NHL – Playoffs 2013 – Confrontos da Conferência Oeste


por Marcos Garcia 

Terminou no último domingo, 28, a temporada regular da NHL (National Hockey League), disputada de forma reduzida em seu calendário, devido a um lockout que durou cerca de 5 meses em 2012 e teve um fim em janeiro deste ano. Com apenas 48 jogos, as 32 equipes da liga duelaram de forma intensa pelas 16 vagas nos playoffs, decididas nos últimos jogos. Abaixo, conheça os representantes da conferência Oeste nos confrontos decisivos, além da lista de jogos e um comentário sobre os duelos que se iniciam na próxima quarta-feira, 1.

Chicago Blackhawks (1º) x Minnesota Wild (8º)

Melhor time da temporada regular com 77 pontos e 35 vitórias, o Chicago Blackhawks chega como o principal favorito não só para a série contra o Minnesota, mas também para a conquista da Stanley Cup em 2013.  O grupo ofensivo da franquia é considerado o melhor da liga. O quarteto Kane-Hossa-Sharp-Toews possui talento para marcar gols e dar assistências em qualquer momento da partida, além da experiência necessária em playoffs. O desfalque do ataque dos Hawks deve ficar por conta de Dave Bolland, jogador secundário, mas importante para o esquema do time. Na defesa o goleiro Ray Emery também não deve estar no gelo para o jogo 1, mas Corey Crawford representa segurança, ao lado da dupla de defensores Duncan Keith e Brent Seabrook, a mais talentosa de Chicago no elenco. O adversário, Minnesota Wild, começou o ano como candidato a Stanley Cup graças as chegadas de Zach Parise e Ryan Suter ao time, mas teve que correr contra o tempo para garantir a 8º vaga. Sem o contundido Danny Heatley, o ataque da equipe conseguiu se estabelecer com Parise, Jason Pominville e Mikko Koivu e vem evoluindo. O camisa 9 lidera a franquia em gols, assistências, pontos, gols no power-play e gols que decidiram o jogo, mostrando a importância do atleta na condução desta série. Se não render, Parise e o Wild vão ver ter que acompanhar os playoffs da TV.

Destaque dos Blackhawks: Patrick Kane

Destaque do Wild: Zach Parise

Anaheim Ducks (2º) x Detroit Red Wings (7º)

Boa surpresa da conferência Oeste, o Anaheim Ducks teve um início arrasador de temporada, mas caiu nos momentos finais e entra nos playoffs como uma dúvida. Caso Correy Perry, Teemu Selanne, Bobby Ryan e Ryan Getzlaf decidirem voltar a boa forma dos primeiros jogos, ficará muito difícil para os Wings surpreenderem o time californiano. 6 atacantes da franquia ultrapassaram os dígitos duplos neste ano e Sakko Koivu, apesar de um ano abaixo da média, tem talento para surpreender na pós temporada e ser um novo fator de desequilíbrio para os patos. No gol, Jonas Hiller disputa a posição com o surpreendente Victor Fasth e ainda não se sabe quem estará mais tempo no gelo. Os Wings sofreram com a falta do aposentado Nicklas Lidstrom na defesa e demoraram para se adaptar ao novo setor. Se classificando apenas no último jogo, o time conta com um ataque liderado pelos experientes Henrik Zetterberg e Pavel Datstyuk, que não devem sentir a pressão da pós-temporada. O resto dos atletas ofensivos formam uma boa base, mas que joga baseada na força do grupo ao invés do talento individual. Apesar de um retrospecto ruim em jogos de playoff, o goleiro Jimmy Howard segue como titular de Detroit e, assim como seus companheiros, espera que a camisa tradicional da equipe faça a diferença.

Destaque do Ducks: Corey Perry

Destaque do Red Wings: Pavel Datsyuk

Vancouver Canucks (3º) x San Jose Sharks (6º)

Campeão da sua divisão, o Vancouver Canucks já não é o temido time que chegou à Stanley em 2011, mas ainda é perigoso. A situação do gol que tanto envolveu a equipe no último ano e no começo desta temporada segue polêmica, embora Cory Schneider esteja garantido como titular na pós-temporada. Na frente, 6 atacantes anotaram 2 dígitos em gols em 2013, mas nenhum deles somou mais de 13. Em termos de pontos, os irmãos Sedin foram os únicos com mais de 27  nos 48 jogos, mostrando a dependência que a franquia ainda possui com a dupla. Os Sharks iniciaram o ano de forma arrasadora, brigando ponto a ponto contra o Anaheim Ducks, mas caíram de produção e perderam a oportunidade de mandar a maioria de seus jogos em casa, local aonde venceu 17 vezes e deixou de pontuar apenas duas vezes em 24 oportunidades. Criticado, o goleiro Antti Niemi vem sendo excelente no gol californiano, apoiado por uma defesa competente e um quarteto de ataque formado por Patrick Marleau, Joe Thornton, Logan Couture e Joe Pavelski que sabe como marcar gols, suprindo muito bem a falta de Ryan Clowe, negociado com o New York Rangers. É uma das séries mais imprevisíveis dos playoffs deste ano.

Destaque do Canucks: Henrik e Daniel Sedin

Destaque do Sharks: Logan Couture 

ST Louis Blues (4º) x Los Angeles Kings (5º)

O atual campeão Los Angeles Kings não foi brilhante nesta temporada, mas a 5º posição é um lugar melhor que o 8º do ano passado e que mesmo assim não impediu a grande temporada da equipe em 2012. Sem mudanças no elenco, a principal diferença vem sendo sentida dentro do gelo. Se por um lado o atacante Jeff Carter somou 26 gols e ajudou sua equipe a anotar pelo menos meio gol a mais do que na temporada passada, o goleiro Jonathan Quick não vem repetindo as atuações que o garantiram o troféu de MVP da última Stanley Cup, mas se voltar a boa fase pode ser fator decisivo para os californianos. O adversário St Louis Blues teve algumas mudanças de elenco neste ano, mas volta a figurar como uma equipe que se encaixar bem na pós-temporada, pode surpreender. Após uma grande temporada em 2012, Brian Elliot vem oscilando no gol dos azuis, mas é a única opção de segurança na equipe graças a lesão de Jaroslav Halak. O ataque contou com apenas 3 jogadores chegando a 2 dígitos neste ano, um deles sendo Chris Stewart, atleta que se reinventou jogando por ST Louis. Na defesa, Alex Pietrangelo segue sendo a diferença e o time ainda conta com o rookie sensação Vladimir Tarasenko e a possível volta após lesão de TJ Oshie. Mais uma série que promete ser imprevisível.

Destaque do Blues: Chris Stewart

 

Destaque do Kings: Jeff Carter 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 30 de abril de 2013, em NHL e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: