João Havelange renuncia ao cargo de presidente de honra da Fifa


por Renan Araujo

O brasileiro João Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa na manhã desta terça-feira. Com isso, o ex-presidente escapa de ser condenado em qualquer tipo de denúncia que esteja envolvido por conta de corrupção nos seus mandatos como presidente da entidade máxima do futebol. Anteriormente, ele também já havia renunciado a seu cargo no Comitê Olímpico Internacional (COI).

(Foto: AFP) 

A decisão, que já havia sido tomada há duas semanas mas só foi divulgada agora, surge após o relatório publicado pelo Comitê de Ética da Fifa, que fala sobre os casos de corrupção envolvendo a entidade e a extinta empresa de marketing ISL e que cita os nomes de João Havelange e Ricardo Teixeira como envolvidos no caso. O relatório diz que uma punição para Havelange seria “supérflua”, por já haver renunciado a seu cargo na entidade. Para o relatório, o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, teve atitudes reprováveis, mas deve ser inocentado em relação a qualquer envolvimento com esquemas de corrupção.

O escândalo de corrupção envolvendo a ISL e a Fifa envolveu o suborno de diversos membros da Fifa para conseguir direitos de várias Copas do Mundo entre 1992 e 2000, quando não havia um Código de Ética na entidade. Apenas Havelange e Teixeira faturaram um total de R$45 milhões em propinas.

O caso foi arquivado pela Justiça suíça, mas os documentos do caso confirmam o envolvimento dos ex-dirigentes no caso. Eles foram condenados a devolver parte do dinheiro para que sejam inocentados.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 30 de abril de 2013, em Política. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: