A magia de Seedorf


por Raphaela Viscardi

Descendente de escravos, nascido no Suriname, mas naturalizado Holandês, Clarence Seedorf é um exemplo dentro e fora dos campos. Dono de um futebol impecável, de ser invejado por muitos meia-atacantes espalhados pelo mundo, a principal estrela do atual Botafogo é também um paradigma nos trabalhos sociais que realiza.

SEEDORF BOTA

Ídolo do Botafogo (Foto: Reuters)

Considerado o jogador mais jovem vestindo a camisa do time profissional do Ajax, em 1992, com apenas 16 anos, não era de se duvidar que ele teria uma carreira brilhante. E foi o que aconteceu. Três anos depois, foi para Sampdoria, da Itália e, um ano mais tarde, para o Real Madrid, onde deslanchou.

Foi na Espanha que ficou conhecido internacionalmente, logo na sua primeira temporada conquistou o Campeonato Espanhol e, no ano seguinte, venceu novamente a Liga dos Campeões- campeonato no qual já havia ganhado com o Ajax. Tudo isso com apenas 22 anos de idade. Além disso, conquistou o Mundial Interclubes.

Em 1999, foi vendido ao Inter de Milão por cerca de R$69 milhões. Porém, a passagem pelo clube não foi como o esperado. Por isso, três anos depois, foi vendido ao rival Milan, onde jogou durante dez anos. Na equipe italiana, sua estrela brilhou. Conquistou nada mais nada menos que dois Campeonatos Italianos, duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais da Fifa, uma Copa Itália e duas Supercopas.

Depois de atuar em mais de 300 partidas e ter conquistado nove títulos, seu contrato venceu em Junho de 2012, Porém Seedorf tornou-se ídolo da torcida, sendo cogitado até em ser o técnico da equipe de Berlusconi na temporada 2013/14.Vale ressaltar que o holandês não descarta a possibilidade.

Em julho de 2012, Seedorf desembarcou no Rio de Janeiro para ser ídolo em mais um time, dessa vez, no Botafogo. Maestro de jogadas espetaculares, em menos de um ano atuando pela equipe carioca, conquistou seu primeiro título no último domingo, diante do Fluminense, no Campeonato Carioca. O meia caiu no choro e foi destaque na imprensa internacional. O jornal italiano “Gazzetta dello Sport” não poupou elogios. Além de destacar o triunfo do holandês, fez questão de  falar do alto nível do jogador de 37 anos. Já o “Corriere dello Sport”, o destaque foi o gol de Rafael Marques, que começou com uma jogada “magistral” de Seedorf, segundo o jornal.

Seedorf no Milan

Fez história no Milan (Foto: Reuters)

Fora dos campos

Com quatro Liga dos Campeões da Europa e dois Mundiais Interclubes no currículo, o jogador não parou por ai. Além da triunfante carreira, se dedica aos trabalhos sociais. “Champions for children” é o nome de sua fundação, instituição sem fins lucrativos, que tem como foco o desenvolvimento de projetos sociais pelo mundo. Hoje, está presente em vários países, como Camboja, Quênia, Suriname e Brasil.

Além disso, uma contribuição de R$300 mil para a reforma de um hospital mudou a vida de milhares de bebês prematuros surinameses. A construção da unidade neonatal, que pudesse dar todo o suporte para os recém-nascidos, evitando os frequentes problemas de apneia (ausência de respiração), reduziu cerca de 30% a mortalidade dos prematuros desde 2005.

Foi por essas e outras, que o holandês foi condecorado como membro do “Champions Legacy”, grupo que ajuda a manter o legado de Nelson Mandela, líder sul-africano.

“Testemunhar a fome que estrangulava a Etiópia na década de 80, quando eu era apenas uma criança, teve um efeito profundo em mim e despertou meu desejo de dar forma ao meu destino”, declarou durante o discurso na apresentação da sua fundação.

Anúncios

Publicado em 8 de maio de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: