Paraná quebra tabu e vence Atlético-PR no Ecoestádio


por Paulo Semicek

O Paraná Clube venceu o Atlético-PR por 1 a 0, jogando no Ecoestádio Janguito Mallucelli, em Curitiba. O único gol desta tarde de domingo (27) foi marcado pelo zagueiro Anderson, para o Tricolor. Com o resultado, o Paraná chega aos sete pontos, enquanto o Furacão soma apenas dois.

Paraná aguentou a pressão atleticana e venceu o jogo (Foto: Divulgação/ Site oficial do Atlético-PR)

Paraná aguentou a pressão atleticana e venceu o jogo (Foto: Divulgação/ Site oficial do Atlético-PR)

Atlético é superior no primeiro tempo

Mesmo com os garotos do sub-23, o Atlético não se intimidou com o time principal do Paraná. Com Zezinho assumindo a camisa 10 e as jogadas pelas laterais, o time rubro-negro foi melhor durante todo o primeiro tempo. Em parte, isso se explica também pela boa marcação dos volantes atleticanos, especialmente Hernani, e assim o meio campo paranista ficou confuso na etapa inicial.

Na metade do primeiro tempo, Zezinho acertou o travessão. Logo depois, Renan Foguinho marcou o gol para o Atlético, mas em posição irregular, o lance foi anulado. De toda a forma, ficou a impressão de que a vitória parcial seria o resultado mais justo a favor do Atlético.

Alterações mudaram o jogo

O Paraná precisava voltar a criar as jogadas, pois Lúcio Flávio estava bem marcado, e não havia conexão entre Néverton, Luisinho e Reinaldo. Por isso, o técnico Toninho Cecílio trocou Néverton por Wellington. Com isso, o Tricolor criou um pouco mais, mais ainda sentia um volume de jogo maior dos atleticanos.

E essa melhora paranista deu resultados aos 23 minutos da etapa final. Após cobrança de escanteio de Lúcio Flávio, o zagueiro Anderson desviou de cabeça e abriu o placar para o Tricolor. Foi o auge do time da Vila Capanema em todo o jogo.

O Atlético precisava reagir, mas o técnico Arthur Bernardes foi polêmica na hora de mexer no time. Trocou Zezinho, o melhor em campo, por Harrison, e só depois trocou Pablo por Edigar Junio. Embora o Furacão tenha partido para o tudo ou nada nos minutos finais, isso não foi suficiente para evitar a vitória do Paraná, a primeira contra o rival em cinco anos.

Agenda

O Paraná pega agora o Londrina em casa, na próxima quarta-feira (30). No mesmo dia, o Atlético enfrenta o Toledo, fora de casa.

Opinião do Jornaleiro

Para os dois times, o jogo era um indicativo do que eles poderiam oferecer de melhor ao torcedor, pelo menos nesse primeiro turno. Quem viu o primeiro tempo, ficou com a impressão de que o Atlético tem qualidade, apenas precisa lidar com a juventude do elenco. Além dos “veteranos” Bruno Costa, Santos, Héracles, Foguinho e Zezinho, deixaram boa impressão Hernani e Júnior Barros.

Mas o segundo tempo mostrou de fato o poder de fogo de cada equipe. O Paraná melhorou no segundo tempo em parte pelas substituições que Toninho Cecílio fez, mas também pelas boas lideranças do elenco; Lúcio Flávio, Zé Luís, Anderson e Reinaldo. Eles podem se encaixar bem com os jovens Alex Alves, Luisinho, Néverton e Luís Carlos. Comparado com o rival sub-23, o Tricolor é um time mais “pronto”.

Já esses garotos do Atlético correm o risco de se queimarem por esse mau começo. Não bastasse as polêmicas extra-campo (problemas com a imprensa), dessa vez o técnico Arthur Bernardes parece não ter grandes estratégias de jogo. Não identificou os erros do time contra o Nacional, e os manteve no clássico. Por exemplo, ninguém sabe onde Pablo joga, mas ele é titular. Sem contar a troca de Zezinho por Harrison, que gerou vaias da torcida. Definitivamente, o sub-23 do Furacão é uma incerteza.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 27 de janeiro de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: