X Games 2013 – Etapa de Barcelona – Final do BMX Vertical Masculino


por Marcos Garcia

O 2º dia de competições em Barcelona teve como destaque a final do BMX Vertical, disputada na manhã desta sexta-feira. Com uma performance perfeita, o britânico Jamie Bestwick subiu no lugar mais alto do pódio, conquistando sua 8º medalha consecutiva no evento, dominando a modalidade desde 2007 e se tornando o primeiro atleta a conseguir tal feito na história dos X games.  Simon Tabron e Vince Byron ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

Bestwick voa para conquistar seu 8º ouro consecutivo (Foto: Brett Wilhelm/ESPN)

A prova

Principal favorito para a conquista do ouro, Bestwick não decepcionou seus fãs e foi constante durante toda a final. Em sua melhor volta, o inglês marcou 91.00 na soma dos 5 juízes, mesma n0ta de Simon Tabron, que só ficou com a prata devido à sua segunda nota ser menor que a do rival. O set do campeão contou com manobras já bastante conhecidas, como os aéreos muito altos e uma sequência envolvendo Flairs, Tailwhips e uma nova manobra chamada de Seatgrab Nac Nac 540. Mostrando o equilíbrio desta edição, a decisão final entre os 4 primeiros colocados ficou em menos de um ponto de diferença, enquanto em Foz do Iguaçu, por exemplo, a diferença para o último colocada da bateria final ficou em 19. 

Na briga pelo bronze, melhor para Vince Byron na disputa com Chad Kagy, que apesar de ter realizado um inédito Frontflip Air em uma de suas voltas, não conseguiu subir no pódio. 

Curiosidades

Shaun White (Snowboard), Tucker Hibbert (SnoCross) e a dupla de skatistas Tony Hawk e Andy Mcdonald, fazem parte do seleto grupo de vencedores de suas categorias por 6 vezes seguidas. Mas Bestwick é isolado, com a 8º conquista em Barcelona, o que mais triunfou seguidamente na história da competição.

Este foi o 12º ouro do britânico em X-GAMES. O 1º de sua carreira veio em 2000, seguido de outro ouro em 2003 e 2005 (neste ano, Bestwick ganhou também na modalidade do Best Trick Vertical). Os bronzes em 1996, seu primeiro ano, e em 2006, demonstram o domínio do atleta e sua presença mais do que importante no evento.

O que o campeão falou?

“Eu cheguei nesta competição muito preparado. Eu realmente estava andando muito bem em casa, mas quando cheguei aqui, com o vento, tudo ficou um pouco desconfortável e eu não acreditei em mim mesmo”, declarou o campeão em entrevista à ESPN Americana, apesar de ter dominado o novo formato da prova, construída agora por uma combinação de pontos das 3 melhoras voltas de cada competidor.

Como as etapas de Munique e Los Angeles não contarão com a modalidade em 2013, Bestwick voltará a defender o ouro apenas em 2014.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 17 de maio de 2013, em X-Games e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: