Tiro com Arco, um esporte alternativo


por Lucas Prestes

Utilizado por anos como arma de caça e usado até em guerras, hoje, o tiro com arco além de ser considerado um hobby, também faz parte da lista de esportes olímpicos. Atualmente, alguns brasileiros compõem a lista de melhores esportistas da modali­dade que completa em 2013, 61 anos de participação nas Olimpíadas, como Daniel Xavi­er, Kevin Vargas e Sarah Nikitin.

Alvos usados nas Olimpíadas de Pequim em 2008 (Foto: Jeff Gross/Getty Images)

Ainda pouco praticado no Bra­sil, o tiro com arco, mais con­hecido nacionalmente como arco e flecha, vem conquistando adeptos. Dados da Confed­eração Brasileira de Tiro com Arco mostram que existem no país cerca de 70 centros espe­cializados. O tiro com arco esteve pre­sente no início das Olimpíadas modernas em 1900, porém foi suspenso do evento por 52 anos, e apenas em 1972 voltou a integrar os jogos.

Onde praticar?

Um arco de madeira simples, custa cerca de 450 reais (Foto: Lucas Prestes/ Jornaleiros do Esporte)

Um arco de madeira simples, custa cerca de 450 reais (Foto: Lucas Prestes/ Jornaleiros do Esporte)

No Estado, o local mais fre­quentado entre os praticantes é a RD Arqueria, localizada na região central de Campo Largo e, segundo o proprietário Raul Duwe, além de hobby, a prática também traz benefícios para a saúde. “O tiro com arco trabalha vários aspectos, como por exem­plo, a concentração, coordena­ção motora, força e a muscula­tura que muitas vezes você não utiliza no dia a dia”, finalizou.

Para Helder Chin, diretor técnico da Federação Paranaense de Arco e Flecha, a principal carac­terística de um arqueiro, acima de tudo é a força de vontade, que leva o atleta a se superar a cada dia. “Capacidade de con­centração, força e a vontade de vencer ele mesmo são alguma das características necessárias pra o arqueiro, que a cada dia tenta superar sua pontuação do dia anterior”, afirma Helder.

Próximos eventos

Para saber quando e onde acontecerão os principais eventos em todo o Brasil, basta acessar o site da Confederação Brasileira de Tiro com Arco ( http://www.cbtarco.org.br/?pg=home ) e clicar em “Calendário de Provas”.

Anúncios

Publicado em 13 de maio de 2013, em Especiais e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Já me ensinaram, é bem legal mesmo atirar com arco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: