Em casa, Alonso é superior e vence o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1


por Paulo Semicek

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) venceu o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, disputado no circuito de Montmeló, em Barcelona. Diante de uma fanática torcida na Catalunha, Alonso teve uma boa estratégia e habilidade para conquistar o triunfo. Fecham o pódio o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) e o brasileiro Felipe Massa (Ferrari).

Alonso superou todos os adversários para vencer (Foto:Reuters)

Alonso superou todos os adversários para vencer (Foto:Reuters)

Largada e presente da Mercedes para os outros

A largada não tirou a liderança da Mercedes de Nico Rosberg, mas seu companheiro Lewis Hamilton não teve a mesma sorte. Já na primeira curva, foi ultrapassado por Vettel, e no segundo setor foi superado por Alonso. Em circuito com poucas possibilidades de ultrapassagem, quem se destacou no top 10 foi Felipe Massa. O brasileiro, punido no treino classificatório por interferir na volta de Mark Webber, recuperou logo na primeira volta as três posições perdidas pela direção da prova.

A estratégia decisiva de Fernando Alonso

Na primeira parada dos boxes, Alonso fez valer o fato de correr no seu país. Antecipou a parada e tomou a posição de Vettel, foi atrás de Rosberg. E na volta 12, já sabendo que a Mercedes não manteria o ritmo, Rosberg não segurou e Alonso assumiu a liderança. Vettel aproveitou esse embalo e foi para o segundo lugar.

Antes da metade da corrida, o desgaste dos pneus começou a afetar o desempenho dos pilotos. Com direito a uma roda solta do retardatário Van Der Garde, os pneus consumiram além da conta, e até Alonso e Vettel tiveram que se poupar um pouco, e isso obrigou todos os pilotos de ponta a pararem cedo para a troca. Nesse aspecto, Raikkonen ganhou terreno, e ultrapassou Vettel na volta 33.

Nem Raikkonnen, nem os pneus batem Alonso

Com o número maior de paradas de todos, Raikkonen alcançou a liderança, mas bastou Alonso fazer seu pit stop e recuperar tempo para que, em uma grande ultrapassagem, o espanhol passasse o finlandês.

Mas, se a briga pela ponta se polarizou entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, Felipe Massa teve um grande desempenho brigando pelo pódio. Não deixando o desgaste dos pneus atrapalhar, o brasileiro travou uma briga interessante com o tricampeão Sebastian Vettel, e se segurou firme na terceira posição e no pódio, respectivamente.

Vitória caseira

E Alonso não teve mais nenhuma adversário até o final. O espanhol, diante da sua enorme torcida em Barcelona, somente administrou a corrida em venceu. Na comemoração, o piloto pegou uma bandeira da Espanha e a mostrou diante do seu público. Raikkonen coroou sua bela corrida com o segundo lugar, e Felipe Massa fechou o pódio.

Na sua casa na F1, Alonso foi o melhor (Foto: AP)

Na sua casa na F1, Alonso foi o melhor (Foto: AP)

Opinião do Jornaleiro

Ter a dobradinha da Mercedes na largada foi o melhor cenário… para os concorrentes. A equipe alemã tem ótimo desempenho nos treinos, mas não consegue manter um carro regular para competir forte durante uma corrida inteira. Com isso, Vettel e Alonso se aproveitaram logo nas primeiras voltas (a melhor chance de ultrapassar em Barcelona) para pular à frente.

O que definiu a corrida foi o timing da Ferrari em perceber o desgaste dos pneus e fazer as trocas na hora certa. E quando se tem um piloto do naipe de Fernando Alonso para aplicar a estratégia, a vitória é bem possível. Faltou esse acerto para a RBR de Vettel, e uma estratégia nos boxes melhor para a Lotus de Raikkonen. O fator casa também foi determinante para a vitória de Alonso.

A se destacar também Felipe Massa. Na primeira volta, o brasileiro tirou a punição que tinha, e o mesmo acerto do carro de Alonso vale para Massa;  teve carro para superar Vettel, e o desgaste dos pneus foi bem superado.

Vettel ainda é o líder do campeonato após cinco corridas, com 89 pontos, mas já vê Raikkonen no retrovisor, com 85. Alonso é o terceiro, com 72 pontos. A próxima etapa é nas tradicionais ruas de Mônaco, dia 26 de maio.

 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 12 de maio de 2013, em Automobilismo, F-1 e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: