Atleta de 25 anos e que participou do Winter X-Games, morre nos Estados Unidos


por Marcos Garcia 

De 24 a 27 de Janeiro você pode acompanhar aqui no jornaleiros do esporte todas as emoções da edição de 2013 do Winter X-Games, que contou com grandes manobras, momentos inesquecíveis e novos recordes. Mas como nem tudo é celebração no mundo esportivo, principalmente no dos esportes radicais, uma notícia confirmada na manhã desta quinta-feira entristeceu fãs e atletas ao redor do mundo. Caleb Moore, de apenas 25 anos e que competiu nesta edição na modalidade do Snowmobile Freestyle, estava internado há uma semana em um hospital do Colorado devido a uma queda em uma de suas tentativas  na grande final do estilo. Apesar de sair andando da pista e passar por uma série de cirurgias, Caleb não resistiu e acabou falecendo.

Caleb Moore era um dos grandes nomes do Snowmobile mundial (Eric Lars Bakke/AP)

O Acidente

Competindo ao lado de seu irmão, Colten Moore, com o qual dividiu o pódio em 2012, competindo com a pélvis e o cóccix quebrados e garantindo uma medalha de Bronze, Caleb entrou em 2013 como um dos favoritos no snowmobile freestyle e chegou a grande final sem dificuldades. Conhecido pela ousadia, o piloto entrou confiante em uma de suas voltas e vinha fazendo uma apresentação consistente quando em uma tentativa de backflip, o giro acabou não se completando e o snowmobile acabou se chocando contra a neve, assim como o corpo de Caleb. Em seguida, a máquina acabou acertando o atleta, que não conseguiu levantar do chão sem a ajuda dos fiscais.

Caminhando, o piloto saiu da arena de competições e foi logo encaminhado para um hospital da região para tratar, a princípio, de uma forte batida na cabeça.  Após a internação, foi detectada uma forte hemorragia se alastrando ao redor do coração de Caleb, o que fez o atleta ser transferido para um hospital na cidade de  Grand Junction, aonde passou por uma cirurgia cardíaca. No domingo, 27, a família do competidor soltou um comunicado oficial, relatando que além da hemorragia, várias complicações secundárias envolvendo o cérebro  do piloto haviam surgido, situação que também influenciou no falecimento de Caleb, na manhã desta quinta-feira. 

Nascido em Krum, no Texas, Moore foi o 1º atleta que morreu em decorrência de um acidente nos 17 anos do Winter X-Games, mas o caso promete levantar inúmeras questões envolvendo a segurança da competição, aonde os atletas vão até o limite físico e mental de seus corpos.

Responsável pelo evento, a ESPN emitiu o seu comunicado oficial falando sobre a morte de Caleb Moore e a segurança do Winter X-Games.

“Nós estamos muito tristes com a morte de Caleb Moore. Expressamos aqui nossas intenções e orações para os seus familiares. Caleb sempre será lembrado por sua paixão pela vida e amor a aos seus amigos e família. Ele sempre será uma inspiração para cada fãs dos esportes de ação”.

“Em resultado do acidente, revisaremos todos os aspectos competitivos e de segurança do snowmobile e faremos todas as mudança necessárias na modalidade nos próximos X Games.Durante 18 anos a ESPN trabalhou em conjunto com os atletas para manter os mais altos padrões de segurança no esporte. Mas quando os melhores atletas da modalidade competem no mais alto nível esportivo, sempre existe o risco. Caleb que tinha quatro medalhas em X games havia acertado dezenas de vezes a manobra durante os treinos.”

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 31 de janeiro de 2013, em X-Games e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: