Especial Final Four da Euro: “El Clásico”


por Lucas Vian

Com o Final Four da EuroLeague de basquete se aproximando, o Jornaleiros do Esporte traz um especial sobre os dois confrontos da semifinal, comparando os dois times. Começando pelo “El Clásico”, o confronto entre Barcelona e Real Madrid.

A rivalidade já conhecida do futebol, agora no basquete. (Foto: AP)

A já conhecida rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, dessa vez, ganha outro tipo de abordagem. Dessa vez não será o time do argentino Lionel Messi contra o time do português Cristiano Ronaldo, dessa vez será nas quadras de basquete.

A equipe do Barcelona chega reforçada para o Final Four da EuroLeague de basquete, além de ser apontada como candidata ao título. Na temporada anterior, perdeu para o campeão Olympiacos, mas conquistou o terceiro lugar diante do Panathinaikos.

O Real Madrid não foi tão bem na temporada 2011-12. Caiu na segunda fase, Top 16, junto com o Málaga, em um grupo que também tinha Siena e Bilbao Basket, duas equipes que caíram na fase seguinte e também não foram ao Final Four.

(Fotos: EuroLeague.net)

(Fotos: EuroLeague.net)

COMANDANTE: Sergio Rodríguez e Juan Carlos Navarro

A equipe madrilenha é liderada por Sergio Rodríguez, jogador que já teve passagens pela NBA, onde atuou pelo Portland Trail Blazers, Sacramento Kings e New York Knicks. Rodríguez foi o principal nome da equipe com a saída de Ante Tomic, ele liderou o time em pontos e em diversas vitórias durante o Top 16 e na classificação para o Final Four nas quartas-de-final.

Já a equipe catalã tem o capitão da seleção espanhola nas Olimpíadas de Londres, Juan Carlos Navarro, como líder do time. Navarro também já teve passagem pela NBA, onde atuou pelo Memphis Grizzlies. Desde a temporada passada, ele é o líder do time, onde em 2011-12, junto ao esloveno Erazem Lorbek, levou a equipe ao Final Four. Nessa temporada, ao lado de Ante Tomic e do veterano Sarunas Jasikevicius, Navarro volta ao Final Four.

(Fotos: EuroLeague.net)

(Fotos: EuroLeague.net)

O CARA: Sergio Llull e Ante Tomic

Com a saída de Ante Tomic da equipe madrilenha, o Real necessitou contar com um aumento de qualidade na equipe, Llull foi quem surpreendeu e foi bem em diversas partidas, principalmente nas quartas-de-final, e auxiliou a equipe da capital espanhola a se classificar para o Final Four.

O croata Ante Tomic chega ao “El Clásico” como o grande vilão. Após ter trocado o Real Madrid, equipe que atuou por 4 anos, pelo Barcelona, Tomic tem feito excelentes partidas e rapidamente conseguiu a titularidade. Ele foi destaque da equipe catalã durante o Top 16, sendo cestinha em quase todas as partidas, e não teve má fase como o esloveno Erazem Lorbek teve em 2011-12. Ele é a grande esperança do Barça para o título. O croata já foi escolhido no Draft da NBA, em 2008, pelo Utah Jazz, mas nunca chegou a atuar pela equipe americana.

(Fotos: EuroLeague.net)

(Fotos: EuroLeague.net)

ARMA SECRETA: Nikola Mirotic e Marcelinho Huertas

O montenegrino naturalizado espanhol, que já participou do quadro “Futuro do Basquete”, está sendo usado como uma arma secreta pelo técnico Pablo Laso. Mirotic está dando velocidade ao jogo, além de conseguir grandes pontuações. Se usado corretamente, o montenegrino poderá novamente se destacar.

O brasileiro virou a arma secreta do técnico Xavier Pascual devido ao seu grande número de assistências, quando combinado aos pontos de Navarro e Tomic, podem virar essenciais a vitória. Pascual também possui a opção de colocar Huertas para finalizar jogadas, assim como foi feito na disputa do 3º lugar da temporada 2011-12.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 9 de maio de 2013, em Basquete e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: