Espanha derrota Dinamarca e se sagra campeã mundial de handebol


por Renan Araujo

A supremacia espanhola no futebol também se estendeu ao handebol. A Espanha se sagrou campeã mundial de handebol ao vencer a Dinamarca com facilidade impressionante por 35×19 em Barcelona. Esse foi o segundo título da equipe da casa, que já havia sido campeã em 2005. Esse foi o terceiro vice-campeonato da equipe da Dinamarca, que já havia chegado a essa mesma posição em 1961 e 2011. Já o terceiro lugar ficou com a equipe da Croácia que passou pela Eslovênia por 31×26.

Espanha teve uma campanha quase perfeita com oito vitórias e uma derrota (Foto: AP)

Espanha teve uma campanha quase perfeita com oito vitórias e uma derrota (Foto: AP)

A Espanha dominou o jogo desde o início e não permitiu em nenhum momento qualquer reação do adversário. O goleiro Sterbik foi um dos destaques da forte defesa da Fúria e no ataque os destaques foram Joan Cañellas e Valero Rivella com respectivamente, seis e sete gols na partida. Com uma boa vantagem, que ao fim do primeiro tempo, chegou a 18×10, a Espanha conseguiu administrar e neutralizar as ações do adversário para abrir uma vantagem maior e vencer o jogo.

A campanha da Espanha foi praticamente irretocável. Na primeira fase ficou em segundo lugar do grupo B ao vencer Hungria, Egito, Austrália e Argélia e perder apenas para a Croácia. Na segunda fase passou pela Sérvia, Alemanha e Eslovênia até chegar à final. A artilharia da competição ficou com o dinamarquês Anders Eggert com 52 gols.

Já na disputa pela medalha de bronze, o confronto foi muito equilibrado e a Croácia saiu o primeiro tempo vencendo a Eslovênia por 14×13. No segundo tempo, a Croácia impôs um ritmo forte de ataque e chegou a abrir uma vantagem de sete gols, não permitindo uma reação da equipe adversária.

Durante o intervalo da final, a brasileira Alexandra Nascimento recebeu sua premiação como a melhor jogadora de handebol do mundo em 2012. A premiação, inédita para o Brasil, conferiu um prêmio de cerca de R$27 mil. Ela foi eleita com 28% dos votos em uma votação realizada com especialistas do esporte. 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 27 de janeiro de 2013, em Handebol. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: