Especial – Brasileirão Série B 2013


por Paulo Semicek

O Campeonato Brasileiro da Série B 2013 começa no próximo dia 24 (sexta-feira). Com 20 clubes e disputa por pontos corridos (turno e returno), a segundona volta a ter, depois de quatro anos, um dos 12 times considerados “grandes” do futebol brasileiro: o Palmeiras. Além do alviverde, o campeonato tem outros dois campeões nacionais: o Sport (campeão brasileiro de 1987) e o Paysandu (campeão da Copa dos Campeões 2003). Os quatro melhores classificados ao fim da Série B sobem para a elite; os quatro últimos descem para a Série C. Você confere aqui no Jornaleiros como vem cada time para a disputa.

serieb

Palmeiras

palmeiras

Maior campeão nacional (somados Taça Brasil e Brasileirão) com oito títulos, igual ao Santos, o Palmeiras é o grande favorito para ser campeão da Série B pela segunda vez (a primeira foi em 2003). É uma temporada inusitada para a equipe, pois além de cair da Série A no no ano passado, foi eliminada recentemente da Libertadores, competição que disputou por ganhar a Copa do Brasil 2012. Para a segundona, a nova diretoria, comandada por Paulo Nobre, reformulou a equipe, mas mantendo o técnico Gilson Kleina. De 2012 ficaram o goleiro Bruno, os laterais Ayrton e Juninho, os zagueiros Henrique e Maurício Ramos, o volante Márcio Araújo, os meias Wesley e Valdivia, além dos atacantes Vinícius e Maikon Leite. 

Como reforços, vieram Rondinelly, Léo Gago e Leandro (vieram do Grêmio trocados por Barcos. Do Cruzeiro (troca por Luan) vieram Marcelo Oliveira e Charles. Do Vasco veio Fernando Prass, o volante Souza voltou do Náutico, e de fora do país vieram o meia Ronny e o centroavante Kleber, todos como principais reforços.

Sport

sport

Rebaixado em 2012, o Sport Recife vem como segundo grande favorito para voltar à elite. Seus principais nomes no elenco são o meia Felipe Menezes, os atacantes Marcos Aurélio e Roger, além dos laterais Cicinho e Marcelo Cordeiro. No entanto, o técnico Sérgio Guedes pode receber alguns reforços, pois a perda do título estadual para o rival Santa Cruz deixou claro que o elenco ainda tem suas carências. Aliás, Sérgio Guedes foi o técnico que tentou salvar o Leão da queda ano passado, mas não conseguiu. A expectativa é que, com a rodagem do elenco e mais reforços, o time de Recife possa ser um sério candidato ao título.

Atlético Goianiense

atletico_goianiense

O Dragão goiano não chega como favorito absoluto ao acesso, mas sua história recente mostra que duvidar da recuperação da equipe não é bom sinal. Há menos de uma década, o clube estava praticamente falido na segunda divisão de Goiás. Com uma boa estrutura e gestão profissional, o Atlético-GO chegou à Série A em 2010, se mantendo lá até o ano passado, quando não conseguiu mais se manter com bons resultados e caiu. Os destaques da equipe são o goleiro Marcio, o volante Róbston, o meia Adriano Pimenta e os atacantes Pipico e Ricardo Jesus, todos comandados por Waldemar Lemos.

Figueirense

figueirense

O Figueira, finalista da Copa do Brasil 2007 e quase classificado para a Libertadores em 2011, viu seu time-base se desmontar ano passado. Wilson, Bruno, Juninho, Edson Silva, Maicon, Wellington Nem..,todos saíram e o time foi rebaixado. Para 2013, a diretoria foi atrás de nomes esquecidos no futebol brasileiro, como é o caso do zagueiro Thiego, dos meias Maylson e  Gérson Magrão, além do atacante Marcelo Toscano. No entanto, o time sentiu falta de qualidade durante o estadual e foi eliminado. Para a Série B, até o momento os maiores reforços foram os atacantes Zé Carlos e Rafael Costa. Caso consiga mais atletas, o Furacão do Estreito tem boas chances de subir.

Avaí

avai

Rival do Figueirense, o Leão da Ilha tem mais esperanças de voltar à Série A, da qual foi rebaixado em 2011. Embora tenha sido eliminado da Copa do Brasil pelo América-MG e do estadual pelo Criciúma, os avaianos repatriaram o meia Cleber Santana, melhor jogador do Catarinense 2o12. Ao lado do ídolo Marquinhos, do volante Eduardo Costa, do lateral Julinho e do zagueiro Leandro Amaro, o Avaí espera que, se esses atletas conseguirem entrosamento rápido, a equipe tenha força para brigar pelo acesso até o fim.

Chapecoense

chapecoense

Vindo da Série C e finalista do campeonato estadual, do qual foi campeão em 2011, a Chapecoense é o time que mais cresce em Santa Catarina. Único time da cidade de Chapecó, oeste catarinense, a Chape tem no seu entrosamento e time-base de 2012 a maior possibilidade de acesso. Apesar do técnico Gilmar Dal Pozzo contar quase com o mesmo time que subiu da terceirona, restará saber se o elenco lidará bem com a Série B. Os destaques são o meia Athos, o volante Paulinho Dias, e os atacantes Bruno Rangel e Soares.

Joinville

jec

Campeão da Série C em 2011, a segundona de 2012 foi de surpreender a todos, inclusive os torcedores do JEC. Até quatro rodadas antes do fim, o Joinville tinha chances de subir para a Série A. E a base daquele elenco está mantida, com Ivan, Diego Jussani, Eduardo, Ricardinho e Lima. Para 2013, o desempenho no estadual foi fraco, e o consagrado técnico Arturzinho teve de voltar, para fazer forte e capaz de brigar por acesso um time que se reforçou com o zagueiro Rafael, o volante Somália, o meia Marcelo Costa e os atacantes Kim e Matheus Carvalho.

Paraná

parana_clube

Único time paranaense na Série B, onde está desde 2008, o Tricolor da Vila sofre há anos com o bom início de campeonato, mas não conseguir manter o nível e decair na competição. Embora tenha bons valores, como Alex Alves, Anderson, Carlinhos e Lúcio Flávio, a diretoria contratou mais de dez jogadores, sendo o clube que mais se reforçou para a Série B. Além disso, saiu Toninho Cecílio e assumiu Dado Cavalcanti como técnico, após a semifinal do Paulistão pelo Mogi Mirim. A expectativa é que os reforços funcionem, ou o Paraná manterá o mesmo desempenho dos anos anteriores.

América-MG

america_mg

Rebaixado em 2011, esperava que a reinauguração do estádio Independência animasse o Coelho na briga pelo acesso em 2012, o que não aconteceu. Para 2013, a eliminação precoce no estadual deixou dúvidas com relação ao time. Os destaque são os meias Nikão e Geovanni, além do atacante Fábio Junior, todos sob o comando de Paulo Comelli.

Ceará

ceara

Também rebaixado em 2011, o Vozão conta a reinauguração do Castelão para ter a torcida mais forte pelo time, na final do estadual e na Série B 2013. Se 2012 não foi um ano bom para o clube, que não conseguiu brigar de igual para igual com os rivais de Série B, este ano pode ser diferente. Com jogadores de algum renome nacional (Lulinha, Mota e Magno Alves e o goleiro Fernando Henrique), o Ceará do técnico Leandro Campos pode ir longe.

Paysandu

paysandu

Após alguns anos estagnado na Série C, o Papão da Curuzu volta a disputar a segundona. Único time de Belém do Pará na disputa do torneio, o desempenho do Bicolor ainda é uma incógnita. Ao mesmo tempo que está envolvido com a final do Campeonato Paraense, contra o Paragominas, foi eliminado pelo Naviraiense-MS da Copa do Brasil (mas pode ganhar a vaga no tapetão por irregularidades do adversário). O time do técnico Lecheva tem sua maior esperança no meia Eduardo Ramos e no ídolo-atacante Iarley, autor do histórico gol contra o Boca Junior em plena La Bombonera, na Libertadores de 2004.

ABC

abc

A campanha decepcionante do estadual (não se classificou para a final) é algo que pode preocupar o torcedor do Elefante na Série B.  O time do treinador Paulo Porto conta com Júnior Xuxa, Diogo Barcellos e Rodrigo Silva como suas principais armas. Mesmo assim, o retrospecto recente do time (desde que voltou da Série C, nunca brigou diretamente pela Série A) precisa mudar, ou time continuará sofrendo com campanhas apenas medianas na competição.

América-RN

america_rn

O Dragão potiguar está próximo de conquistar o estadual, contra o Potiguar de Mossoró. Mais urgente que isso, no entanto, é o seu local de jogo. Após atuar em Goianinha-RN ano passado e não fazer uma grande campanha na Série B, o Mecão está se mudando para Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal. O estádio Barretão ainda possui problemas de estrutura, como foi visto na sua inaguração. Sobre o time, o técnico Roberto Fernandes conta com alguns nomes conhecidos do futebol nordestino, como é o caso dos meias Cascata e Netinho, do lateral Ruy Cabeção e do próprio técnico. O centroavante Itamar pode ser uma boa arma.

ASA

asa_arapiraca

O ASA de Arapiraca é o atual vice-campeão da Copa do Nordeste, disputada na final contra o Campinense, da Paraíba. Surpreendendo times grandes da região, como Bahia, Sport, Vitória e Ceará, o alvinegro alagoano não se intimidou e surpreendeu até a  sua simpática torcida. Para a Série B, a base do time está mantida, e será testada em um campeonato de longa duração como a Série B, tornando o desempenho do time uma incógnita. Os destaques da equipe do treinador Ricardo Silva são os meias Valdivia e Didira, além do centroavante Léo Gamalho.

Boa Esporte

boa_esporte

Ex-Ituiutaba, a equipe da cidade de Varginh-MG fez uma campanha fraca no Campeonato Mineiro, correndo risco até de cair. Com a contratação do técnico Nedo Xavier, que já treinou o clube em outra ocasião, o Boa busca surpreender na segundona com um elenco menos badalado. No entanto, tendo o veterano Marcelinho Paraíba como principal destaque, a briga pelo rebaixamento pode ser uma possibilidade mais forte.

Bragantino

bragantino

O Braga foi mediano na disputa do Paulistão, e foi eliminado pela Ponte Preta na Copa do Brasil. Mesmo assim, costuma ir de mediano para bom na Série B, com exceção do ano passado, quando lutou contra o rebaixamento. O time do técnico Mazola Junior tem poucos recursos para brigar pelo acesso, mas aposta na sua base de 2012 para surpreender. Lincom, Deyvid Sacconi e Malaquias são os principais destaques.

Guaratinguetá

guaratingueta

Quase foi rebaixado para a Série C em 2012, e não conseguiu o acesso para a elite do futebol paulista este ano. Nada animador, ainda mais depois da fracassada experiência de se tornar o “Americana” e mudar de cidade em 2011, para depois voltar. O time do técnico Carlos Octávio tem na contratação do centroavante Alex Afonso sua maior esperança de conseguir bons resultados na Série B. Além dele, Bruno Formigoni e Fransérgio se destacam no grupo do Guará.

Icasa

icasa

Vice-campeão da Série C 2012, o Verdão do Cariri perdeu para o Guarany de Sobral nas semifinais do último Campeonato Cearense. A equipe do técnico Francisco Diá aposta em jogadores desconhecidos, mas com entrosamento, para mostrar que não estão na Série B apenas por figuração. O grande nome é o atacante Abuda, revelado no Corinthians.

Oeste

oeste

O Oeste de Itápolis-SP é o atual campeão da Série C, superando, além dos outros três times que subiram, times de renome, como Santa Cruz e Fortaleza. Mas a equipe não é a mesma do ano passado. Serginho, meia que se destacou no Paulistão, foi para o Palmeiras, e mais atletas podem sair. Com isso, a esperança do técnico Roberto Cavalo está em possíveis reforços que podem chegar, e no goleiro Fernando Leal.

São Caetano

sao_caetano

Duas vezes vice-campeão brasileiro da Série A (2000 e 2001) e vice da Libertadores em 2002, além de campeão paulista em 2004, faz muito tempo que o Azulão não é mais o mesmo. Na Série B desde 2007, o time, que ano passado ficou fora da Série A apenas por critérios de desempate, esse ano apostou em nomes consagrados para tentar manter o bom momento. Deu terrivelmente erradas as contratações de Rivaldo e Jóbson; o time foi rebaixado no Campeonato Paulista. Mesmo assim, o elenco do técnico Marcelo Veiga tem peças que podem contribuir bastante: os zagueiros Wágner e Douglas Grolli, o lateral Edson Ratinho, o volante Moradei e o atacante Jael.

APOSTAS DO JORNALEIRO

Quem briga pela Série A: Palmeiras, Sport, Figueirense, Avaí, América-MG, Ceará, Joinville, Paraná, Chapecoense e São Caetano.

Quem luta contra a Série C: Guaratinguetá, Oeste, Icasa, Boa Esporte, Bragantino, América-RN e ABC.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 18 de maio de 2013, em Especiais, Futebol Nacional e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: