Coritiba é eficiente e vence o clássico contra o Atlético-PR


por Paulo Semicek

O Coritiba venceu o Atlético-PR por 2 a 1, no Atletiba de número 316, pelo Campeonato Paranaense 2013. Pereira e Deivid marcaram os gols do Verdão, e Taiberson descontou para os rubro-negros. Com o resultado, o Coxa precisa apenas empatar com o Londrina (2°colocado) para ganhar o primeiro turno. Já o Furacão segue preparando o time titular no CT do Caju, enquanto o sub-23 faz uma campanha mediana no estadual.

Coritiba foi superior e venceu o Atlético (Foto: Divulgação/Coritiba)

Coritiba foi superior e venceu o Atlético (Foto: Divulgação/Coritiba)

Domínio alviverde no primeiro tempo

Como era de esperar, o Coritiba tomou a iniciativa da partida e em todos os momentos foi mais ofensivo. Só que a defesa do Atlético estava muito bem postada no início, e a criação coxa-branca parava nos rubro-negros. Nesse ponto, Renan Foguinho conseguiu neutralizar bem Alex.

Mas o fato é que o Coxa, de tanto buscar o jogo, uma hora conseguiu fazer o gol. Aos 25 minutos, o escanteio de Alex encontrou Pereira que, sem dificuldades, subiu para cabecear para o fundo das redes. E três minutos depois, veio o golpe fatal coxa-branca: Rafinha colocou a bola no pé de Deivid, que só deu um toquinho para o gol. Vitória parcial para o time que mais buscou o gol.

Mas o jogo teve reviravolta aos 35 minutos. Após choque entre Santos e Gil, o lateral Léo (CAP) e o atacante Deivid (CFC) se estapearam, e o juiz Edivaldo Elias da Silva mostrou o cartão vermelho para os dois. No mais, a partida ficou tranquila para o Coritiba.

Pouca qualidade no segundo tempo

Da mesma forma que o Coritiba foi para o ataque no primeiro tempo, manteve a mesma tática no segundo. Embora Rafinha e Júlio César (entrou no lugar de Gil) fossem velozes e Alex tentasse organizar o jogo, a ausência de Deivid e a organização defensiva do Atlético fez o Coxa caiu de produção. Mesmo assim, o Furacão, que não tinha Harrison (trocado por Renato), fez quase nada ofensivamente, arriscando um contra-ataque ou outro.

Assim, o Coritiba poderia ter explorado mais o nervosismo do jovem sub-23, mas ainda assim tinha tranquilidade para administrar o jogo. Aos 43 minutos, Taiberson passou por Pereira e bateu no canto esquerdo, diminuindo para o Furacão. Mas a vitória era mesmo do Coritiba, que agora joga por um empate contra o Londrina no próximo domingo para conquistar o primeiro turno.

Opinião do Jornaleiro

A vitória do Coritiba era esperada, não só por de um lado estar um principal e do outro, um sub-23. A qualidade técnica alviverde resolveu o jogo logo no primeiro tempo, o suficiente para segurar os três pontos.

Só que o Coxa ficou devendo, de uma forma geral. Diante de um Atlético organizado, mas recuado e sem criação, fazem crer que os donos da casa poderiam sair com uma goleada. A expulsão de Deivid também prejudicou o time.

Já o Atlético sub-23 segue o seu insensato destino. Não falta disposição aos garotos, nem organização, nem a parte técnica é tão mediana quanto demonstra. O problema é a inexperiência do elenco, a fraca noção de jogo do técnico Arthur Bernardes e a questionável opção de não por o time principal no Paranaense. Nem é preciso dizer que algo vai errado, e não há planejamento que suporte sem dor uma derrota em Atletiba.

Domingo que vem tem a decisão do primeiro turno. Londrina x Coritiba, estádio do Café. O Coxa joga pelo empate, o Tubarão joga em casa. O alviverde pode (e deve) jogar mais do que hoje, e o LEC vai precisar jogar tanto quanto no último sábado, quando venceu o JMallucelli. 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 24 de fevereiro de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: