Quem é Robert Lewandowski?


por Flavio Darin

As semi-finais da UEFA Champions League presentearam os amantes do futebol com dois jogos pra lá de emocionantes, em que na teoria,  o lado mais fraco acabou vencendo. Nos dois duelos, um nome que prevaleceu perante aos demais, foi o de Robert Lewandowski, autor dos quatro gols do Borussia Dortmund no jogo contra o Real Madrid.

(Foto: AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL)

(Foto: AFP)

Para os mais assíduos apreciadores do futebol europeu, o nome do centroavante polonês não é estranho, atual artilheiro da Bundesliga e vice da Liga do Campeões, o avançado é sinônimo de gols.

O que pouca gente sabe é que por trás dos gols de Lewandowski sempre existiu uma história de desconfiança e que só foi deixada para trás, através do seu maior dom, o de colocar a bola nas redes.

Robert começou a carreira em clubes inexpressivos da sua cidade natal, Varsóvia, e nunca obteve sucesso jogando como atleta de base. Seu primeiro clube profissional foi o Delta Warszawa da quarta divisão polonesa, com apenas 16 anos marcou quatro gols pelo clube, e se transferiu para o Legia Warszawa. Sem chances na equipe principal, ele foi atuar no time B do Legia, que disputava a terceira divisão, mas os gols, principal ofício de um atacante, não vinham acontecendo, e Lewandowski rumou para o Znicz Pruszków, também da terceira divisão.

Na temporada 2006-2007 o destino colocou frente a frente Robert com Franciszek Smuda, atual técnico da seleção polonesa e na época treinador do Lech Poznan. Smuda fora convidado por um empresário para acompanhar Lewandowski em um jogo da terceira divisão do “polonêszão”. Depois de 15 minutos  o técnico foi embora, alegou que Robert era uma perda de tempo, e que a sua ida à Pruszków só servira para gastar gasolina.

Ressurgimento da carreira aconteceu no Znicz (Foto: Znicz Pruszków / Divulgação)

Ressurgimento da carreira aconteceu no Znicz (Foto: Znicz Pruszków / Divulgação)

Naquele mesmo ano, veio a artilharia da terceirona do Campeonato Polonês com 15 gols e o acesso do Znicz para a segunda divisão. No ano seguinte, novamente a artilharia, desta vez com 21 gols, o prêmio de revelação do futebol do país, e finalmente era chegada a hora de deixar Pruszków.

Cobiçado pelos grandes do país, Lewandowski teve a oportunidade de voltar ao Legia, da sua cidade natal, agora com outro status, com mais bagagem, e principalmente com mais nome. Mas, quis o destino Robert cruzasse novamente com Franciszek Smuda, o treinador que não se interessou em seu futebol alguns anos antes. Contratado pelo Lech Poznan por 350 mil euros, o sucesso foi iminente, duas temporadas e quase 40 gols, média de quase um por partida.

O reencontro com Smuda aconteceu no Lech, e depois na seleção da Polônia (Foto: Newspix)

O reencontro com Smuda aconteceu no Lech, e depois na seleção da Polônia (Foto: Newspix)

Em 2010 desembarcou em Dortmund, acreditando no projeto de um time em reconstrução, e que com o suporte de uma torcida fanática viria a conquistar um bi-campeonato alemão.

Contratado por apenas 4 milhões de euros, Lewandowski deve seguir os passos dos antigos companheiros, Nuri Sahin, Shinji Kagawa e mais recentemente Mario Gotze, para ganhar o mundo, e render milhões aos cofres do ainda emergente Borussia, com a certeza de que seu nome estará para sempre na memória do torcedor aurinegro.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 24 de abril de 2013, em Champions League 12/13, Especiais e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Nicholas Ormeneze

    Show de bola esse cara!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: