não deixando-a jogar. Aproveitando os erros da chinesa, a bielorussa atacou e quebrou o serviço no vamente levando o jogo com 3/2 com chance de empatar.

Mas Na Li conseguia neutralizar muito bem o saque da adversária, com devoluções precisas e não deixava Azarenka entrar em quadra. Sacando bem, ela confirmou o serviço no game seguinte e abriu 5/2 de vantagem no set. Quando parecia que o set iria se definir, Azarenka conseguiu mostrar mais calma e concentração para jogar bolas fundas e forçar os erros da adversária. Foi assim que ela diminuiu o placar para 5/4. Mas, após salvar quatro break points, Azarenka deixou o game escapar em uma dupla falta. Set para Na Li em 6/4.

A chinesa chegou ao segundo set jogando da mesma forma, mas como arriscava muito estava mais sujeita a erros. Já Azarenka precisava mudar a estratégia para não ser mais surpreendida. Com uma defesa muito sólida, sendo mais agressiva e forçando os erros da adversária, a bielorussa conseguiu duas quebras nos dois primeiros serviços da adversária. Mas, logo no quarto game, a chinesa devolveu uma das quebras diminuindo a vantagem para 3/1.

No quinto game, em uma bola no contrapé, Na Li virou o pé e ficou quase dez minutos tendo o pé imobilizado e recebendo atendimento. Mesmo com a desconfiança, a chinesa voltou e confirmou seu serviço com dois ótimos winners. No seu serviço, Azarenka teve três break points contra, mas com uma boa dose de sorte, especialmente em uma bola da chinesa que foi amortecida pela fita da rede, conseguiu confirmar o serviço em 4/2. Após confirmar seu serviço, Na Li devolveu a segunda quebra e empatou em 4/4. Quando novamente o jogo parecia que ia virar a favor da chinesa, Azarenka aproveitou a pressão sobre Na Li para quebrar o serviço e sacar para o set. Ela confirmou o serviço, fez 6/4 e empatou o jogo.

Quando Azarenka quebrou o sérico da chinesa logo no primeiro serviço do terceiro set, parecia que a confiança da chinesa estava diminuindo e que Azarenka estava crescendo no jogo. Mas não foi o que aconteceu. Na Li teve dificuldades, mas devolveu a quebra e virou para 2/1. Após uma parada de alguns minutos para os fogos de artifício em celebração ao “Australia Day” (Dia Nacional em celebração às tropas inglesas que colonizaram a Austrália), novamente Na Li preocupou a todos. Em um backhand, ela virou o pé novamente e na queda acabou batendo a cabeça. 6 minutos depois estava ela novamente em quadra. Azarenka confirmou seus serviços e com uma quebra abriu uma vantagem de 4/2. O jogo prosseguiu sem quebras até o 5/3. No nono game, o panorama do jogo todo se repetiu. Na Li arriscava muito e com isso conseguia bons winners, mas também muitos erros. Azarenka conseguiu se manter sólida, firme e sem cometer erros. Assim, ela conseguiu a quebra para fazer 6/3 e levar o terceiro set e o campeonato.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 26 de janeiro de 2013, em Tênis. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: