Galo: preparado para vencer


por Vinicius Silva

Com a vaga garantida nas quartas da Libertadores e finalista do Estadual, o Atlético Mineiro é um dos destaques do futebol brasileiro desde o ano passado, quando foi vice do Brasileirão. Veja mais sobre o momento do clube mineiro aqui no Jornaleiros do Esporte.        

Galo está preparado para conseguir títulos (Foto: AFP)

Galo está preparado para conseguir títulos (Foto: AFP)

O Atlético passa por um momento importante na sua história. O próprio presidente do clube, Alexandre Kalil, reconheceu isso ao participar do programa “Bola da Vez”, exibido no dia 16 de abril na ESPN Brasil. Desde 2000, os fatos recentes do Galo são apenas 4 títulos estaduais e o rebaixamento em 2005, que se transformou no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão em 2006.       

Kalil consegue, em seu mandato, recuperar o clube: defende seu escudo, é invencível em casa, contrata grandes jogadores, supera o Cruzeiro e retoma o posto do grande time de Minas Gerais, o que reforça ainda mais o fanatismo da torcida atleticana. Mas uma coisa anda faltando no terreiro de Minas Gerais: títulos. Contudo, o aviso atleticano está no site oficial do clube: “2013 é o ano do Galo”.         

O comando de Cuca

Marcelo Oliveira, Émerson Leão, Celso Roth, Vanderlei Luxemburgo e Dorival Júnior. Esses foram os cinco técnicos que passaram no comando alvinegro antes da chegada de Alexis Stival, também conhecido por Cuca. Segundo Kalil, o primeiro foi mandado embora porque não tinha bagagem para conduzir a equipe. Os outros quatro não deram certo e, com resultados insuficientes para agradar a torcida, saíram.          

Cuca tem a confiança de todos dentro do clube (Foto: Bruno Cantini/ site oficial do Atlético-MG)

Cuca tem a confiança de todos dentro do clube (Foto: Bruno Cantini/ site oficial do Atlético-MG)

Cuca chegou depois de treinar a Raposa para salvar a equipe do rebaixamento em 2011, mas começou no comando com seis derrotas seguidas. Mesmo assim o técnico resistiu, salvou o Galo e se tornou o primeiro treinador a começar e terminar uma temporada no clube desde 1991, quando Jair Pereira alcançou o feito.

Formação do elenco

Mas para o técnico alcançar a formação ideal da equipe, é preciso ter as peças do tabuleiro. E assim a diretoria foi correndo atrás para montar um time cada vez mais competitivo. Victor, com ótimas atuações e passagens pela seleção, foi contratado para o gol. Na defesa, Marcos Rocha chegou como destaque do rebaixado América-MG para se juntar a dupla do miolo, já composta por Réver e Leonardo Silva. Depois, Junior Cesar também foi contratado para disputar a lateral esquerda com Richarlyson. Pierre e Leandro Donizete também foram contratados, assim como Danilinho, Guilherme, André e Jô. Com essa base e com o grande reforço de Ronaldinho Gaúcho, o time chegou ao vice-campeonato do Brasileirão.

Tardelli (esq.), Ronaldinho Gaúcho (centro) e Bernard (dir.) são os principais nomes da equipe (Foto: Bruno Cantini/Site oficial do Atlético-MG)

Tardelli (esq.), Ronaldinho Gaúcho (centro) e Bernard (dir.) são os principais nomes da equipe (Foto: Bruno Cantini/Site oficial do Atlético-MG)

Preparados para 2013         

Para essa temporada, aquela boa e velha história de manter a base ocorreu. Jogadores interessantes como Danilinho e André acabaram saindo, mas Araújo, Alecsandro, Gilberto Silva, Morais, Rosinei, Luan, Diego Tardelli e Josué se juntaram ao resto do elenco para Cuca ter a sua disposição o elenco mais qualificado do futebol brasileiro. E eles não se transferiram para o Galo com a intenção de serem titulares, mas fazer parte de um grupo vencedor, como Alecsandro afirmou em uma participação no “Arena Sportv”.

Um dos melhores elencos do país, um técnico que montou um grande time com grandes jogadores, que tem a confiança de todos dentro do clube e uma torcida fanática, que não deixa de apoiar e torna o time invencível quando joga em seu domínio. Isso é o Atlético de hoje: um time pronto para vencer.

Anúncios

Publicado em 6 de maio de 2013, em Colunas e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: