Especial Final Four da Euro: Revanche da final de 2011-12


por Lucas Vian

Na segunda parte do especial sobre o Final Four, a semifinal, da EuroLeague de basquete, o Jornaleiros do Esporte traz o confronto entre Olympiacos e CSKA, o mesmo da final da temporada anterior, que deu o título à equipe grega.

Em 2012, Olympiacos venceu e levou o título. (Foto: Divulgação)

Em 2011-12, o CSKA contava com a excelente dupla russa Andrei Kirilenko e Alexey Shved, que hoje estão na NBA atuando pelo Minnesota Timberwolves, além de Nenad Krstic, Milos Teodosic, Viktor Khryapa e Sasha Kaun. Na temporada anterior o CSKA era considerado o principal candidato ao título junto com o Barcelona. Mas o sonho acabou nos últimos segundos da final, com uma cesta de Georgios Printezis, dando o título a zebra Olympiacos.

Em 2011-12, o Olympiacos chegou à final como zebra, ficou atrás durante a partida inteira, e apenas nos últimos segundos virou o jogo e ganhou a partida, e o título da temporada. O nome que mais chamou atenção, sem dúvidas, foi do jovem Kostas Papanikolaou, que até participou do quadro “Futuro do Basquete”.

Para o Final Four de 2012-13, Kirilenko e Shved não estão mais no Velho Continente, e Papanikolaou está em uma má fase e o Olympiacos não tem mais tanta confiança no jogador.

(Fotos: EuroLeague.net)

(Fotos: EuroLeague.net)

COMANDANTE: Viktor Khryapa e Vassilis Spanoulis

O russo Viktor Khryapa foi quem assumiu a liderança da equipe moscovita com a saída de Andrei Kirilenko. O capitão da equipe já teve passagens pela NBA, onde atupo pelo Portland Trail Blazers e Chicago Bulls e está no CSKA desde 2008. Temporada anterior ele estava na equipe que foi finalista, e para o Final Four deverá buscar fazer uma grande quantidade de pontos e rebotes ofensivos, como fez nas quartas-de-final. Na atual equipe do CSKA, Khryapa forma uma excelente dupla de defesa ao lado do também russo Sasha Kaun.

O veterano Vassilis Spanoulis, capitão do Olympiacos e MVP da temporada 2012-13 e do Final Four 2011-12, é o líder da equipe grega, além de ser o principal pontuador do time. Spanoulis é de extrema confiança da torcida e do técnico Georgios Bartzokas, além de ser o principal nome da equipe grega há várias temporadas.

(Fotos: EuroLeague.net)

(Fotos: EuroLeague.net)

O CARA: Nenad Krstic e Georgios Printezis

O sérvio Nenad Krstic, que já teve passagens pela NBA atuando pelo Oklahoma City Thunder, Boston Celtics e o falecido New Jersey Nets, se tornou um dos principais nomes do CSKA após as quartas-de-final. Krstic foi bem no Top 16, mas seus feitos nas quartas foi o que o consagrou um dos principais nomes da equipe moscovita na temporada. Krstic conta com muitos pontos e rebotes por partida, na maioria das vezes conseguindo um double-double.

O carrasco do CSKA na final de 2011-12, o grego Georgios Printezis chega a mais um Final Four sempre como o secundário do time, mas sempre se destacando nas partidas. Apesar de não ter mais Kostas Papanikolaou com a qualidade da temporada passa ao seu lado, ele ainda conta com os americanos Kyle Hines e Josh Powell. É esperado muitos pontos e rebotes vindos de Printezis no Final Four.

(Fotos: EuroLeague.net)

(Fotos: EuroLeague.net)

ARMA SECRETA: Milos Teodosic e Kyle Hines

O sérvio Milos Teodosic, MVP da temporada 2009-10, é a arma secreta do técnico italiano Ettore Messina. Teodosic também é usado para pontos e rebotes, além de reforçar nas assistências e criação de jogadas.

O americano Kyle Hines volta a se destacar na equipe do Olympiacos. O ex-UNC Greensboro na NCAA, já teve passagem pelo basquete alemão, onde atuou pelo Brose Baskets. Hines raramente é citado como destaque da equipe grega, que está em seu terceiro ano, mas com a má fase de Papanikolaou, o americano começou a chamar atenção junto com seu conterrâneo Acie Law. Uma opção do técnico Bartzokas é usar Hines para a organização de um contra-ataque, trabalhando junto com Printezis e com finalização de Spanoulis ou Law.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 9 de maio de 2013, em Basquete e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: