Especial Copa das Confederações: Recife


por Renan Araujo

Recife é uma das cidades mais antigas do país e possui a quinta maior região metropolitana do Brasil com a população de 3,7 milhões de habitantes. A capital de Pernambuco, que é uma das seis sedes da Copa das Confederações, é um dos pontos turísticos mais visitados do país por causa de suas belas praias e pela proximidade a outras cidades, como Olinda e Porto de Galinhas, e suas festas típicas, como o Carnaval e as festas juninas.

Recife é uma das maiores cidades do Brasil (Foto: Divulgação/SECOPA)

Recife é uma das maiores cidades do Brasil (Foto: Divulgação/SECOPA)

A cultura do município, que é considerado a capital do Nordeste, é muito rica, com seus ritmos e danças típicas, como o frevo e o maracatu, pela gastronomia e outras manifestações culturais. Nomes de grande destaque em diversas áreas nasceram na cidade como Nelson Rodrigues, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Paulo Freire, Bezerra da Silva, Lenine, entre outros.

Estádio

A Arena Pernambuco está localizado em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, a 16 km do centro da capital e a 19 km do Aeroporto Internacional de Guararapes. O local é uma área residencial com população carente que faz parte da expansão da Região Metropolitana de Pernambuco.  A construção da praça esportiva, que tem capacidade para 46 mil pessoas, foi uma iniciativa do Governo do Estado em uma parceria com o setor privado.

A partir de junho de 2013 o estádio receberá partidas do Náutico, que deixou o Estádio dos Aflitos. O Sport Recife continuará na Ilha do Retiro e o Santa Cruz no Arruda. Recife recebeu uma partida na Copa do Mundo de 1950, quando o Chile derrotou os EUA por 5×2 na Ilha do Retiro. A obra teve um custo total de R$532 milhões.

A capital pernambucana receberá três jogos na primeira fase do torneio. Itália x Japão pelo grupo A, Espanha x Uruguai e Uruguai x Taiti pelo grupo B. Na Copa de 2014, serão quatro partidas na primeira fase e um nas oitavas de final. Por conta de seu primeiro jogo no estádio, a seleção espanhola fará sua preparação na cidade. A previsão da chegada da equipe é no dia 12 de junho.

As obras

A inauguração do estádio, que já tem 98,4% da sua finalização concluída, acontecerá no dia 20 de maio e terá como primeiro evento-teste uma pelada entre os funcionários da obra do local. Já o primeiro jogo oficial será entre Náutico x Sporting, de Portugal, no dia 22.Para finalizar as últimas obras, o número de operários foi ampliado de 3500 para 5000, que trabalham em três turnos durante todos os dias até a finalização da obra.

Estádio está com 98,4% das obras concluídas (Foto: Divulgação)

Estádio está com 98,4% das obras concluídas (Foto: Divulgação)

Para a Copa, também foram feitos reparos no Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Recife, a passarela do aeroporto, e a ampliação de estações de metrô, além de outras vias de ligação pela cidade. Obras nos entornos também estão sendo finalizadas.

Durante o andamento das obras, o estádio ficou ameaçado de não receber mais os jogos da Copa das Confederações, devido ao atraso no calendário de obras. O temor aconteceu após as críticas do secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke em sua visita ao estádio em junho de 2012. Ao visitar o local novamente em maio, ele elogiou o andamento das obras.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 11 de maio de 2013, em Especiais e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: