Especial Final Four: Louisville


por Lucas Vian

Na quarta e última edição sobre o Final Four, a semi final da liga americana de basquete universitário, o Jornaleiros do Esporte traz uma review sobre o Louisville Cardinals.

loucard

História
Fundada em 1798, a University of Louisville fica localizada na cidade de Louisville, no estado do Kentucky, no centro-leste do país. A universidade, apesar de ser conhecida pelos fãs do esporte universitário americano, não revelou muitos nomes nas ligas americanas.

Um dos nomes revelados no futebol americano foi o WR Deion Branch, que conquistou dois Super Bowls com o New England Patriots além de ter sido eleito MVP de um deles.

No basquete, Louisville revelou Wes Unseld, um dos maiores, senão o maior, nome da história do hoje Washington Wizards. Unseld atuou pelo Cardinals de 1965 a 1968 e pelo falecido Bullets conquistou um título da NBA, além de ter sido eleito MVP da temporada 1968-69, seu primeiro ano na NBA. Atualmente, dois ex-Cardinals de destaque atuam na NBA: o dominicano Francisco García, do Houston Rockets e Terrence Williams, hoje no Boston Celtics.

Wes Unseld em 1965, o maior nome revelado pelo Cardinals até hoje. (Foto: Sports Illustrated)

Wes Unseld em 1965, o maior nome revelado pelo Cardinals até hoje. (Foto: Sports Illustrated)

Temporada 2012-13
O Cardinals termina a temporada regular da NCAA com 29 vitórias e 5 derrotas. Sendo a maior vitória diante de UMKC, em casa, por 99-47. E a maior derrota diante de Notre Dame, fora, por 104-101 após incríveis 5 tempos de overtime. A equipe terminou na 1ª colocação para o March Madness.

No March Madness, a equipe derrotou na segunda rodada, North Carolina A&T, que vinha do First Four, por 79-48. Na terceira rodada eliminou Colorado State por 82-56. No Sweet 16 venceu de Oregon, que estava bem cotada após eliminar Oklahoma State, por 77-69. E no Elite 8 eliminou a tradicional Duke por 85-63.

Elenco
O trio Peyton Siva, Russ Smith e Gorgui Dieng está comandando o Cardinals no March Madness, tanto na criação de jogadas (Siva), quanto nas pontuações (Smith), quanto organizando a defesa (Dieng). Chane Behanan também aparece na equipe auxiliando na defesa e nos rebotes. Kevin Ware também era um nome importante da equipe, mas após a grave lesão na partida contra Duke, no Elite 8, ele está fora do Final 4.

Siva, Smith e Dieng, o trio que comandou Louisville ao Final Four. (Foto: Reprodução/Yahoo! Sports)

Siva, Smith e Dieng, o trio que comandou Louisville ao Final Four. (Foto: Reprodução/Yahoo! Sports)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 5 de abril de 2013, em Basquete e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: