NHL – Stanley Cup Playoffs – Jogos do dia 12/05/13


por Marcos Garcia

A noite de domingo pelos playoffs de 2013 na NHL (National Hockey League) reservou o encontro de Detroit Red Wings e Anaheim Ducks na Califórnia, decidindo o último classificado da conferência oeste em um jogo 7 decisivo. Mesmo fora de casa, o Red Wings fez valer a tradição de sua camisa e bateu o rival por 3 x 2, garantindo a vaga na semifinal. Na próxima fase a tarefa dos Wings não será nada fácil, enfrentando o melhor time da liga, o Chicago Blackhawks. San Jose Sharks e Los Angeles Kings duelam pela outra vaga na final. No leste, destaque para as vitórias de New York Rangers Toronto Maple Leafs, que disputam hoje a noite o jogo 7 contra Washington Capitals e Boston Bruins, respectivamente.

Atletas de Detroit e Anaheim no tradicional aperto de mãos após o fim da série (Divulgação/NHL.COM)

Detroit Red Wings 3 x 2 Anaheim Ducks 

O jogo 7 entre Detroit Red Wings e Anaheim Ducks carregava a responsabilidade de ser tão equilibrado quanto os duelos anteriores na série, decididos no overtime e por um gol de diferença entre cada time. Mas mostrando a força e tradição de sua camisa, uma das mais vencedores da história da liga, Detroit contou com uma grande partida do goleiro Jimmy Howard, com 31 defesas, e com uma grande presença decisiva do experiente Henrik Zetterberg, marcando um dos 3 gols do triunfo e anotando uma assistência, para surpreender o adversário e avançar de fase. 

Melhor desde o primeiro shift do jogo, os visitantes abriram o placar logo no período inicial, com Zetterberg aproveitando um rebote que Jonas Hiller dificilmente cede e fazendo um gol importante para seu time. Apesar de atrás no marcador, Anaheim manteve a calma e segurou o puck no campo ofensivo, rondando a meta de Howard em busca do empate, que veio ainda na 1º etapa, em jogada individual do rookie Emerson Etem, finalizando de wrist shot no ângulo. Apesar da igualdade, os Patos cometiam erros defensivos e voltaram a ficar atras do marcador quando Justin Abdelkader encontrou uma brecha no power play rival e de shorthanded fez o 2º do visitantes.

O 2º período foi marcado por uma pressão desorganizada dos mandantes, que deixavam espaços para Detroit e corriam o risco de tomar o terceiro. E foi em outro erro defensivo de Anaheim que o adversário ampliou a vantagem, com Vallteri Filpulla completanto de backhand  o puck que rondou a área de Hiller e não foi afastado pela defesa californiana. Apesar do gol em Power Play anotado por Francois Beacheumin já nos minutos finais da partida, os donos da casa não conseguiram reagir e viram a classificação escapar. Melhor para Detroit, que agora duela contra o Chicago Blackhawks.

Boston Bruins 1 x 2 Toronto Maple Leafs

Outra série que correspondeu as expectativas e terá um jogo 7 decisivo é o confronto do leste entre Boston Bruins e Toronto Maple Leafs. Jogando em casa, Toronto precisava da vitória para manter a esperança de classificação viva e ela veio de forma emocionante. Após 2 períodos sem gols, graças as presenças monstruosas de Tukka Rask (Boston) e James Reimer (Toronto), defendendo tudo o que era direcionado para os seus gols e contando também com a sorte, já que pelo menos duas vezes a trave foi o alvo do puck, o jogo foi decidido nos 20 minutos finais.

O primeiro gol da partida só aconteceu no último período, pelo lado dos mandantes que abriram o placar em desvio do defensor Dion Phaneuf na frente de Rask, aproveitando o forte tiro de Nazeem Kadri do meio do gelo. Empolgado e empurrado por sua torcida, os Leafs chegaram ao 2º com o craque da equipe, Phil Kessel, em backhand estiloso e indefensável para o goleiro adversário. Com a missão de apenas segurar o resultado, os donos da casa se postaram mais defensivamente e contaram com Reimer para defender quase todos os discos de Boston. Apenas à 20 segundos do fim os visitantes descontaram com Milan Lucic, mas já era tarde demais. Jogo 7 em Boston garantido na noite desta segunda-feira.

New York Rangers 1 x 0 Washington Capitals

Outro confronto com jogo 7 confirmado é o da série entre New York Rangers e Washington Capitals. Jogando em casa, os Rangers contaram com um gol no 2º período de jogo, anotado por Derek Brassard, em desvio providencial na frente de Braden Holtby, para bater o rival e forçar o confronto decisivo, na casa dos Caps e que será realizado na noite desta segunda-feira, com transmissão da ESPN para todo o Brasil. 

Grande responsável pelo triunfo de sua equipe, o goleiro sueco Henrik Lundqvist fechou o jogo com 27 defesas, a maioria delas nos momentos finais da partida, e garantiu o seu 7º Shootout na história dos playoffs. No ano passado, Rangers e Capitals também decidiram uma série, naquela oportunidade semifinal, em sete jogos e deu New York. Em 2013, se seguir o retrospecto, Washington é o grande favorito para a conquista da vaga, já que até agora no confronto todos as partidas foram vencidas pelos donos da casa. Para isso, a equipe da capital vai precisar de uma produção maior do artilheiro Alex Ovechkin, que desde o jogo 2 não anota um gol. 

 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 13 de maio de 2013, em NHL e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: