Super Bowl 47 – Linebackers


por Flavio Darin

Neste quinta-feira a cobertura especial do Super Bowl analisa o ponto forte de 49ers e Ravens, o corpo de Linebackers.

Linebackers:

O sucesso das defesas de 49ers e Ravens é a resposta para os super ataques que vem tomando conta do Super Bowl nos últimos anos, e o velho ditado se aplica também na NFL: Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos.

LB

A defesa de San Francisco foi montada para vencer, a melhora deste setor da equipe, mudou a cara da franquia. Diciplinados, os defensores dos 49ers cometeram apenas 15 faltas pessoais, a 4ª melhor marca da liga. Aldon Smith e Ahmad Brooks tem obtido muito sucesso pressionando os QBs adversários, e naturalmente facilitando o trabalho da secundária, já que os QBs adversários são sempre obrigados a lançar sob pressão. Aldon Smith tem a segunda melhor marca da NFL em sacks (19,5) só ficando atrás de JJ Watt do Houston Texans. Na marcação por zona Patrick Willis e Navorro Bowman são uma dupla e tanto. Willis é o 5º na liga no quesito tackle, jogador forte e que derruba o jogador no primeiro contato. É importante destacar a compactação da defesa dos 49ers, que dá uma aula de coletividade. A qualidade de Aldon Smith e Ahmad Brooks de pressionar o Qb adversário é tamanha, que o restante dos defensores não precisam entrar em contato com a linha ofensiva adversária, (explicando assim o número baixo de sacks de Patrick Willis). Assim a marcação por zona de San Francisco se torna altamente dominante.

A defesa de Baltimore é há mais de uma década considerada uma das melhores defesas da liga. Marvin Lewis (Cinccinatti Bengals), Rex Ryan (New York Jets), Chuck Pagano (Indianápolis Cols) foram alguns dos ex-técnicos de defesa dos Ravens, e que hoje são técnicos principais na NFL. Todos eles, ajudaram a elaborar e aperfeiçoar um novo conceito de defesa, nomeado de defesa híbrida, que basicamente alterna entre várias formações durante a mesma partida. Ray Lewis é o único remanescente do Baltimore Ravens do ano 2000, time que contava com a melhor defesa de todos os tempos. Ray Lewis envelheceu junto com a defesa, que hoje tem média de idade de 32.5 anos, e hoje é muito mais importante na parte extra campo, incluindo as preleções  do que efetivamente como LB. Mas não se engane, Ray Lewis é um ser humano tão acima da média, que mesmo jogando longe dos seus 100% ainda é um monstro na parte central da defesa de Baltimore. Terrell Suggs, melhor jogador defensivo na última temporada da NFL, ficou muito tempo machucado, por isso seus números ficaram aquém do que ele pode produzir. O grande desafio da defesa dos Ravens, passa pelo cérebro do setor, o grupo de LBs, que terá que ser rápido na leitura das jogadas, para conter o ataque mais criativo da liga, liderado por Colin Kaepernick e Jim Harbaugh.

Jogador Coringa:

Coringa LB

Paul Kruger é outro linebacker dos Ravens, mas diante da tão badalada defesa, constantemente passa despercebido. O jogador é responsável por atacar o QB adversário pelo lado da DL, e pode ser fundamental nas jogadas de reed option dos 49ers. Se Kruger for bem nas leituras das jogadas, ele pode conseguir tackles bem atrás da linha de scriminage, e ajudar os Ravens a vencer o jogo. No jogo de wildcard contra os Colts ele foi o principal destaque da partida. Na temporada ele soma 42 tackles, 9 sacks, 1 fumble forçado e 1 interceptação.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 31 de janeiro de 2013, em NFL e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: