Super Bowl 47 – Offensive Line e Deffensive Line


por Flavio Darin e Leonardo Siqueira 

Nesta edição do especial sobre o Super Bowl, veremos os jogadores de linha, tanto ofensiva quanto defensiva, do Baltimore Ravens.

Offensive Line:

A linha ofensiva dos 49ers conta com Joe Staley, draftado em 2007 como principal nome, líder e mentor do setor. Jonathan Goodwin, contratado via free-agency em 2011, após ter muito sucesso fazendo snaps para Drew Brees no New Orleans Saints, além do Guard Mike Iupati. Estem foram os três pilares da OL de San Francisco neste ano, tendo aparecido muito bem no jogo final da NFC, abrindo excelentes espaços para as jogadas de read option e pistol gun de Colin Kaepernick, além das corridas Frank Gore e LaMichael James, o que rendeu uma média de 4,7 jardas por carregada.

O RT Anthony Davis e o Guard Alex Boone participaram de 1005 snaps nesta temporada, mostrando que além da força, a resistência e a regularidade marca esta OL. O linha ofensivados 49ers é a 21ª sedendo sacks, em contrapartida, San Francisco é o time que menos foi interceptado na temporada (8) muito em razão do tempo que OL dá para Kaepernick lançar a bola e selecionar as melhores opções de ataque.

Cedendo 23 sacks, 28 hits e 85 pressures, a OL dos Ravens é 12ª melhor da liga. Apesar da linha ser forte, o maior problema são as blitz, principalmente quando vem dos Gaps externos, já que Bryant McKinnie #78 (LT) e Michael Oher #74 (RT) não são muito ágeis. A chegada de Matt Birke #77, em 2009 (Free Agent), melhorou muito, principalmente na questão de snaps.

O maior destaque da ofensiva é o Right Tackle Marshal Yanda #73. Conhecido por seu estio duro de jogo, Yanda tem o gap menos vazado da linha. Bobbie Williams #63 (LT), completa a linha.

Com essa ofensiva, Joe Flacco terá um certo conforto no começo do jogo. Porém, com o passar do tempo e a mudança no placar, a defesa de San Francisco pode começar a utilizar mais blitz, diminuindo o tempo de lançamento de Flacco.

Defensive Line:

DL

A frente de possivelmente o melhor corpo de LBs da liga, está a linha defensiva, responsável pelo primeiro contato com os jogadores adversários. Justin Smith é o principal nome, ótimo bloqueador, ótima capacidade de penetração na linha ofensiva adversária, ele um jogador a se ficar de olho. Após romper um músculo do seu tríceps, ele está voltando a sua forma ideal, e no Super Bowl, podemos ver ele o mais próximo de 100% após a lesão. Outro jogador da linha, é Isaac Sopoaga, que acumula 1 sack na temporada além de 27 tackles.

O sucesso da formação 3-4 da DL dos 49ers é tamanha, que o técnico da posição Jim Tomsula tem sido sondado pelo New Orleans Saints para coordenar todo o sistema defensivo da equipe na temporada que vem.

Sempre forte, a defesa dos Ravens sofre foi temida. Baseada em Ray Lewis, seu melhor jogador (LB), a defesa sofreu mutações ao passar dos anos. No inicio da franquia, quando Lewis era mais jovem, o esquema tático usado era o 4-3, ou seja, 4 homens de linha e 3 LB’s. Com isso, Lewis tinha mobilidade para rodar o campo inteiro e ter a hegemonia na secundária. A idade chega pra todo mundo e, com Lewis, não foi diferente. Novamente, a defesa se moldou em torno de seu melhor jogador, se transformando na, não muito utilizada, 3-4 (3 homens de linha e 4 LB’s).

No papel, é com o esquema 3-4 que os Ravens jogam, mas na prática não é bem assim. Chamada de “Hybrid Defense”, o esquema é baseado no 3-4 mas corrige sua principal falha: os gaps.

Na formação 3-4, sempre fica um gap livre, o do lado forte, ou seja, lado da OL em que o Tigh End se posiciona. Quebrando em miúdos (leia-se: leitura realmente básica do esquema complexo), um dos LB’s se posiciona mais próximo à linha, caracterizando a formação híbrida. Com isso, a linha fica protegida, como se tivessem 4 homens de linha e, ao mesmo tempo, existem mais homens na secundaria, facilitando a movimentação de Ray Lewis.

Destaque da linha defensiva, no entanto, é Haloti Ngata #92 (DT) que obteve 5 sacks na temporada regular.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 30 de janeiro de 2013, em NFL e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: