NHL – Playoffs 2013 – Confrontos da Conferência Leste


por Marcos Garcia

Terminou no último domingo, 28, a temporada regular da NHL (National Hockey League), disputada de forma reduzida em seu calendário, devido a um lockout que durou cerca de 5 meses em 2012 e teve um fim em janeiro deste ano. Com apenas 48 jogos, as 32 equipes da liga duelaram de forma intensa pelas 16 vagas nos playoffs, decididas nos últimos jogos. Abaixo, conheça os representantes da conferência Leste nos confrontos decisivos, além da lista de jogos e um comentário sobre os duelos que se iniciam na próxima quarta-feira, 1.

Pittsburgh Penguins (1º) x New York Islanders (8º)

O 1º duelo da conferência Leste põe frente a frente o favorito Pittsburgh Penguins contra a surpresa New York Islanders. Mesmo sem Sidney Crosby na parte final da temporada regular devido à uma nova contusão, desta vez na mandíbula, os Penguins dominaram o seu lado da tabela e terminaram 9 pontos à frente do 2º melhor time, o Montreal Canadiens. Para os Playoffs, a equipe conta com um grupo ofensivo de alta qualidade, comandado por Evgeny Malkin e Jerome Iginla, mas que ainda tem espaço para ótimos coadjuvantes como James Neal, Pascal Dupuis e Chris Kunitz. Contratados recentemente, os atacante Jussi Jokinen e Brandon Morrow também seguem sendo de grande ajuda para a 3º e 4º linhas do time. Na defesa, os experientes Kris Letang e Marc Andre Fleury são as referências e esperança de segurança. O adversário, que volta aos playoffs pela 1º vez nos últimos 6 anos, possui um time bem entrosado, que esbanja esforço e conta com a força do grupo para surpreender. O principal destaque individual é o atacante John Tavares, camisa 91, que somou 47 pontos em 48 jogos na temporada e é um dos candidatos ao Hart Trophy deste ano. Com 28 gols no total, Tavares se junta a Matt Moulson e Brad Boyes como a principal linha ofensiva dos Isles e que somou mais de 100 pontos em 2013. Se o time parar o ataque adversário e esta linha estiver inspirada, pode surpreender o favorito Pittsburgh.

Destaque do Penguins: Sidney Crosby 

Destaque do Islanders: John Tavares 

Ottawa Senators (7º) x Montreal Canadiens (2º)

O duelo canadense dos playoffs será o encontro do desfalcado Ottawa Senators contra o empolgado Montreal Canadiens. Sem o defensor Eric Karlssom e o goleiro Craig Anderson, os Sens tiveram que correr nos últimos jogos da temporada para garantir a vaga e mostraram que o elenco está fechado para ir longe e não sentiu a falta dos desfalques. Com Karlsson já de volta, a atenção fica voltada ao ataque de Ottawa, comandado pelo trio Kyle Turris, Daniel Alfredsson e o rookie Jakob Silvferberg, grupo que somou mais de 2 dígitos em gols na temporada. Além disso, nenhum atacante ficou com menos de 20 assistências este ano na franquia. Nos Habs, grande campanha e empolgação total nestes playoffs, graças um ataque bem equilibrado e que distribui os gols entre suas 3 principais linhas, somando cada uma delas mais de 25 pontos nesta temporada. Com a dupla PK Subban e Andrei Markov, a defesa dos canadiens surge como uma das mais perigosas ofensivamente, mas precisa melhorar a produção apresentada nos últimos jogos, quando o time acabou perdendo um pouco de ritmo e permitiu muitos gols aos adversários.

Destaque dos Senators: Eric Kalrsson

Destaque do Canadiens: PK Subban

Washington Capitals (3º) x New York Rangers (6º)

Duelo de grande equilíbrio pela 2º rodada dos playoffs de 2012, o encontro entre Capitals e Rangers acontece novamente este ano, desta vez pela 1º rodada da fase final. Washington superou um começo ruim de temporada e chega encorpado e confiante, apoiado no grande desempenho da estrela Alex Ovechkin em 2013.  Com 32 gols, o Russo lidera a NHL em gols marcados e jogará ao lado de Nicklas Backstrom (27 assistências desde 1º de março, número maior do que qualquer jogador dos Rangers realizou no quesito em toda temporada) e Marcus Johansson, em uma linha ofensiva que mete medo em qualquer equipe. A defesa conta com a volta do sempre produtivo e seguro Mike Green, além da presença do goleiro Braden Holtby, que vem em ascenção desde o 10º jogo dos Caps na temporada e mostrou ano passado que o grande palco dos playoffs não o pressiona. Os Rangers começaram 2013 como grandes favoritos, muito graças a aquisição de Rick Nash para o ataque e o camisa 61, diferente do time, não decepcionou.  Ao lado de Derek Stepan, Ryan Callahan, Brad Richards e Carl Hagellin, Nash fez o ataque da franquia não sentir falta de Marian Gaborik no fim da temporada, após a troca do atleta com o Columbus Blue Jackets. Um dos jogadores envolvidos na transferência, o recém chegado Derick Brassard, vem anotando pelo menos 1 ponto por jogo e pode ser a surpresa dos Rangers para derrotar o rival na série decisiva.

Destaque do Capitals: Alex Ovechkin

Destaque do Rangers: Rick Nash

Boston Bruins (4º) x Toronto Maple Leafs (5º)

Confronto de maior rivalidade dos playoffs graças a grande história de jogos decisivos entre as duas equipes no passado ( foram 14 jogos em pós-temporada, o último deles em 1974) o duelo de 2013 não promete ser diferente para Boston e Toronto. Campeão em 2011, o Bruins conta com um ataque em que 15 nomes anotaram pelo menos 1 gol na temporada regular e sete deles chegaram aos dígitos duplos no ano. As 4 linhas se separam entre poder de decisão, força física e energia aliada á velocidade, estilo característico da franquia nas últimas temporadas. No gol, sem a presença do veterano Tim Thomas em 2013, o papel de comandante ficou com Tukka Rask e o goleiro de 26 anos vem mostrando que tem talento para substituir o ídolo de Boston, além de já possuir experiência em jogos de playoff em sua carreira. De volta a pós-temporada após quase 10 anos de ausência, o Maple Leafs chega a fase final com uma torcida ensurdecedora e uma equipe que se entrega em todos os jogos e é muito veloz no gelo. O ataque, que já contava com o ótimo Phil Kessel nos anos anteriores, ganhou com a presença de James Van Riemsdyk no lineup e ainda conta com a grata surpresa Nazem Kadri como um dos principais artilheiros da temporada. Junto ao trio, Joffrey Lupul, Tyler Bozak e Nikolai Kulemin completam a parte ofensiva mais ativa dos Leafs e são nomes para ficar de olho.

Destaque do Bruins: Brad Marchand

Destaque do Maple Leafs: Nazem Kadri

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 29 de abril de 2013, em NHL e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: