Conheça Grigor Dimitrov, a nova revelação do tênis mundial


por Renan Araujo

O búlgaro Grigor Dimitrov é a nova sensação do tênis mundial e visto por muitos como um novo Federer e que é um dos mais bem cotados a se tornar o próximo número 1 do ranking da ATP. Isso se tornou visível quando ele derrotou nesta terça-feira o número 1 do mundo, Novak Djokovic, na estréia do Masters 1000 de Madri, por 2×1, com parciais de 7-6 (8/6), 6-7 (8/10), 6-3. Há três semanas, ele também assustou Rafael Nadal, ganhando um set contra o espanhol em Monte Carlo.Dimitrov, número 26 do mundo, já se tornou o maior tenista da história da Bulgária a apenas uma semana de completar 22 anos. Os jornais locais exaltaram o seu feito e ele já é comparado a maior lenda do futebol búlgaro, Hristo Stoichkov. Mas qual é o segredo dessa revelação?

Dimitrov cumprimenta Djokovic após vitória mais marcante de sua carreira (Foto: Getty Images)

Dimitrov cumprimenta Djokovic após vitória mais marcante de sua carreira (Foto: Getty Images)

O búlgaro já nasceu com o esporte no sangue. Ele é filho de um professor de tênis e sua mãe também é professora e já jogou vôlei. Aos três nãos já segurava uma raquete na mão e aos cinco já começou a jogar. Ele viveu a adolescência em Paris, onde treinou na Patrick Mouratoglou’s Tennis Academy. Durante a sua carreira juvenil, ele foi campeão de Wimbledon e de US Open com 17 anos.

E foi com essa mesma idade que chegou ao circuito profissional e logo chamou a atenção ao vencer um set de um jogo contra Nadal em Roterdã. Em 2009, chegou a vencer um jogo contra o tcheco Thomas Berdych e em 2010 venceu três challengers e venceu a sua primeira partida em um torneio da ATP. Em 2011, ele termina entre os 100 do mundo e chega a participar do Aberto da Austrália (quando ganhou o primeiro jogo) Roland Garros e do US Open (também ganhou um jogo). Mas isso era pouco ao que se esperava do tenista, que já era chamado de o novo Federer.

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Em 2012, ele passou a aparecer nas manchetes como um possível namorado da número 1 do ranking da WTA, Serena Willians, mas nada ficou confirmado. Já no fim do ano passado, vieram novos rumores e a confirmação de que ele estava com a russa Maria Sharapova. Hoje, os dois aparecem publicamente e assumiram a relação.

Dimitrov quis crescer em sua carreira em 2012 quando deixou seu antigo treinador para treinar na Suécia na “Good to Great Tennis Academy”, comandada por três ex-jogadores, para aprimorar a parte física e a questão muscular. O resultado veio no início de 2013, quando chegou à final de seu primeiro torneio da ATP, em Brisbane. No ATP de Roterdã alcançou as semifinais e, com isso, já alcançou a marca de US$1 milhão em prêmios.

Dimitrov chega à sua primeira final de ATP em Brisbane contra Murray (Foto: Getty Images)

Dimitrov chega à sua primeira final de ATP em Brisbane contra Murray (Foto: Getty Images)

O estilo de Dimitrov já foi comparado por muitos ao estilo de jogo de Roger Federer, tanto que seu apelido é Baby Federer. Ele também se adapta a todas as superfícies e quer melhorar sua resistência às partidas mais longas. A expectativa é que ele chegue ao top 10 até o fim do ano e tem tudo para que alcance tal feito. Quem sabe em poucos anos, ele esteja fazendo frente a Djokovic, Nadal, Murray e até o próprio Federer.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 8 de maio de 2013, em Tênis. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: