Especial Copa das Confederações: Brasília


por Paulo Semicek

Fundada em 1960, a cidade de Brasília, capital do Distrito Federal, é uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações. Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, Brasília, projetada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é a terceira cidade mais rica do país, e é tombada como Patrimônio Cultural da humanidade.

Foto: Divulgação-Governo Federal

(Foto: Divulgação/Governo Federal)

Desde a sua fundação, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, pessoas de diferentes cantos do país se mudaram para o Planalto Central. Além dessa diversidade populacional, Brasília conta com importantes monumentos; Palácio do Planalto, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral de Brasília, o Lago Paranoá, entre outros. A cidade também trouxe desenvolvimento à região do Planalto Central, antes pouco habitada.

Outro destaque cultural brasiliense é a música. Foi na capital federal que o rock brasileiro da década de 1980 ganhou notoriedade,  com bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

O estádio

O Estádio Nacional de Brasília, popularmente conhecido como Estádio Mané Garrincha, foi completamente reformado para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Inclusive uma parte considerável da arquibancada foi demolida, para que a obra pudesse prosseguir.

Do estádio antigo, nem o nome parece ficar, pois a FIFA quer que o nome “Mané Garrincha” não seja usado nas suas competições. Ainda assim, é um local grandioso, a começar pela sua capacidade: 71 mil lugares.  Ao custo de 1,018 bilhão de reais, o Estádio Nacional está localizado próximo à Esplanada dos Ministérios, ao lado do Ginásio Nilson Nelson e do Autódromo Nelson Piquet.

Na Copa das Confederações, o Mané Garrincha receberá a abertura do torneio, com o jogo entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho, às 16h.

Estádio Nacional (Foto: Reuters)

Estádio Nacional (Foto: Reuters)

A obra

O prazo de entrega das obras do Mané Garrincha foi um problema constante para os governantes brasilienses. No início do mandato de Agnelo Queiroz como governador do DF, cogitou-se uma capacidade menor do que os 71 mil lugares, mas nada foi alterado. Depois, com a mudança de estádio do Morumbi para a Arena Corinthians em São Paulo, Brasília ganhou força para ser a sede da abertura da Copa do Mundo, o que também não se concretizou. Restou a abertura da Copa das Confederações.

Além disso, o gasto de R$ 1 bilhão na obra assustou a opinião pública. Como o DF tem seu melhor time de futebol apenas na Série C do Brasileirão (Brasiliense), somente jogos de fora e outros eventos podem manter o estádio rentável. Vale lembrar que as obras para a Copa das Confederações atrasaram até o limite, sendo o último estádio a instalar cadeiras e colocar o gramado. O primeiro evento-teste será a final do Campeonato Brasiliense, entre Brasília e Brasiliense. Antes da Copa das Confederações, o estádio ainda receberá o jogo entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio, pela primeira rodada do Brasileirão.

Ex-presidente Lula visitou o estádio quase pronto (Foto: Lula Marques)

Ex-presidente Lula visitou o estádio quase pronto (Foto: Lula Marques)

Pontos turísticos

Esplanada dos Ministérios – Reúne, em um mesmo eixo, o Plano Piloto, todos os Ministérios do Governo Federal, além do Palácio do Planalto.

(Foto: Divulgação-Governo Federal)

(Foto: Divulgação-Governo Federal)

Catedral de Brasília – Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos cartões-postais mais visitados da capital federal.

(Foto: Portal Visit Brasil)

(Foto: Portal Visit Brasil)

Ponte Juscelino Kubitschek – Liga uma margem à outra do Lago Paranoá. Homenageia o presidente que iniciou a construção da cidade, e que foi o primeiro a exercer o seu mandato no Planalto Central.

(Foto: Portal Visit Brasil)

(Foto: Portal Visit Brasil)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 9 de maio de 2013, em Especiais e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: